Tirreno-Adriatico: Quintana vence no alto do Terminillo

Esta matéria tem o apoio delogo-bici

Mais uma vez o colombiano Nairo Quintana venceu a etapa rainha do Tirreno Adriatico. E foi no alto do Terminillo onde, em 2015, Quintana venceu com neve e muito frio. Hoje, com tempo perfeito, Quintana partiu faltando cerca de 2 quilômetros e, apesar de grande atuação de Gerait Thomas, chegou escapado assumindo a liderança da prova.

Veja como foi a etapa de ontem.

Como aconteceu

O dia estava claro em Montalto di Castro, local da largada da quarta e etapa rainha do Tirreno Adriatico, quando os ciclistas partiram para mais 171 quilômetros com chegada ao alto do Terminillo. Completamente diferente do que aconteceu ano passado quando, em conformidade com o Protocolo de Condições Meteorológicas Extremas, a etapa decisiva foi cancelada devido a nevasca que caía na chegada e às previsões meteorológicas para todo o dia.

Céu azul na largada da etapa rainha, em Montalto di Castro.

A luta para tentar vencer o favorito da etapa Nairo Quintana (Movistar) começou cedo. Precisando vencer os 16 km, com média de 8% de inclinação média, logo uma fuga saiu (menor do que o que se esperava), eram seis os aventureiros: Davide Ballerini (Androni Giacattoli), Mirco Maestri (Bardiani CSF), Alan Marangoni (Nippo Vini Fantini), Marko Kump (Team Emirates), Romain Gioux (Novo Nordisk) e o jovem promissor russo, de 22 anos, Matvey Mamykin (Katusha) que tem, entre outros resultados expressivos, o 3º lugar no Tour de l’Avenir 2015 e 24º na geral da Vuelta 2016.

A fuga do dia: Davide Ballerini (Androni Giacattoli), Mirco Maestri (Bardiani CSF), Alan Marangoni (Nippo Vini Fantini), Marko Kump (Team Emirates), Romain Gioux (Novo Nordisk) e Matvey Mamykin (Katusha).

Atrás, no pelotão, a BMC, do então líder da geral, Rohan Dennis, colocava o ritmo, mas com um final tão exigente o ritmo não era forte e com 130 km para o final a fuga tinha 10min15seg de vantagem, chegando, nesse momento, a contar com o líder virtual da prova: o atual líder de montanha, Ballerini, que estava em 103º à 10min15seg.

A diferença chegou a atingir quase 11 minutos quando Daniel Oss (BMC), faltando pouco menos de 90 quilômetros para o final, começou a apertar o passo e fazer a diferença cair lentamente. Mais tarde a FDJ se juntava na perseguição e a diferença enfim despencou.

Com 20 quilômetros para o final a diferença era de apenas 2 minutos e a fuga começava a se quebrar quando Matvey Mamykin lançou um ataque sendo seguido apenas por Davide Ballerini que, por sua vez, seguiu sozinho quando, faltando pouco menos de 17 quilômetros para o final, Mamykin saiu em uma curva e desceu uma ribanceira na beira da estrada.

Ao entrarem na subida final a UAE Team Emirates, do português, ex-campeão mundial Rui Costa, aumentou o ritmo, logo depois foi a vez da Bahrain, de Vicenzo Nibali e, faltando 13 Km para o final, Michal Kwiatkowski (Team Sky) atacou. Foi o suficiente para Greg Van Avermaet, Peter Sagan e todos aqueles que não tinham porque participar daquele risca faca, botarem o volantinho e começarem a observar a paisagem.

Kwiatkowski logo teve companhia, eram eles: Castroiejo (Movistar), Spilak (Katusha) e Kreuziger (Orica-Scott) que logo depois tirou o pé, ficando apenas os outros três na ponta da prova. Atrás o pelotão com a Bahrain tentava não deixar os escapados aumentarem muito a diferença. Com 10 quilômetros para o fim a diferença era de 38 segundos.

A situação não mudava até que, com pouco mais de 5 quilômetros para o final, Spilak atacou e seguiu sozinho. Atrás, tentando recuperar, o pelotão acelerava, uma das primeiras vítimas foi o italiano Fabio Aru. Eram ataques em cima de ataques, Yates, logo depois, Dumoulin atacaram e, logo depois, um grupo, com Thomas, Quintana, Uran, Pinot juntou-se. Eles continuavam a escalada se estudando e, vez enquanto, alguém atacava para ver o que acontecia.

Com pouco mais de 2 quilômetros o ataque definitivo. Spilak estava perto e Quintana partiu, ele passou pelo russo e seguiu abrindo. Thomas tentava de todas as formas não deixar o colombiano abrir, mas era impossível. Quintana intercalava pedaladas sentado e em pé e ia abrindo de Thomas.

Quintana veio solo para mais uma vitória contundente, deixando claro que está muito bem ao assumir a camisa de líder da competição. Thomas ficou com o segundo lugar a 18 segundos e Yates em terceiro a 24 seg.

Veja como foi a etapa:

https://www.youtube.com/watch?v=JFh7U0nAyMI

Resultados

Em breve vídeo da etapa…

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*