Volta a Catalunya: Movistar é punida; Ben Hermans (BMC) é o novo líder

Esta matéria tem o apoio delogo-bici

Depois de muita discussão, os juízes da União Ciclista Internacional (UCI), que inicialmente haviam punido apenas José Joaquim Rojas por empurrar seus companheiros durante o contra-relógio por equipes que aconteceu ontem, puniram todos os integrantes da equipe Movistar com 1 minuto. Segundo os juízes, as imagens comprovam que três integrantes da equipe tiveram “ajuda” durante a etapa. Com a punição o belga Ben Hermans (BMC) se torna o novo líder da Volta a Catalunya.

Ben Hermans, o novo líder da Volta a Catalunya.

A Movistar fez o melhor tempo no contra-relógio por equipes da segunda etapa da Volta, com um tempo de 48min55seg e havia colocado o espanhol José Joaquin Rojas na liderança da prova.

No entanto, ontem, logo após o final da etapa, depois de analisar as imagens de vídeo, os juízes determinaram que Rojas ajudou seu companheiro Andrey Amador, duas vezes, e Nelson Oliveira em outra ocasião. Assim, Rojas foi penalizado em três minutos, enquanto Amador e Oliveira foram punidos com dois e um minuto cada um, o que fez com que Alejandro Valverde assumisse a primeira posição geral da Volta.

À noite, porém, a equipe BMC protestou contra a decisão e, por fim, os juízes da UCI, presentes na Volta, relataram, antes da largada da terceira etapa que acontece hoje, uma penalização de 1 minuto para todos os membros da equipe Movistar.

Por sua vez, Andrey Amador contestou as imagens e disse que a organização roubou um minuto da Movistar, já que, segundo ele, o que aconteceu não foi um empurrão e sim um toque entre companheiros.

Veja, no vídeo, o porque de toda polêmica:

Assim, a BMC, que fez ontem o segundo melhor tempo (48min57seg), é oficialmente a vencedora do contra-relógio por equipes da Volta.

A classificação geral da Volta a Catalunya mudou bastante, Ben Hermans se tornou líder antes de largarem para a terceira etapa e Alejandro Valverde, um dos favoritos para ganhar o Volta, está, agora, a 58 segundos do líder na 15º colocação, atrás de Chris Froome (Sky) que está em 13º e cuja equipe, após a sanção da Movistar, ficou com o segundo melhor tempo no contra-relógio. Outro favorito, Alberto Contador, que não sofreu alteração com a polemica, está em um péssimo 22º lugar, a 1min13seg do líder.

Veja como ficou a classificação dos 25 primeiros abaixo:

A terceira etapa acontece hoje, veja a altimetria abaixo:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*