Opinião: Exclusão de Peter Sagan do Tour de France

Apesar da equipe Bora-Hansgrohe ter protestado contra a desqualificação, a organização recusou qualquer recurso e manteve a decisão.

O assunto é polêmico, há muitas pessoas de acordo com a expulsão de Peter Sagan do Tour de France e muitas outras não.

Lemos diversas opiniões, vimos e revimos o vídeo sobre o acidente e constatamos: Não houve cotovelada, foi um acidente e, portanto, um erro ter enviado o campeão do mundo, Peter Sagan, para casa.

O sprint com chegada a Vittel foi muito rápido e disputado. E, antes de qualquer análise, é preciso colocar como ponto de partida que eles estavam a mais ou menos 60 Km/h e tudo aconteceu em 1 segundo, no máximo, 2 segundos.

Foram infinitas fotos dos milésimos de segundos do momento do acidente as quais mais confundem do que ajudam a entender o acontecido. Câmeras lentas ajudam, porém apenas depois de ver e rever em velocidade normal o acidente.

Foto que dá a falsa impressão que Sagan acertou uma cotovelada em Cavendish. Foto: ANSA/EPA

Vídeo em velocidade normal:

https://www.facebook.com/digitalcycling/videos/459202891109191/


Para a Digital Cycling o que aconteceu:

Quando os ciclistas se encaminhavam para a chegada, a situação era: Embalador de Greipel, Jurgen Roelandts, na ponta, logo atrás Greipel e na sequência, Kristoff, Bouhanni, Sagan, Démare e Cavendish. Passada a linha dos 300 metros para o final, Roelandts cansou e foi Kristoff quem abriu o sprint. Nesse momento Démare parte e Cavendish sai atrás. Sagan observa Kristoff (como ele mesmo disse em entrevista pós prova, veja aqui).

Aqui um ponto muito importante: No momento em que Démare vai ultrapassar Sagan eles estão na parte central da rua, mas Bouhanni, que está logo a frente de Démare, dá uma balançada e com esse movimento acaba fazendo com que Démare vá para à direita, pro lado da grade. Quando Sagan vê que Démare passa e sem perceber que Cavendish está vindo logo atrás, ele tenta entrar na roda do francês e é aí que ele acaba indo para o lado de Cavendish que está seguindo o movimento de Démare. Cavendish se desequilibra com o movimento, toca com a cabeça no ombro de Sagan que também se desequilibra, Cavendish vai para a grade e, logo depois, com um movimento de cotovelo, Sagan se reequilibra e segue para a disputa do sprint.

O movimento do cotovelo, que foi utilizado como prova de culpa pela organização da prova, foi feito após Cavendish ir para a grade e foi utilizado para que Peter Sagan se reequilibrasse na bicicleta.

Para imaginar esse movimento basta se colocar na situação: você está a 60 quilômetros por hora, algo bate em você, você instintivamente abrirá os braços para tentar se reequilibrar, como quando uma pessoa anda sobre uma corda. Ele faz movimentos com os braços para buscar o centro de gravidade e não cair. Foi o que aconteceu.

Veja aqui em camera lenta:

Infelizmente a organização não entendeu assim e excluiu o campeão do mundo, uma hora após o final da prova. Em nossa opinião, a decisão foi tomada sem olhar com o cuidado necessário para o acontecido que, como dissemos, aconteceu muito rapidamente.

Veja a entrevista que Sagan deu a imprensa hoje cedo, antes do início da quinta etapa:

Saiba tudo o que acontece no Tour de France 2017 em nossa página de acompanhamento.