Nairo Quintana não desistirá do Tour de France

Em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo, Nairo Quintana revelou que não desistirá da conquista do Tour de France.

Quintana, é um dos grandes ciclistas da atualidade, vencedor do Giro da Itália, em 2014 e da Vuelta a Espanha em 2016, tem, além desses que são seus maiores títulos, grandes conquistas como duas vezes vencedor do Tirreno-Adriatico (’17, ’15), 2x Vuelta a Burgos (’14, ’13), Volta Ciclista a Catalunya (’16), Vuelta Ciclista al Pais Vasco (’13), Tour de Romandie (’16) além de vários estágios nas Grandes Voltas que participou.

Vuelta a España: após 21 dias de batalha, Nairo Quintana é o grande campeão!

Mas, apesar de todas essas conquistas, o colombiano já deixou claro que seu principal objetivo é a conquista do Tour de France onde apareceu pela primeira vez em 2013 conquistando um incrível segundo lugar, quando tinha, apenas, 23 anos.

Pierre Rolland (Europcar) – Nairo Quintana (Movistar) – Christopher Froome (Team Sky). Tour de France 2013. Etapa 9. Foto: Sabine Jacob/Wessel van Keuk/Cor Vos © 2013

Em 2014 Nairo foi ao Giro e venceu, mas não participou do Tour nesse ano.

Foi a partir de 2015 que toda sua atenção se voltou para a vitória do Tour de France, porém falhou em todas elas. Ano passado, apesar de toda pressão colocada em cima dele para a conquista da prova, ele e a Movistar decidiram tentar o double (Giro e Tour) e tudo aconteceu bem diferente do que esperavam. Além de não vencerem o Giro, no Tour sua forma caiu muito e ele terminou em uma amarga 12º colocação geral.

Quintana durante a disputa do Tour de France 2017.

Como se não bastasse o ano “pra esquecer”, no segundo semestre a equipe espanhola fechou contrato com Mikel Landa. O espanhol, que estava no Team Sky, é conhecido por tentar a todo custo a posição de capitão em uma Grande Volta, principalmente o Tour de France. E, na Movistar, apesar dos conhecidos dois capitães, Alejandro Valverde e Nairo Quintana, Landa tem alguns fatores que “jogam” a seu favor para conseguir ser um dos líderes:

1 – A nacionalidade; e 2 – As frequentes falhas Nairo Quintana na conquista do Tour.

Mikel Landa assina contrato de dois anos com a Movistar

E, pelo visto, depois das suas últimas tentativas frustradas de conquista do Tour de France, Nairo parece não ter mais a confiança que tinha da equipe. Apesar dele demonstrar que não desistirá da tentativa da conquista, a ideia da Movistar é a de uma tripla liderança entre ele, Valverde e Mikel Landa.

Quintana, Valverde, Landa e Unzué.

Aos 28 anos e com 4 tentativas frustradas da conquista de seu maior objetivo, Quintana não quer mais errar e vem focando todos os seus esforços totalmente no Tour. Será 100%.

Ele participará da Vuelta a Catalunya, da Volta ao País Basco e de alguma clássica ainda não definida pensando na etapa 9 do Tour que contará com 21 km de pavés.