Fuga ou Pelotão? Essa calculadora ajuda a prever o futuro

Ciclistas saem em fuga por diversas razões: aumentar a diferença para seus principais rivais, conquistar as diferentes camisas de líderes, subir na classificação geral e, principalmente, para tentar conquistar a vitória de etapas ou provas, disputando com menos concorrentes.

As provas de ciclismo não teriam tanta emoção se não fossem as fugas. Cria-se aquele suspense, a dúvida e geralmente a torcida cresce para a fuga, contra o pelotão.

Quantas vezes assistindo as etapas de grandes voltas, ou mesmo provas de um dia, uma fuga se formou e você se perguntou: “será que dá?”

Pensando nisso, o professor de matemática, Hendrik Van Maldeghem, da Universidade de Ghent da Bélgica, desenvolveu uma calculadora baseada em uma fórmula matemática criada por ele que, segundo ele, determina se a fuga será pega ou não.

Diferentes equações são usadas, dependendo do número de ciclistas na fuga e no pelotão. Se houver 10 ou mais ciclistas no pelotão o calculo assume que a fuga cansará no mesmo ritmo que o pelotão. Quanto menor o número de ciclistas na fuga maior é o papel da fadiga, e por isso menor a distância que o pelotão precisaria para buscar os fugitivos.

A equação não leva em consideração alguns fatores que podem fazer o calculo falhar: perfil altimétrico da estrada e o vento. Portanto, a calculadora é mais precisa nas etapas etapas planas.

A calculadora utiliza quatro parâmetros:

• Número de ciclistas na fuga;
• Diferença de tempo entre a fuga e o pelotão;
• A velocidade do pelotão; e
• A velocidade da fuga.

A fórmula é a seguinte:

distance_needed = time_gap * peloton_speed * (6 * peloton_speed / (3 * (peloton_speed – sprinters_speed) + sqrt(6 * peloton_speed * time_gap * (10 – number_of_sprinters) + 9 * pow((peloton_speed – sprinters_speed), 2))) – 1)

 

distance_needed = distância que o pelotão deverá percorrer até pegar a fuga;
time_gap = intervalo de tempo entre a fuga e o pelotão;
peloton_speed = velocidade do pelotão;
sprinters_speed = velocidade da fuga;
number_of_sprinters = quantidade de pilotos na fuga

Segundo o professor a calculadora foi testada durante o Tour de France por jornalistas do site Het Nieuwsblad e, aparentemente, a fórmula funcionou bem, principalmente nas etapas planas.

Quer testar você também? Abaixo segue a calculadora real.

Cycling Breakaway Calculator

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*