Tour de France: Pantano mostra a força do ciclismo colombiano em Culoz

Saiba como!

O Tour de France já não é mais o mesmo, em 15 etapas já decorridas, não houveram vitórias de franceses, italianos ou espanhóis. Isso nunca aconteceu no Tour, o que é uma prova da globalização do esporte. Hoje foi o dia da Colômbia mostrar sua força, com Jarlinson Pantano (IAM Cycling), ciclista de 27 anos  e em seu primeiro ano no nível mais alto do ciclismo mundial.

A vitória de Pantano veio sobre uma enorme fuga que se formou durante a etapa e contava com várias estrelas como Vincenzo Nibali (Astana), Pierre Rolland (Cannondale-Drapac), Ilnur Zakarin (Katusha) e Rafal Majka (Tinkoff-SaxoBank). Majka colecionou vários pontos na categoria montanha e agora assume a liderança da camisa branca com bolinhas vermelhas, ele foi segundo colocado na etapa perdendo o sprint para Pantano.

Chris Froome teve sua liderança colocada à prova na subida cruel do Grand Colombiére quando Alejandro Valverde (Movistar) e Fabio Aru (Astana) atacaram a fim de desgastar a Sky e Romain Bardet (Ag2R) mais tarde também atacou forte, mas foi neutralizado pelos fortes gregários da Sky, Mikel Nieve e Woulter Poels.

sptdw4011_670
Froome segue líder do Tour (Tim De Waele).

Como a etapa se desenvolveu

Etapa cruel com mais de 4mil metros de desnível acumulado em 160km, hoje foi dia de ver os escaladores em ação, e neste quesito os Colombianos sempre despontam. Jarlinson Pantano (IAM Cycling) fez parte da grande fuga da etapa para chegar escapado ao final da etapa, os escapados eram “apenas” 30 atletas:

Jon Izagirre e Nelson Oliveira (Movistar), Vincenzo Nibali e Tanel Kangert (Astana), Rafal Majka (Tinkoff), Domenico Pozzovivo e Alexis Vuillermoz (AG2R-LaMondiale), George Bennett (LottoNL-Jumbo), Haimar Zubeldia (Trek), Stef Clement, Jérôme Coppel and Jarlinson Pantano (IAM), Pierre Rolland, Tom-Jelte Slagter and Dylan van Baarle (Cannondale-Drapac), Serge Pauwels (Dimension Data), Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), Steve Morabito e Sébastien Reichenbach (FDJ), Bartosz Huzarski (Bora-Argon 18), Alberto Losada e Ilnur Zakarin (Katusha), Kristjian Durasek, Tsgabu Grmay e Jan Polanc (Lampre-Merida), Romain Sicard e Thomas Voeckler (Direct Energie), Julian Alaphilippe (Etixx-Quick Step), Dani Navarro (Cofidis) e Ruben Plaza (Orica-BikeExchange).

sptdw4009_670
A fuga do dia teve sempre o público ao seu favor, apaixonados por ciclismo (Tim De Waele).

Com uma fuga tão grande e com tantos atletas fortes, era difícil definir um favorito, mas era certo que vencer aqui seria extremamente complicado. Os ataques foram constantes durante todo o dia, e Rafal Majka e Zakarin fizerem uma fuga final que parecia definir a etapa na subida do Colombière. Alaphilipe viu a chance de encostar nos líderes e atacou do grupo perseguidor,chegando rapidamente aos dois escapados, mas na descida da montanha Alaphilipe teve um problema mecânico e teve que parar, perdendo a chance de vencer a etapa. Majka largou Zakarin, mas foi alcançado por Pantano nos quilômetros finais. Majka atacou novamente, mas Pantano reconectou na descida para Culoz, fazendo com que o final fosse 1 contra 1. Pantano mostrou que além de subir bem, possui um forte sprint, vencendo fácil a estrela da equipe Tinkoff-SaxoBank.

Veja o momento em que Pantano se juntou a Majka:

No pelotão dos favoritos, a Sky controlou a etapa e não deixou a camisa amarela de Chris Froome ser ameaçada. A tática utilizada foi colocar um forte passo na montanha mais importante do dia, o Grand Colombière, e ir neutralizando os ataques que acontecessem. O ritmo forte fez suas vítimas, a maior delas foi o norte-americano Tejay Van Garderen (BMC) que foi o maior perdedor do dia, caindo duas posições na geral e chegando bastante desgastado ao final do dia. Agora TVG está na oitava colocação geral, com Richie Porte na sétima colocação na CG.

Amanhã teremos uma etapa mista, dura demais para ser ganha por velocistas puros como Marcel Kittel e Cavendish, mas leve demais para causar impacto na CG, com isso a probabilidade de sair outra grande fuga é alta, sprinters mais completos como Sagan e Matthews devem tentar a chance na etapa.

Acompanhe a chegada da etapa:

Confira mais imagens da etapa (Getty Images/Tim De Waele/Bettini Photo):

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja tudo sobre as etapas aqui.

Resultados

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta