Tirreno-Adriatico: Geraint Thomas vence a segunda etapa

Esta matéria tem o apoio delogo-bici

Depois da queda do italiano Giani Moscon durante o contra-relógio por equipes e o consequente péssimo tempo da equipe na primeira etapa do Tirreno Adriatico, Geraint Thomas mostrou hoje que o Team Sky, apesar do desastroso primeiro dia de competição, veio para brigar pela vitória geral.

Veja aqui como foi a primeira etapa.

A vitória da etapa de hoje começou a se desenhar após poderoso ataque na última subida do dia que só foi acompanhando por Damiano Caruso (BMC Racing Team) então líder da competição, Bob Jungels (Quick-Step Floors) e Jonathan Castroviejo (Movistar Team). Porém, em um momento de indecisão, Thomas apertou o passo e largou todos para trás chegando solo, 9 segundos antes do pelotão.

Resumo da etapa

Hugo Houle (AG2R La Mondiale), David Ballerini, Raphael Bonusi (Androni – Sidermec), Mirco Maestri (Bardiani – CSF), Alan Marangoni (NIPPO – Fantini) e Charles Planet (Team Novo Nordisk) abriram fuga assim que foi dada a largada. O pelotão, satisfeito com quem ia a frente, passeou e a vantagem subiu rapidamente.

A BMC era quem controlava a fuga que foi sempre mantida a uma distância segura, sendo que a diferença começou a diminuir nos últimos 40 quilômetros.

Foto: LaPresse/Fabio Ferrari

Faltando, ainda, mais de 25 quilômetros para o final a fuga foi totalmente anulada e foi aí que o Team Sky começou a maltratar as pernas de quem estava no pelotão. Gianni Moscon, mesmo depois do tombo de ontem, e Diego Rosa, elevaram a velocidade e, depois, na planície que levava a subida final, foi o ex-campeão do mundo de crono, Vasil Kiryienka, que fez o grupo andar. Assim que o bielorrusso saiu da ponta, a pouco menos de 8 quilômetros para o final, foi o trem da Quick-Step Floors que assumiu.

Com 6 quilômetros para o fim se via o motivo de tanta vontade da Quick-Step: Bob Jungels lança um ataque e é acompanhado por Thomas, Tim Wellens (Lotto Soudal) e a duplas da BMC Damiano Caruso e Greg Van Avermaet. Pouco atrás Nairo Quintana (Movistar) e Vincenzo Nibali (Bahrein Merida) tentavam reconectar o que acabou acontecendo logo depois.

Jungels (Quick-Step Floors), Thomas (Team Sky) e Wellens (Lotto Soudal). Foto: LaPresse/Fabio Ferrari

Com o grupo reagrupado foi a vez de Thomas atacar, sendo seguido por Jungels, Jonathan Castroviejo (Movistar) e mais uma vez Caruso. Os 4 terminaram juntos a parte mais dura da subida, porém ainda restavam 4 quilômetros para o final e, aproveitando-se de um momento de estudo entre os três companheiros, Thomas apertou novamente o passo conseguindo abrir uma importante vantagem já que os 3 não tomavam iniciativa de perseguir.

Os três foram alcançados pelo pelotão que não reagia e Thomas tinha perto de 20 seg. de vantagem. Foi então que Tom Dumoulin (SunWeb) tentou algo no último quilômetro, mas já era tarde, Thomas venceu solo com o próprio Dumoulin em segundo. Em terceiro, vencendo o sprint do pelotão, terminou Peter Sagan.

Com os resultados finais, Greg Van Avermaet assumiu a liderança que era de seu companheiro de equipe Damiano Caruso.

Greg Van Avermaet. Foto: LaPresse/ Gian Mattia D’Alberto

Amanhã mais 204 quilômetros, sem muitos problemas até o final que deverá ser decidido no sprint.

Resultados

Fotos e vídeo da etapa

Vídeo Resumo:

Último quilômetros:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*