5 alimentos ricos em gorduras que ajudam a saúde e o desempenho

Já foi aquele tempo em que os atletas apenas se preocupavam em comer pouca comida para emagrecer e apenas ingeriam alimentos ricos em proteínas e carboidratos. Como todo macronutriente, as gorduras auxiliam na manutenção do metabolismo e principalmente no rendimento nos esportes de resistência como o ciclismo, o MTB e o atletismo.

Mas ai vem aquela questão: quais seriam os melhores alimentos para suprir essas gorduras que o corpo tanto necessita? Segue abaixo uma lista com 5 ótimos alimentos que podem ser inseridos na dieta que vão beneficiar tanto o desempenho, quanto a saúde e a recuperação de um atleta.

 

1 – Abacate

O abacate é uma fruta muito saudável. É o tipo de alimento que deveria estar mais presente na alimentação dos brasileiros, principalmente por ser uma fruta facilmente encontrada nas quitandas e por um baixo preço. Uma porção de 100 g de abacate contém por volta de 14,6 g de gorduras boas. A boa notícia é que aproximadamente 10 g do teor de gordura são provenientes de gorduras monoinsaturadas e quase 2 g correspondem a gorduras poli-insaturadas. Fazer batidas com leite ou utilizá-lo em salada de frutas ajuda em qualquer momento da temporada.

2 – Chocolate amargo

Os ácidos graxos do cacau e do chocolate amargo é excelente, ele é composto por gorduras saturadas e monoinsaturadas, com pequenas quantidades de poliinsaturadas. Ele também é fonte de diversos minerais como ferro, manganês, cobre, zinco, selênio e magnésio, que ajudam no metabolismo e também a suprir eventuais deficiências devido ao alto desgaste dos treinamentos. Pra completar, contém diversos compostos bioativos como teobromina, polifenóis, flavonoides e catequinas. Em geral, apenas 10g (1 tablete) de chocolate rico em cacau (ou seja, chocolate amargo, não aquele rico em açúcar!) já induzem benefícios ao organismo e ainda ajuda a acabar com aquela vontade de comer doce!

3 – Noz de Macadâmia

As gorduras de nozes são, como regra, as mais recomendadas para o benefício do nosso corpo. As nozes de macadâmia são o alimento mais rico em todos eles – 76% da sua composição são ácidos gordurosos de boa qualidade – além de conter uma boa quantidade de selênio, um mineral com propriedades antioxidantes e anticancerígenas.

4 – Azeite de Oliva

O “ouro líquido”, a base da dieta mediterrânea, é um  dos alimentos ricos em gordura que não podem faltar em qualquer dieta saudável, valem o investimento. Seus benefícios afetam nosso coração, cérebro e vasos sanguíneos. Reduz o colesterol ruim e eleva o colesterol bom. O ideal é levá-lo cru e de alta pureza, isto é, extra-virgem. Claro, as azeitonas têm boa parte desses benefícios também!

5 – Coco

O coco pode ser usado de muitas maneiras – ralado, seco, fresco – e em muitas preparações – doces, cozinha oriental, sopas – cuja principal virtude é a grande quantidade de triglicerídeos de cadeia média que possui. Isso resulta em regeneração celular rápida e efetiva, bom para ser consumido em períodos de treinos longos e que gastam muitas calorias, como na época de base ou mesmo em microciclos voltados para o volume. As propriedades do óleo de coco também são excelentes e este pode ser usado no preparo de alimentos.