Pinot e Demáre radicalizam no programa de provas de 2018

A equipe das loterias francesas Française Des Jeux, que agora se chamará Groupama-FDJ, apresentou essa semana o programa de competições de seus dois maiores astros: Thibaut Pinot e Arnaude Demáre. Um fato curioso chamou a atenção: ambos irão competir bem menos nessa temporada, focando os esforços e a energia nos pontos principais. Para Demáre serão as clássicas e o Tour de France, e para Pinot será o double Giro-Tour.

Os franceses são conhecidos por carregar bastante o cronograma de competições de seus atletas e as equipe FDJ e Ag2r-LaMondiale têm recebido várias críticas ao longo das temporadas. Um exemplo claro disso tem sido o fraco desempenho destas equipes na segunda metade da temporada, em todos os anos a novela se repete, com atletas com gripe, alguns lesionados e outros com overtraining. Em 2017, Pinot abandonou o Tour com Gripe e o astro Romain Bardet teve uma terceira semana abaixo das expectativas no Tour, depois praticamente andou na Vuelta a base da sobrevivência, sofrendo muito lá e terminando em 17º na geral. São fatos claros de excesso de sobrecarga nos atletas.

Veja também:

Após retorno triunfal, Valverde quer enfrentar a Sky na montanha

Belga de 23 anos se retira do ciclismo profissional.

Thibaut Pinot: menos é mais!

O astro francês Thibaut Pinot disponibilizou para a imprensa o seu cronograma de competições nesta temporada. Ele fará por mais um ano o double Giro-Tour, assim como em 2017. Pinot andou muito no Giro 2017, venceu uma etapa e foi quarto geral na competição que foi muito disputada e vencida pelo holandês “voador” Tom Dumoulin. Todavia, no Tour de France uma gripe forte o tirou da competição na segunda semana.

A perspectiva é que o atleta faça menos competições em 2018 para chegar mais inteiro no Tour de France. “Em 2017 nossos líderes no Tour, Demáre e Pinot, chegaram com 10 dias a mais de competições nas pernas na grande volta francesa, isso gerou um cansaço desnecessário”, afirmou o técnico Marc Madiot.

Veja também:

Ciclistas que se retiraram em 2017

John Degenkolb renasce das cinzas para a temporada de clássicas

Pinot venceu etapa do Giro 2017 sobre um seleto grupo de ciclistas (TDWSport).

Em 2018, com a realização da copa do mundo de futebol, o Tour largará uma semana mais tarde, dando mais tempo para os ciclistas se recuperarem do Giro e chegaram em melhores condições de brigar pela geral e pelas etapas. Confira as corridas de Pinot em 2018:

  1. Tour du Haut-Var
  2. Vuelta a Cataluña
  3. Tour des Alpes
  4. Giro d´Itália
  5. Championnat de France
  6. Tour de France
  7. Mundial de Estrada – Áustria

Veja os melhores momentos de 2017 de Thibaut Pinot:

Arnaude Demáre: em busca da Paris-Roubaix

Demáre também competirá menos,  iniciará a temporada em Portugal, na Volta ao Algarve e depois apenas competirá clássicas. Em junho deve participar da volta da suíça como preparação para o Tour de France e ir com tudo para a grande volta francesa. “Demáre é um ciclista polivalente que já foi campeão mundial sub-23 e já venceu a Milan San Remo, além de etapas do Tour de France, Paris-Nice, etc. Esperamos que em 2018 a sua coleção de grandes vitórias se prolongue, por isso retiramos algumas provas menores que serão foco de ciclistas em desenvolvimento na equipe”, afirmou Madiot.

  1. 14.02 Volta ao Algarve em Bicicleta
  2. 24.02 Omloop Het Nieuwsblad Elite
  3. 25.02 Kuurne-Bruxelles-Kuurne
  4. 04.03 Paris-Nice
  5. 17.03 Milano-Sanremo
  6. 25.03 Gent-Wevelgem in Flanders Fields
  7. 01.04 Ronde van Vlaanderen – Tour des Flandres
  8. 08.04 Paris-Roubaix

Veja alguns dos melhores momentos da carreira de Arnaude Demáre: