Cape Epic: Avancini e Fumic perdem a liderança; os dois furaram ao mesmo tempo.

Manuel Fumic and Henrique Avancini of Cannonade Factory Racing both puncture at the same time putting them out of the title race during stage 5 of the 2017 Absa Cape Epic Mountain Bike stage race held from Oak Valley Wine Estate in Elgin, South Africa on the 24th March 2017 Photo by Nick Muzik/Cape Epic/SPORTZPICS PLEASE ENSURE THE APPROPRIATE CREDIT IS GIVEN TO THE PHOTOGRAPHER AND SPORTZPICS ALONG WITH THE ABSA CAPE EPIC ace2016
Esta matéria tem o apoio delogo-bici

A principal categoria do Cape Epic está caminhando para um final pra lá de emocionante. Hoje, mais uma vez, Nino Schurter organizou as duas equipes da Scott e, assim como ontem, as duplas fizeram dobradinha no pódio, só mudaram os lugares. Dessa vez ele e seu companheiro de equipe Matthias Stirnemann (SCOTT-SRAM MTB Racing) conquistaram a vitória da quinta etapa, é a primeira da dupla na edição 2017 do Cape Epic.

Veja como foi a quarta etapa do Cape Epic.

Além da vitória a duplas da Scott assumiu a liderança geral da prova após os 84 quilômetros da etapa. Essa reviravolta aconteceu, principalmente, devido a um dia de extremo azar da dupla da Cannodale Avancini/Fumic que teve pneus furados ao mesmo tempo, na primeira parte da prova, o que os fez perder muito tempo e assim não conseguir voltar ao grupo líder da prova que abriu muito.

As fotos dessa matéria são uma cortesia do Cape Epic e do SPORTZPICS.
Nino Schurter e Matthias Stirnemann a frente da outra dupla da Scott. Foto: Shaun Roy/Cape Epic/SPORTZPICS

Nino Schurter e Matthias Stirnemann comemoram muito a vitória e a liderança da prova e também o segundo lugar da outra dupla da Scott dos jovens Michiel van der Heidjen e Andri Frischknecht que ontem haviam vencido. Na mal uma dobradinha consecutiva!

Em terceiro e agora segundos na geral ficou a dupla da Specialized Christoph Sauser e Jaroslav Kulhavy. Eles, que tiveram problemas no dia de ontem, caindo para terceiro na geral, hoje terminaram a apenas 17 segundos dos líderes e estão mais que na briga, na geral estão a 50 seg. dos líderes.

Christoph Sauser e Jaroslav Kulhavy durante a etapa 5 do Cape Epic. Foto: Ewald Sadie/Cape Epic/SPORTZPICS

Depois de cinco dias fantásticos, hoje foi um dia para esquecer para  a dupla da Cannondale Manuel Fumic e Henrique Avancini. Eles estavam na liderança da prova desde o prólogo quando voaram baixo, vinham administrando muito bem as vantagens, mas hoje deu tudo errado, fora os furos, Avancini não estava nos seus melhores dias e eles terminaram em décimo lugar a mais de 10 minutos dos líderes, perdendo a liderança e o segundo lugar para a Schurter/Stirneman e Sauser/Kulhavy.

Henrique Avancini em um momento que só Deus sabe o que ele estava pensando. Foto: Nick Muzik/Cape Epic/SPORTZPICS.

Hoje foi mais um dia onde a experiência e a técnica do campeão do mundo de XCO fez toda diferença, veja o vídeo abaixo:

Stirnemann estava sem fôlego após cruzar a linha, após alguns minutos ele falou com a imprensa local:

“A vitória da etapa é ótima, principalmente depois do começo que tive”, “No começo eu estava realmente brigando para aguentar o ritmo. Levei bastante tempo para funcionar, mas acho que depois da primeira subida eu comecei a me sentir muito melhor. Foi rápido novamente desde o início. Na verdade, a etapa inteira foi difícil …”, disse Stirnemann.

Schurter, por outro lado, parecia estar pronto para mais 84 km! O homem é uma máquina!

“É absolutamente incrível, na primeira grande escalada do dia, notei que Christoph estava lutando, foi quando decidimos apertar. Todos (da Scott) estavam bem, então foi ótimo que conseguimos duas etapas para a equipe.”, disse ele.

Fique ligado no que acontece fora dos holofotes da grande mídia no Cape Epic! Acompanhe a equipe brasileira “Non Grato” no Facebook.

Depois de assumir a liderança geral da prova, Schurter espera um final emocionante nos próximos dias. “O camisa amarela é obviamente um bônus”, disse ele. “Os caras do cross-country têm realmente se saído muito bem no Cape Epic este ano. Amanhã nada pode acontecer.”

A etapa 6 do Cape Epic 2017 é a etapa rainha da competição. Será o dia onde os atletas terão que subir o difícil Groenlandberg, além de uma série subidas e descidas. Pode ser um dia para os especialistas em maratonas consigam alguma vantagem. Apesar disso, Sauser, especialista da modalidade, não pensa assim: “Todo mundo já viu que eles estão andando bem em todos os terrenos, além disso a possibilidade de problemas mecânicos é muito alta. Amanhã é outro dia, vamos esperar pra ver.”.

A dupla da Cannondale, apesar dos problemas, tentava ser otimista para o restante das etapas: “Tivemos má sorte hoje e meu parceiro teve que lutar muito”, disse Manuel Fumic. “Mas nós conseguimos, nós iremos continuar lutando. Isso acontece nesses eventos. Não estamos desapontados, nosso desempenho tem sido incrível e estamos muito felizes. Agora não carregaremos mais a camisa de líderes da prova, assim, talvez, amanhã nós temos algum divertimento. Vamos ver na trilha.”

Veja como foi a etapa de hoje no Strava!

Resultados da Etapa

Homens

1 – Nino Schurter/Matthias Stirnemann 3:50.38,5

2 – Michiel Van der Heijden/Andri Frischknecht +0,9

3 – Christoph Sauser/Jaroslav Kulhavy +17,4

10 – Manuel Fumic/Henrique Avancini+10.54,4

Mulheres

1 – Sabine Spitz/Robyn de Groot 4:28.51,0

2 – Esther Suss/Jennie Stenerhag +0,3

3 – Ariane Lüthi/Adelheid Morath +2.52,2

Master

1 – Cadel Evans/George Hincapie 4:11.53,0

2 – Tomi Misser/Ibon Zugasti +3.38,8

3 – Bart Brentjens/Abraao Azevedo+4.38,8

Classificação Geral

Homens

1 – Nino Schurter/Matthias Stirnemann 19:10.34,4

2 – Christoph Sauser/Jaroslav Kulhavy +50,3

3 – Manuel Fumic/Henrique Avancini +9.12,0

Mulheres

1 – Esther Suss/Jennie Stenerhag 22:48.12,5

2 – Sabine Spitz/Robyn de Groot +12.39,8

3 – Mariske Strauss/Annie Last +36.04,6

Master

1 – Tomi Misser/Ibon Zugasti 21:24.49,5

2 – Bart Brentjens/Abraao Azevedo +4.06,4

3 – Cadel Evans/George Hincapie +5.43,9

Resultados completo no site do Cape Epic.

Veja mais fotos das etapas no site da SPORTZPICS.

Veja o replay da etapa:

Altimetria da etapa rainha que acontece amanhã:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*