Vuelta a España: Quintana confirma vitória geral; Latour vence jornada brutal

Esta matéria tem o apoio delogo-bici

A penúltima etapa de todo Gran Tour é sempre a mais complicada, de modo que os organizadores colocam um percurso desafiador e com chegada na montanha para ver quem, realmente, é o melhor ciclista da competição. Hoje não foi diferente, e a chegada final era no Alto de Aitana, uma montanha que foi apelidada pelos espanhóis de “Mont Ventoux espanhol”, uma alusão à montanha mais dura do Tour de France. Eram 21km de escalada e mais de 1300 metros de desnível, um verdadeiro monstro. Se considerarmos os 20 dias de competição na conta, isto faz a etapa ser, simplesmente, monumental. Haja fôlego!

Saiba Tudo sobre a Vuelta aqui!

Pierre Roger Latour (Ag2r-La Mondiale) fez o possível e o impossível hoje e conseguiu a vitória sobre Darwin Atapuma (BMC) e o valente Fabio Felline (Trek). Eles fizeram parte da fuga do dia e vieram brigando metro a metro até a linha de chegada, e por sinal, mais uma chegada emocionante

sptdw4085_670
Pierre Roger Latour (Ag2r-La Mondiale) sofreu muito, mas venceu a prova mais importante de sua carreira (TDW).

Como a etapa se desenvolveu

O que não faltou hoje foram ataques! Uma grande fuga foi formada no começo da etapa com mais de 190km e disputava a vitória de etapa, o pelotão os deixou ir, pois estava em jogo a vitória geral da volta. Nesta fuga, houve a última baixa da Vuelta, o campeão espanhol José Joaquin Rojas (Movistar) caiu forte e teve de abandonar a competição, ele foi muito importante na vitória de geral de Nairo Quintana.

Esteban Chaves (foto abaixo) início as “hostilidades” e atacou na penúltima montanha, a longínquos 45km da chegada e fez o inacreditável, abriu mais de 2 minutos de um pelotão que vinha muito forte, e acabou tirando Alberto Contador do pódio, um grande feito para o jovem colombiano que termina, assim, em seu segundo pódio em Gran Tours na temporada: segundo no Giro, e agora terceiro na Vuelta!

sptdw4089_670

No pelotão, Alejandro Valverde e os gregários da Sky tentavam manter o ritmo alto na montanha final, Contador tinha apenas o russo Yuri Trofimov para ajudá-lo a trazer Chaves de volta, mas russo não pode ajudar muito, Chaves simplesmente estava voando!

Nos últimos quilômetros Leopold Konig (Sky) acelerou para quebrar o pelotão e ajudar Froome e este atacou em seguida e apenas Quintana conseguiu segui-lo. Os dois seguiram brigando até a chegada, Quintana não atacou nenhuma vez, apenas marcou Froome e não o deixou abrir nem um metro. Ao final, o colombiano selou a vitória geral na competição e apenas tem que completar a etapa plana, com chegada em Madri, amanhã.

sptdw4102_670
Froome atacou diversas vezes hoje, mas não foi capaz de tirar a vitória de Nairo Quintana. Mais uma belíssima batalha entre os dois maiores ciclistas da atualidade! (TDW)

Pode-se dizer que esta foi a Vuelta mais colombiana do que Espanhola, os caras simplesmente destruíram! Os grandes atletas sul-americanos mostraram ao mundo que estão em pé de igualdade ao ciclismo europeu e que, quando há incetivos, tudo é possível!

Veja o resumo da etapa:

Confira mais imagens desta etapa (TDWSport e Getty images):

Resultados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*