Copa do Mundo de MTB XCO em Albstadt: Fantástica batalha entre Nino e Absalon

Sol e um belo céu azul contemplaram o público na segunda etapa da copa do mundo de MTB XCO em Albstadt, Alemanha. Foi uma mudança de clima bem-vinda visto o tempo frio e úmido que os pilotos tiveram que enfrentar nos treinos no começo da semana.

Fisicamente, uma das pistas mais duras no ano, com subidas muito longas e descidas técnicas e rápidas não dando chance para os atletas se recuperarem.

Prova Masculina

A prova começou tranquila, até metade da segunda volta, onde em um “high-line” (um local com duas opções de passagem), Absalon escolheu o caminho oposto aos que todos a sua frente seguiam e conseguiu ultrapassá-los e na junção da pista estava em primeiro. Percebendo isso atacou e praticamente picotou o pelotão que vinha um tanto compactado. Somente Nino Schurter conseguiu ir junto e daí para frente foi uma batalha épica entre os dois. Nino e Absalon foram revezando durante a prova toda e conseguiram abrir um bom tempo para os demais.

Atrás vinha um grupeto de 5 atletas (Maxime Marotte, Juroslav Kulhavy, Lars Forster e  Fabian Giger) tentando tirar tempo para encostar nos dois atletas da frente. Giger não teve muita sorte e em umas das descidas caiu e teve o pneu dianteiro furado, perdendo algumas posições.

Henrique Avancini

O brasileiro Henrique Avancini andou muito bem e até metade da prova conseguiu manter-se entre os 25 primeiros colocados, ele, até esse momento, andava junto com seus companheiros de equipe Manuel Fumic e Marco Fontana. Mas, no decorrer da prova, Avancini acabou caindo de rendimento e terminou a prova em 38º lugar. Manuel Fumic e Marco Fontana terminaram em 20º e 26º respectivamente.

Última Volta

Essa deve ser contada à parte, pois foi tão extraordinária que não da para contar com poucas palavras.

Logo após passar pela linha de chegada e iniciar a última volta, Nino começou a subir, a primeira subida do circuito, de forma muito agressiva, tentando deixar Absalon para trás, porém o francês está em excelente forma física e não desgrudou um segundo se quer da roda de Nino. Após vários ataques, Nino tomou um contra-ataque, em uma subida, e Absalon passou a descer na frente. Parece que o francês fez um intensivo de técnica, está descendo absurdamente bem, assim como Nino, que por sua vez, também não desgrudou da sua roda e a chegada foi para a decisão nos metros finais.

O que aconteceu aqui foi ÉPICO! Absalon vinha na frente impondo um ritmo insano, em um trecho de grama escorregadia e cheio de curvas. A linha de chegada ficava há uns 50 metros após uma curva acentuada para a esquerda, o francês fez essa curva na frente de Nino e assim que apontou na reta levantou e começou um sprint frenético. Nino também saiu muito bem da curva e quase tocou sua roda traseira na placa de publicidade tamanha a força que vinha fazendo. Em um instante ele colou no francês, tirou de lado e conseguiu ultrapassar Absalon nos metros finais, em um fantástico sprint dos dois. O público local foi à loucura ao ver uma chegada incrível onde os dois adversários disputaram cada centímetro até a linha final, chegando praticamente juntos.

No bloco de trás, Maxime Marote garantiu o 3º lugar após deixar Kulhavy para trás, terminando em 4º. A revelação do dia foi para Lars Froster, de apenas 22 anos, que veio brigando com os grandes durante boa parte da prova e conseguindo chegar na 5ª colocação.

Pódio masculino da 2ª etapa Copa do Mundo MTB XCO em Albstadt
Pódio masculino da 2ª etapa Copa do Mundo MTB XCO em Albstadt

Prova Feminina

Com a atual campeã Jolanda Neff fora da disputa devido a uma infecção viral, todos os olhos estavam voltados para a atual líder da Copa do Mundo, Annika Langvad, que não deu chances para suas concorrentes e fez uma fantástica prova em Albstadt. Desde a primeira volta a atleta dinamarquesa começou atacar nas subidas e logo se descolou do pequeno pelotão líder da prova formado por Catharine Pendrel, Sabine Spitz, Linda Indergand e Gunn-Rita Dahle.

Além dessas atletas que estavam liderando a prova, a jovem Jenny Rissveds, de apenas 22 anos, também fazia uma prova notável. Ela vinha junto, no pelotão, na primeira volta, quando caiu feio em um ponto do circuito. Após perder algumas posições ela veio se recuperando durante a prova enquanto, na frente, as mais experientes tentavam tirar algum tempo de Langvad.

Apesar das atletas estarem tentando tirar a diferença volta a volta, Langvad não deixava o ritmo cair e a liderança foi se consolidando, restando a batalha pelas melhores posições para o grupo perseguidor que tinha Pendrel conduzindo o grupo e Indergand, Spitz e Dahle alimentando o ritmo. Pendrel, apesar de estar com o  polegar direito quebrado o que significou as trocas de marchas serem feitas com a mão esquerda, fez a maior parte do trabalho para o grupo, mesmo sofrendo inúmeros ataques de Spitz.

Foi apenas a segunda corrida na Elite da jovem suéca Rissveds, que veio se recuperando entre as fileiras de pelotão, até encostar no pelotão das principais atletas na última volta. Com um grande potencial de chegar ao pódio, ela não desistiu e deixou as favoritas para trás, conquistando um incrível segundo lugar na Copa do Mundo.

Langvad conseguiu manter sua liderança durante toda a prova e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 1m25s para Rissveds, com catharine Pendrel em terceiro.

Pódio feminino da 2ª etapa de MTB XCO em Albstadt
Pódio feminino da 2ª etapa Copa do Mundo de MTB XCO em Albstadt
A terceira etapa da Copa do Mundo acontece em La Bresse, na França, no próximo domingo dia 29 de maio, e você confere todas as informações aqui no nosso site.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*