Vuelta a Espanha confirma equipes convidadas; Burgos-BH está entre elas

Os organizadores da Vuelta a Espanha anunciaram, na manhã do dia 10 de abril, as equipes convidadas para a disputa da edição 2018 do evento. A grande notícia para os brasileiros é que a equipe do brasileiro Nícolas Sessler, a espanhola Burgos-BH, foi uma das convidadas. 

As outras 3 equipes que poderão disputar a prova, foram as pró-continentais espanholas Caja Rural e Euskadi-Murias, além da francesa Cofidis.

A ausência sentida na lista foi da equipe irlandesa Aqua Blue Sport que participou da Vuelta em 2017, e mesmo com os problemas envolvendo a equipe fora das pistas, venceu a décima sétima etapa com o valente austríaco Stefan Denifl, no topo do íngreme Los Machucos, etapa na qual Alberto Contador ficou com o segundo lugar. A confirmação de que a equipe não será uma das convidadas da Vuelta a Espanha significa que eles não participarão de nenhuma Grande Volta em 2018. Uma grande perda para a equipe e seus torcedores.

Stefan Denifl ao final da décima sétima etapa da Vuelta a Espanha 2017.

O dono da equipe, Rob Delaney, está preocupado com a falta de convites para a equipe. Na semana passada, também foi confirmado que a Aqua Blue Sport não será convidada para o Tour da Califórnia, apesar de ter o campeão americano de estrada Larry Warbasse. Delaney classificou essa falta de convite como “total desrespeito” à camisa nacional daquele país e ao próprio Larry Warbasse.

A próxima grande prova que a Aqua Blue Sport participará é a Liege-Bastogne-Liege no final deste mês, foi o único convite para uma clássica Monumento ou Grande Tour feito para a equipe para esta temporada.

Já a francesa Cofidis, apesar do mau desempenho em termos de vitórias (eles não vencem uma prova desde outubro de 2017), é uma das principais patrocinadoras da Vuelta a Espanha e com isso a vaga é sempre dada como certa.

Com as três equipes convidadas espanholas o número de equipes da casa presentes na disputa duplica com relação a 2017 e a torcida local espera que muitos espanhóis estejam na briga pelas etapas e também pela vitória geral já que grandes estrelas como Enric Mas (Quick-Step Floors), David de la Cruz (Team Sky), Marc Soler, Mikel Landa e Alejandro Valverde (Movistar) e Ion Izagirre (Bahrain Merida) já confirmaram presença e estarão na disputa.

Para os brasileiros seria a oportunidade de ver, pela primeira vez, o jovem Nícolas Sessler em ação durante uma Grande Volta. O brasileiro comemorou o convite para sua equipe através de sua conta no Facebook, mas se ele será um dos selecionados só o tempo dirá. Fica nossa torcida para que isso aconteça e que possamos, mais uma vez, ter um ciclista brasileiro no pelotão da Vuelta a Espanha.

https://www.facebook.com/nicolas.sessler/photos/a.537394202961263.125635.458312797536071/1882906278410042/