TDU 2017 – Caleb Ewan vence a primeira etapa

Esta matéria tem o apoio delogo-bici

Devido ao calor infernal de 40º graus a organização da prova resolveu diminuir a etapa de abertura do Tour Down Under de 145 km para 118 km e depois de vencer o People’s Choice Classic Criterium 2017 no Domingo, Caleb Ewan repetiu a dose e venceu a etapa de abertura que aconteceu nessa madrugada.

Saiba tudo sobre o Santos Tour Down Under.

O sprinter da Orica-Scott venceu batendo Danny van Poppel (Sky) e Sam Bennett (Bora-Hansgrohe), segundo e terceiro consecutivamente.

Peter Sagan, assim como fez no Domingo, participou do trem de embalada da Bora para lançar Bennett para o sprint final e, dessa vez, a equipe não errou no “timing” como aconteceu no Domingo. Sagan foi o último embalador e abriu faltando pouco menos de 150 metros para o final, mas, apesar do esforço do campeão do mundo, Bennett não foi páreo para Ewan que venceu, mas de forma apertada, diferente da prova de Domingo.

A vitória da etapa também colocou o sprinter da Orica, de apenas 22 anos, na liderança geral da prova, assim como aconteceu na edição de 2016.

Foto: http://tourdownunder.com.au/

Após a prova muito se falou sobre a diminuição da etapa que aconteceu com a prova já em andamento pela primeira vez na história:

“A segurança e o bem-estar dos ciclistas, espectadores e todos os envolvidos com a prova é e sempre será nossa principal preocupação”, disse o diretor da corrida, Mike Turtur, em um comunicado.

“Nós consultamos o representante dos ciclistas, Adam Hansen (Lotto Soudal), e nosso comissário-chefe Alexander Donike, e ambos concordaram que seria sensato encurtar a distância da etapa.”

O australiano Adan Hansen, que é o atual delegado da Associação dos Ciclistas Profissionais (Professional Cyclists Association – CPA), disse que os ciclistas já estavam expressando preocupação sobre à temperatura e que não eram apenas os europeus, haviam também australianos. Hansen não nomeou os ciclistas, mas Richie Porte, da BMC, foi um dos australianos que fizeram comentários sobre o clima quente:

“Para mim esse foi o dia mais quente que eu já corri”, disse Porte aos repórteres. “O bom senso prevaleceu. Sabemos que não é o melhor a ser feito para a transmissão da TV, mas eu acho que é bom para nós que haja, finalmente, um pouco de solidariedade.

Ewan se hidratando logo após a etapa. Foto: Tim Bardsley-Smith

Espera-se condições mais amenas para as próximas etapas, principalmente para a etapa rainha que acontecerá na quarta-feira.

Veja o resumo da etapa:

Resultados da Etapa 1:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*