Colombiano de 21 anos vence no sprint a primeira etapa da Vuelta a Catalunha

O jovem ciclista colombiano de 21 anos, Álvaro José Hodeg (Quick-Step Floors), é o primeiro líder da 98ª edição da Volta a Catalunha. Ele aproveitou o trabalho perfeito da Quick-Step Floors, no final da etapa, e não deu chances, no sprint, para Sam Bennet e Jay McCarthy, ambos ciclistas da Bora-hansgrohe que chegaram logo depois.


Se nos anos 80, os colombianos conquistaram as montanhas européias, atualmente eles estão mostrando que tem também excelentes velocistas. O primeiro a aparecer foi Fernando Gaviria e agora Álvaro José Hodeg.

Hodeg começou a chamar atenção quando venceu a sexta etapa do Tour de L’Avenir em 2017, chegando a frente do campeão mundial sub 23, Kristoffer Halvorsen.

O Tour de L’Avenir é a competição por etapas mais importante do mundo na categoria sub-23. Ela acontece na França e é considerada a prova mais dura depois do nível WorldTour, e para vencê-la são necessárias as mesmas características para vencer uma grande volta como o Tour de France ou o Giro d’Itália. Entre os campeões colombianos da prova estão estrelas como Nairo Quintana, Esteban Chaves e, no ano passado, Egan Arley Bernal.

Assim como Gaviria, Hodeg iniciou nas provas de pista, mas decidiu mudar para a estrada onde, em 2016, conquistou o 12º lugar na categoria sub 23 no Mundial de Doha.

Seu talento logo chamou a atenção da Quick-steps Floors, a mesma equipe de Fernando Gaviria, que fez um contrato de estágio pouco antes do Tour de L’Avenir de 2017.

Com os resultados do final do ano passado a equipe o contratou em definitivo e hoje, com sua vitória na Catalunha, Hodeg vence sua segunda prova no ano, no final da semana passada ele havia vencido a 16º Handzame Classic, e prova que Gaviria não é um caso isolado de colombianos velocistas. Há muitos outros que podem chegar e ocupar espaço entre os melhores sprinters do mundo.

O colombiano Hodeg em sua primeira vitória no ano na Handzame Classic. Foto: Luc Claessen/Getty Images.

Com a vitória da primeira etapa da Volta a Catalunha, Hodeg assume a liderança geral da Volta assim como a camisa de melhor jovem e melhor velocista.

A forte equipe da Quick-Step Floors presente na Volta a Catalunha.

A Volta a Catalunha começou hoje com uma etapa de 152,3 quilômetros com início e término na cidade de Calella (Maresme). Serão 7 etapas com apenas mais 2 para os velocistas.

Estão na prova estrelas como Alejandro Valverde (Movistar Team), Nairo Quintana (Movistar Team), Fabio Aru (Emirates), Thibaut Pinot (Groupama), Sergio Henao (Sky), Dan Martin (Emirates), os irmãos Yates (Michelton-Scott), além do recém campeão da Paris-Nice Marc Soler (Movistar Team).

Vídeo

Resultados da etapa