Vuelta 2016: Novato francês vence e Atapuma assume a liderança

Hoje tivemos uma linda vitória do jovem francês Lilian Calmejane (Direct Energie), na Vuelta de España. Ele encerrou o jejum de mais de quatro anos sem vitórias em Gran Tours da equipe Direct Energie. O ciclista que subiu para o profissional este ano (neo pro) ergueu os braços e apontou para o céu, dedicando sua vitória ao amigo Romain Guyot, que faleceu no começo do ano, vítima de um acidente enquanto treinava.

A Movistar preferiu não defender a liderança da prova, deixou a fuga abrir, e o colombiano Darwin Atapuma (BMC), segundo colocado na etapa, é o novo líder da prova. Alejandro Valverde em seu terceiro GT da temporada aparece agora em segundo na geral, e pelo jeito, com quase 80 dias de competição na temporada, ele parece mais forte do que nunca

bettiniphoto_0260948_1_originali_670
Momento do ataque de Lilian Calmejane (Direct Energie). Ninguém pensava que ele pudesse ir tão longe (Bettini).

Como a etapa se desenvolveu

Para aqueles que estão acostumados ao formato do Tour de France, em que na primeira semana apenas aparecem etapas planas, dominadas pelos velocistas, a Vuelta tem sido um caso totalmente inverso, onde todos os dias existe algum tipo de dificuldade. É consenso entre os atletas que a Vuelta não tem dia fácil, alguns atletas às vezes até colocam no Strava: Tour of “Pain”, Stage 5 (…), para mostrar que talvez esse seja o Tour do sofrimento, ou, talvez, isso seja apenas um exagero 🙂

O fato é que hoje tivemos mais uma chegada na montanha, nada comparado à alta montanha, que serão enfrentadas mais tarde na prova, mas hoje foi possível ter uma dimensão melhor do preparo dos atletas. Alberto Contador (Tinkoff) desta vez mostrou estar melhor do que ontem, e chegou junto com os ponteiros, Valverde, Chavez, Froome, e cia, mostrando que ontem o “El Pistolero” tenha apenas tido um dia ruim.

sptdw1048_670
Como em todas as etapas: belas paisagens e um ritmo insano! (Tim De Waele)

Hoje uma grande fuga se formou no início da etapa, e era composta por: Thomas De Gendt (Lotto-Soudal), Darwin Atapuma (BMC), Andrey Zeits. (Astana), Nikias Arndt (Giant Alpecin), Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep), Ben King (Cannondale-Drapac), Pierre Rolland (Cannondale-Drapac), Nathan Haas (Dimension Data), Merhawi Kudus (Dimension Data), Larry Warbasse (IAM Cycling), Marcel Wyss (IAM Cycling), Tsgabu Grmay, (Lampre Merida), Stéphane Rossetto (Cofidis), Cesare Benedetti (Bora Argon 18), Scott Thwaites (Bora Argon 18), Angel Madrazo (Caja Rural), Jaime Roson (Caja Rural), Lilian Calmejane (Direct Energie), Chad Haga (Giant-Alpecin), Axel Domont (AG2R La Mondiale) e Enrico Battaglin (LottoNL-Jumbo), fazendo um grande grupo, capaz de amedrontar o pelotão, mas a Movistar pareceu contente em deixar o grupo, sem nenhum favorito para a CG seguir em frente.

A Movistar controlava o pelotão, mas se sentia aliviada com a possibilidade de outra equipe assumir a liderança, haja vista que manter a camisa tão cedo na prova é como carregar um peso por mais tempo, apenas desgasta os gregários, que ainda tem muito trabalho pela frente.

 

sptdw1011_670
Miguel Lopes (Astana) segue na prova, apesar do forte tombo na etapa de ontem que o deixou com 3 dentes quebrados e tomou 10 minutos (Tim De Waele).

Ao final da etapa, na subida do San Andre de Teixido, já haviam fortes indícios que o pelotão não alcançaria mais a fuga, Calmejane (Direct Energie) viu que o momento certo para atacar era aquele, e partiu bem cedo, no começo da subida. Todos olharam e acharam que com fortes atletas como Atapuma, Rolland e Zeits (que andou muito na Olimpíada) seriam os favoritos.

Acontece que o francês colocou um ritmo frenético e não parou mais, naquela que poderia ser a chance de sua vida. Ao final ele conseguiu mostrar seu talento, surpreendendo seus companheiros de fuga e vencer, de forma brilhante.

Veja o resumo da etapa:

Se preferir, aqui está um vídeo mais longo sobre a etapa de hoje, o final é de tirar o fôlego!

https://www.youtube.com/watch?v=Fz_KjQ0Ojuo

Confira o vídeo on-board, na visão dos ciclistas:

Confira mais imagens desta etapa (Tim De Waele):

Tudo sobre a Vuelta aqui!

Resultados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*