Tour das Fraturas: Porte quebra bacia, Thomas clavícula e Gesink uma vértebra

Como vem acontecendo em todo Grand Tour no ciclismo moderno, ontem, no Tour de France, foi mais um dia de terror, com muitas quedas e vários abandonos. O caos tomou conta da etapa devido à fina chuva que caiu antes da etapa passar e do tempo nublado. O asfalto liso e molhado foi o suficiente para transformar a etapa em uma luta pela sobrevivência.

Dentre os maiores prejudicados estão o principal gregário de Froome, Geraint Thomas (Sky), que caiu feio numa descida lisa e quebrou a clavícula, esse foi o seu terceiro, e mais sério, tombo neste Tour de France e ele não poderá mais continuar, o atleta saiu em choque da prova. Outro grande ciclista que caiu foi Richie Porte (BMC), ele errou uma curva estreita no final da etapa e acabou caindo, levando junto Daniel Martin (QuickStep-Floors), que poderia ter vencido a etapa, mas chegou todo machucado 1:15min após o vencedor Rigoberto Uran (Cannondale). Porte terminou com a bacia e clavícula quebradas, além de uma concussão leve, ele é mais um que só volta agora em 2018.

Veja o vídeo que mostra os tombos envolvendo Bakhtiyar Kozhatayev, Alexey Lutsenko, ambos da Astana, e Jesús Herrada (Movistar) e, depois, na sequencia, o que envolveu Rafal Majka (Bora) e Geraint Thomas (Team Sky):

Acompanhe tudo o que acontece no Tour de France 2017 aqui.

Confira também: Tour de France: Urán, mesmo com câmbio quebrado, vence

O polonês Rafal Majka, líder da Bora-Hansgrohe, apesar de ter concluído a etapa, passou a noite em observação e foi definido que não continuará no Tour. Mais sorte teve Jesús Herrada e os ciclistas da Astana que continuam na prova.

Majka durante a etapa.
Alexey Lutsenko (Astana) foi outro ciclista que caiu nesta etapa tumultuada e repleta de caos, do início ao fim (TDWSport)

O argentino Eduardo Sepulveda (Fortuneo) também caiu e teve de dar vários pontos num corte profundo no braço, ele continua na prova!

O argentino Eduardo Sepulveda (Fortuneo) também caiu feio na etapa, mas deve continuar na terça, após o merecido dia de descanso desta segunda-feira.

O forte holandês Robert Gesink (LottoNL-Jumbo) não teve a mesma sorte e fraturou a vértebra L1, sendo imediatamente levado para o hospital para cirurgia. Gesink caiu com apenas 5 km de prova com Manuel Mori (UAE Team Emirates) e Angelo Tulik (Direct Energie), Mori também abandonou com o ombro quebrado e uma lesão no pulmão.

Gesink caiu com apenas 5 km de prova e está fora do Tour de France com fratura na vértebra L1 (TDWSport).

Além dos tombos, a etapa foi marcada pelos abandonos devido à dureza do trajeto. Foram 180km com mais de 5mil metros de desnível acumulado, o que fez com que muitos velocistas chegassem completamente esgotados. O maior prejudicado foi Arnaude Demáre (FDJ) que na etapa anterior já havia mostrado que estava com uma fadiga já acumulada, desta forma o técnico da FDJ, Marc Madiot, ordenou três gregários para ajudarem Demare a terminar a etapa, resultado: Demare e seus 3 gregários (Guarnieri, Konovalovas e Delage) excederam o tempo limite e estão fora do Tour de France. O mesmo aconteceu com o irmão de Peter Sagan, Juraj Sagan (Bora-Hansgrohe), que está fora do Tour e deve fazer companhia para o irmão na Eslováquia.

Nesta segunda os ciclistas têm o merecido primeiro dia de descanso e na terça teremos mais uma etapa voltada para os velocistas. Segue a caravana!