Tour de France 2017: 10 favoritos para a abertura

A primeira etapa do Tour de France 2017 é um contra-relógio individual de 14km em meio às ruas de Dusseldorf, na Alemanha. São muitos especialistas na prova, fazendo com que a previsão de quem será o vencedor seja uma mera especulação. A verdade é que a briga será por segundos ou, até mesmo, por décimos de segundos!

O Tour de France é o evento esportivo anual mais assistido no mundo e conta com a presença de ciclistas das mais diversas nacionalidades, todos no auge de suas carreiras, prontos para dar seu melhor e fazer com que a prova seja um verdadeiro espetáculo.

Veja também: Tony Martin utilizará Canyon inspirada na banda Kraftwerk

Veja também: Porte renova com a BMC antes do início do Tour de France

Confira aqui os 10 favoritos para o crono de abertura:

1. Tony Martin (Katusha-Alpecin)

O atual campeão mundial Tony Martin é um dos caras que mais querem essa vitória. Foram meses de preparação para esse crono, de modo que podemos dizer que ele é o grande favorito. Correndo em casa e com a torcida a seu favor, fica difícil ter algum paramêtro de comparação, mas podemos ter certeza de que Tony é o cara a ser batido nesta prova. A grande dúvida é sobre o clima em Dusseldorf essa semana, que tem estado bastante instável e com previsão de uma leve chuva no final de semana. Se chover podemos ter alguma zebra.

2. Stefan Kung (BMC)

Com a aposentadoria de Fabian Cancelara, a Suíça parecia ter ficado à procura de um substituto para as provas de crono. O jovem Stefan Kung é o atual campeão suíço, venceu o campeonato nacional na semana passada com mais de 2 minutos de vantagem para o segundo colocado e tem feito grandes cronos nesta temporada. Foi líder do Tour da Suíça este mês e é um ciclista que vem das provas de pista, sendo capaz de manter potências altíssimas por vários minutos. Apenas para se ter uma ideia, numa prova como essa serão em torno de 500w de potência para 16-17min de prova, algo realmente desumano, mas Kung é um dos caras que podem fazer isso.

Kung foi campeão mundial de perseguição em 2015 (Divulgação).

3. Jonathan Castroviejo (Movistar)

O multi-campeão espanhol na luta contra o cronômetro, “Castro” é um daqueles caras que tem feito de tudo nesta temporada, andou bem na geral em várias provas, mostrou que pode subir bem, mas não deixou sua origem de fazer ótimos cronos. Ele vem muito forte para essa prova e pode surpreender.

4. Vasil Kyrienka (Sky)

O bielorusso mais famoso do mundo trabalhou muito no Giro d´’Itália e tirou alguns dias de descanso. Com um período de 33 dias entre o final do Giro e o começo do Tour, Vasil Kyrienka pode descansar e retomar os treinos para andar forte nesse Tour de France. A meta é trazer o quarto título para Froome, mas a capacidade de sustentar esforços e a enorme força de Kyrienka o colocam sempre entre os grandes na especialidade.

4. Chris Froome (Sky)

Froome é o atual campeão do Tour e sempre vem com muita sede de vitória na prova, apesar de a prova de abertura ser plana, Froome deve tentar mostrar a todos para o que veio para este Tour: para vencer.

5. Michael Matthews (Sunweb)

Matthews tem feito ótimos cronos nessa temporada, trabalhou muito em túneis de vento com sua equipe para melhorar a aerodinâmica e tem se mostrado muito capaz de fazer um ótimo crono. A chance de pegar a camisa amarela nas próximas etapas com os bônus de sprint devem fazer com que a sede de Matthews seja ainda maior. É esperar para ver.

6. Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo)

Em seu primeiro Tour de France, ninguém sabe ainda o que Roglic fará neste Tour, mas uma coisa é certa: este é um dos ciclistas mais talentosos da atualidade. Ex-saltador de esqui, Roglic veio para o ciclismo tarde, mas tem mostrado que pode subir muito. Tem vencido provas de crono e também tem capacidade de atacar em momentos críticos. Ano passado ele perdeu a abertura do Giro por poucos milésimos  de segundo para Tom Dumoulin. Veremos como ele se sai dessa vez.

7. Stefan Cummings (Dimension Data)

Esse cara quando está bem preparado é capaz de qualquer coisa. Stefan Cummings mostrou na semana passada, quando ganhou as provas de crono e de estrada do duríssimo campeonato britânico, que as pernas e a preparação estão no seu auge.

8. Michal Kwitkowski (Sky)

Após uma temporada de clássicas memorável, na qual venceu a Strada Bianchi e a Milão-San Remo, Kwiato venceu o campeonato polonês de crono na semana passada e é um cara que tem potencial para fazer uma boa prova. A sua presença no Team Sky neste Tour foi bastante questionada, pois deixou o britânico Ian Stannard de fora. Com isso, Kwiato deve mostrar que não é apenas mais um na prova. Ele vem para este crono para destruir.

9. Luke Durbridge (Orica-Scott)

Campeão mundial sub-23 de crono em 2011, Durbridge é um daqueles caras que podem brilhar na abertura deste Tour. Neste ano, o australiano fez uma ótima temporada de clássicas, fruto de um bom volume de treinos que realizou em seu país e também pelo fato de ter comprado uma casa na Bélgica, onde fez treinos específicos e vácuos de moto, evoluindo ainda mais nos últimos meses. Fiquem de olho nele.

10. Jos Van Emdem (LottoNL-Jumbo)

Vencedor da última etapa do Giro deste ano, Van Emden pode vencer essa abertura devido ao formato do percurso, já que é especialista em percursos planos e rápidos.