Giro d’Itália: Ulissi vence novamente, Jungels amplia liderança

Com um final de prova digno das mais duras clássicas, a etapa de hoje surpreendeu muita gente. Com 227km, sendo a maior parte plana, hoje parecia um daqueles dias destinados aos velocistas. Mas a 20km do final uma sequência de ataques transformou a etapa num campo de batalha, com Diego Ulissi (Lampre-Merida) vencendo novamente.

Veja aqui nossa análise das 10 primeiras etapas.
Veja aqui nossa análise das 11 últimas etapas.
Veja aqui os principais favoritos para vencer o Giro.
Assista o Giro online.

Andrey Amador (Movistar) tentou novamente tomar a camisa de líder de Bob Jungels (Etixx-QuickStep), mas o luxemburguês saiu na perseguição de Amador e os dois conseguiram abrir uma fuga de em torno de 15 segundos para o grupo principal. A 4,5 km para o final, Diego Ulissi conseguiu se unir aos dois ponteiros com uma forte aceleração em uma subida, naquele momento o colombiano Carlos Betancur (Movistar) tentou ir junto com Ulissi, mas ficou no meio do caminho, não conseguindo acompanhar o italiano.

Os 3 atletas revezaram até a linha de chegada, onde Jungels pegou a ponta a fim de abrir mais tempo na geral e assim, ao final do dia, os 3 abriram uma diferença de 13s do grupo principal. Ulissi venceu com um sprint forte sem chances para Amador e Jungels que apenas puderam assistir a mais uma vitória do italiano.

O pódio:

Como a etapa se desenvolveu

No início do dia chegou a notícia de mais uma desistência, Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), que havia liderado o Giro nas primeiras etapas, sentindo o cansaço acumulado e queixando-se de assaduras, preferiu abandonar a prova.

A prova prosseguiu e a fuga do dia contou com 3 passistas, que eram Vegard Stake Laengen (IAM Cycling), Liam Bertazzo (Wilier Triestina-Southeast) e Anton Vorobyev (Katusha), que sobreviveram à primeira hora de prova com 50km/h de média e conseguiram abrir uma vantagem máxima de 4min ao longo do dia.

Eles foram alcançados com menos de 20km para o final, quando os ataques começaram a acontecer no pelotão, onde Movistar, Bardiani e Orica-GreenEDGE tentavam posicionar seus líderes a fim de evitar cortes no grupo. O final, além de ser ondulado, tinha muitas curvas e as equipes tiveram bastante trabalho para conseguir controlar a prova nestas condições, e foi aí que o caos começou.

Confira o strava do Italiano Stefano Pirazzi (Bardiani-CSF), a média foi quase 46km/h, impressionante:

strava

Quem mais sofreu com esses cortes foi Domenico Pozzovivo (AG2R-La Mondiale) que acabou ficando no terceiro grupo após um tombo que levou toda a equipe FDJ (ainda não sabemos se Murilo Fischer se envolveu) e terminou o dia a quase 1min30seg após Ulissi, com isso o pequeno italiano terá muito trabalho nas etapas de montanha neste final de semana se ainda quiser brigar pela classificação geral.

Classificação da etapa:

1.it
ULISSI Diego
Lampre – Merida
04:56:32
2.cr
AMADOR Andrey
Movistar Team
3.lu
JUNGELS Bob
Etixx – Quick Step
4.it
NIZZOLO Giacomo
Trek – Segafredo
0:13
5.it
COLBRELLI Sonny
Bardiani – CSF

Classificação geral após etapa 11:

1.lu
JUNGELS Bob
Etixx – Quick Step
45:16:20
2.cr
AMADOR Andrey
Movistar Team
0:24
3.es
VALVERDE Alejandro
Movistar Team
1:07
4.nl
KRUIJSWIJK Steven
Team LottoNL – Jumbo
5.it
NIBALI Vincenzo
Astana Pro Team
1:09
6.pl
MAJKA Rafał
Tinkoff
2:01
7.ru
ZAKARIN Ilnur
Team Katusha
2:25
8.co
CHAVES RUBIO Johan Esteban
Orica GreenEDGE
2:43
9.it
BRAMBILLA Gianluca
Etixx – Quick Step
2:45
10.it
ULISSI Diego
Lampre – Merida
2:47

Veja a classificação completa aqui!

Amanhã, finalmente os ciclistas da geral poderão respirar aliviados, uma etapa plana, sem nenhum prêmio de montanha e destinada aos velocistas. Pelo menos no papel parece um dia fácil, mas este é o Giro D´Itália e qualquer coisa pode acontecer, esperamos vocês amanhã!

Abaixo vídeo com melhores momentos, entrevistas e fotos da etapa:

Melhores momentos:

Entrevista com Nibali:

Entrevista com Valverde:

Entrevista com Uran:

Fotos da etapa:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*