Giro d’Itália: 10 favoritos para a batalha!

O tradicional Giro d’Itália, que passa pelas montanhas mais duras daquele país e está entre um dos maiores eventos esportivos do mundo, já tem uma lista impressionante de concorrentes ao título geral. São ciclistas de vários países e várias equipes do mais alto nível, que tentarão levar para casa o prêmio milionário e entrar para a história!

1 Chris Froome (Sky)

Chris Froome teria recebido 1,4 milhão de euros para participar do Giro d’Italia, mas a atração principal traz consigo uma nuvem de controvérsias enquanto ele se prepara para chegar à linha de partida em Jerusalém, “subjudice” – isto é, competindo enquanto seu caso do salbutamol permanece sem solução.

Muitos ciclistas, gerentes e até mesmo o presidente da UCI pediram a Froome que não fosse ao Giro d’Italia, temendo a punição que viria se ele vencesse e depois recebesse uma proibição. No entanto, o ciclista do Team Sky está aderindo às suas armas – e ele está inteiramente dentro de seus direitos – mesmo que sua presença ameace a minar a corrida como um todo e garanta um intenso escrutínio de Jerusalém a Roma.

A vitória de Froome faria dele o primeiro ciclista desde Alberto Contador, a vencer três Grand Tours consecutivos. De fato, enquanto há muito em jogo, Froome pode confirmar seu status entre os grandes, tornando-se o sétimo piloto a vencer os três Grand Tours, escrevendo, de vez, seu nome na história!

A pergunta que não quer calar: QUEM PODE BATER O MONSTRO CHRIS FROOME?

Quanto à sua forma física, é difícil tirar muitas conclusões. Ele foi 10º na Ruta del Sol, 34º no Tirreno-Adriatico e 4º no Tour dos Alpes.

Na semana passada ele estava longe de convencer; ele sofreu no estágio final, enquanto seu companheiro de equipe, Kenny Ellissonde, seguiu as acelerações dos concorrentes. Além disso, os ataques que Froome fez, foram em grande parte ineficazes – superficiais, e desprezados por seus rivais. Mas, como todos sabem, o Tour dos Alpes é apenas uma prova-treino!

Liège-Bastogne-Liège: Valverde está a uma vitória de igualar Eddy Merckx

Giro d’Itália 2018: Roadbook

Froome dando mais uma aula de descida

Nós não temos visto Froome em qualquer lugar perto da altura de suas capacidades até agora nesta temporada, mas isso é realmente motivo de preocupação? Houve um tempo em que Froome iria esmagar tudo, mas no ano passado ele esteve completamente anônimo de janeiro a junho, mas ainda assim dominou o Tour de France (e a Vuelta!). O fato é que Froome também terá como alvo o Tour de France no verão – e está ponderando sua carga de trabalho de acordo com isso – e é difícil fazer um verdadeiro argumento para as chances de Froome até a segunda semana do Giro.

Naturalmente, ele terá uma das equipes mais fortes da competição, com a presença de Wout Poels, Kenny Ellisonde e Diego Rosa. No entanto, é improvável que coincida com o apoio que ele teve no Tour nos últimos anos, e resta saber quanto controle o Team Sky pode exercer. Afinal, eles sempre sofreram no Giro, e nunca tiveram um desempenho parecido com o que têm no Tour de France.

Assim, Froome, o mais proeminente ciclista de Grand Tours desta geração, começa como favorito, mas todos os itens acima conspiram para ser uma volta complicada para o atleta de 32 anos de idade.

A Argon 18 Gallium Pro customizada de Miguel Angel Lopez (Astana)

Dicas de preparação mental para o ciclismo e MTB

Ciclista francês leva tiro de motorista enquanto treinava

2 Fabio Aru (UAE)

Depois de dois anos longe do Giro, o retorno poderia trazer um ressurgimento para Fabio Aru? Tendo sido anunciado como o próximo grande ciclista italiano de Grand Tours, com um pódio no Giro e a vitória na Vuelta em 2015, Aru focou nas duas temporadas seguintes no Tour de France, terminando em 13º e em 5º, respectivamente em 2016 e 2017, bem longe das expectativas dos italianos.

Fabio Aru ainda não tem resultados expressivos em 2018, a hora é agora!

Desde então, Aru mudou-se de Astana para a UAE-Team Emirates, mas a forma como as coisas começaram este ano não fornece muito motivo para otimismo diante do Giro. Depois de terminar com um 13º e um 12º lugar no Tour de Abu Dhabi e no Tirreno-Adriatico, respectivamente, ele abandonou o Volta a Catalunya com uma lesão na perna e terminou em sexto lugar no Tour dos Alpes. Isso pode não soar como um resultado ruim no papel, mas Aru, apesar de continuar ofensivo, perdeu terreno para seus concorrentes do Giro em três dos cinco estágios no Tour dos Alpes – mais notavelmente no final da Pampeago e durante a subida final na final.

Mas, diga-se de passagem, o que Aru não faz em provas preparatórias, ele compensa com seu pedigree nos Grand Tours. Ele venceu a Vuelta, terminou no pódio do Giro e vestiu a camisa amarela no Tour ano passado. E depois há a sua familiaridade com as estradas ‘caseiras’ e os desafios de competir na ponta do Giro, para não mencionar o fato de que a penúltima etapa termina em Cervinia, palco de uma de suas vitórias em 2015.

Pertencendo a uma série de escaladores puros, ele perderá terreno no contra-relógio, mas tentará atacar na semana final. Como evidenciado no Tour dos Alpes, se Aru não tem as pernas, a ele nunca falta o coração, então de uma forma ou de outra, vamos vê-lo balançando a bike na semana final!

Alaphilippe vence Fleche Wallonne depois de 4 vitórias consecutivas de Valverde

Mark Cavendish volta à ação no Tour de Yorkshire

Flèche Wallonne: Veja os melhores momentos e o último quilômetro!

3 Miguel Angel Lopez (Astana)

Acidentes e lesões atrapalharam os primeiros anos da carreira de Miguel Angel Lopez e talvez o tenham impedido de realizar seu potencial, mas há uma sensação de que o colombiano poderá atingir a maioridade nas estradas do Giro no próximo mês.

Depois de sair do seu primeiro Grand Tour – a Vuelta 2016 – depois de cinco etapas com um tombo no qual perdeu três dentes e quando se recuperou ele caiu na Colômbia e fraturou a perna! Ele retornou às estradas da Espanha no ano passado para seu primeiro Grand Tour completo e serviu a todos da emoção que o seguiu desde sua vitória do Tour de l’Avenir de 2014. Trabalhando para o líder da Astana, Fabio Aru, Lopez perdeu terreno na primeira metade da volta, mas voltou implacavelmente, com duas vitórias e mais dois pódios. No final ele ficou em 8º na classificação geral, cinco posições e 12 minutos à frente de Aru.

Miguel Ángel López (Astana). Foto: Tim De Waele | TDWsport.com

Lopez tem andado muito em 2018. A vitória no Green Mountain deu-lhe o segundo lugar geral no Tour de Omã, e ele terminou em terceiro lugar geral em Abu Dhabi. Depois de terminar em 16º no Tirreno-Adriatico, ele ressurgiu na semana passada no Tour dos Alpes, onde terminou no pódio final com uma vitória e com ataques impressionantes.

Pesando 59kg, Lopez, sem dúvida, perderá terreno no contra-relógio – o dano pode ser de até dois minutos para Froome e Dumoulin no estágio 16 -, mas pode recuperar esse tempo nas montanhas. Escrito em sua bike personalizada estão as palavras “É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman Lopez ‘. Se ele puder canalizar esse espírito, eliminando os fantasmas da estreia na liderança de um Grand Tour, ele deve correr com a sensação de liberdade, e se repetir a exibição da Vuelta, o Giro será um capítulo determinante em sua carreira. É importante notar também que os Alpes provaram que Astana – com Luis Leon Sanchez, Jan Hirt e Pello Bilbao – terá uma das equipes mais fortes do Giro!

4 Domenico Pozzovivo (Bahrain-Merida)

Domenico Pozzovivo é um nome comum no Giro d’Italia, com 11 participações e cinco vezes entre os 10 primeiros colocados. Ele só fez um Tour de France, mas parece mais confortável nas estradas do Grand Tour de seu país.

Depois de terminar em sexto no ano passado, Pozzovivo seria uma boa aposta para este ano para ficar entre os 10 na geral, mas após o Tour dos Alpes, há uma crescente expectativa de que, mesmo com 35 anos, ele pode gravar seu melhor resultado da carreira!

Pozzovivo é considerado um dos melhores escaladores do mundo!

Ele já esteve em melhor forma antes do Giro? Na verdade sim. Pozzovivo sempre foi bem no Tour dos Alpes (antigo Trentino), vencendo em 2012, e também é conhecido por se dar bem na Liège-Bastogne-Liège. Mas ainda assim, Pozzovivo parecia muito bem nos Alpes na semana passada e confirmou suas credenciais com um ótimo quinto lugar em Liège! Nos Alpes, ele seguiu todos os ataques com aparente facilidade, mesmo quando caras como Froome começaram a sofrer. Quando perguntado sobre o quanto de ameaça Lopez estava após o estágio final, Pinot disse que sentia que Pozzovivo era ainda mais forte!

Esteban Chaves (Mitchelton-Scott)

Outro ciclista com muito para provar, Esteban Chaves regressa ao Giro d’Italia na esperança de recuperar a forma que o levou ao pódio há dois anos – e depois ao da pódio da Vuelta, alguns meses depois. A estréia no Tour de France na última temporada foi prejudicada por uma lesão no joelho e a morte de um amigo próximo, e ele ficou de fora do Top 10 na Vuelta no final daquele ano.

O grande problema para Chaves naquela Vuelta foi o seu crono, com quatro minutos concedidos a Froome no TT de 40 quilômetros. Durante o inverno, ele passou bastante tempo no túnel de vento com sua equipe, e seu décimo lugar no contra-relógio na Paris-Nice foi uma indicação de que o trabalho duro está valendo a pena.

The ever smiling Esteban Chaves (Mitchelton-Scott)

Geralmente, porém, é difícil ler a forma de Chaves. Ele venceu o Herald Sun Tour em janeiro, mas as coisas não correram tão bem desde o seu retorno à Europa. O desempenho no contra-relógio levou-o para o top 10 do Paris-Nice, mas terminou fora do tempo no último dia depois de trabalhar para Simon Yates. Ele então foi para a Volta a Catalunya e abandonou no último dia, embora ele já tivesse insistido que ele estava lá apenas para treinar.

Um longo período de treinamento em altitude em sua terra natal, a Colômbia, tem se seguido, e tudo o que temos a seguir são as vagas afirmações de Matt White de que ele está “pronto”. Se o contra-relógio da Paris-Nice não foi apenas um flash, e se ele pode redescobrir a forma de 2016, há poucos limites para o atleta de apenas 28 anos.

Amstel Gold Race: Valgren vence outra para a Astana #NaFuga

Os melhores treinos intervalados para o ciclismo!

Vuelta a Espanha confirma equipes convidadas; Burgos-BH está entre elas

6 Thibaut Pinot (FDJ)

A estrela da equipe francesa FDJ, Thibaut Pinot irá trocar de planos em 2018 e ao invés de focar seus esforços na grande volta francesa, irá tentar o título no Giro. A proposta é clara e a equipe francesa terá um grande desafio pela frente, haja vista que o time possui poucos bons resultados em solo italiano, exceto pela vitória de Arnaud Demáre na Milan San Remo de 2016, que ainda possui questões controversas, como o ato suspeito de Demáre, em que uma câmera o viu subindo a montanha final escorado em um carro da equipe.

Tour de France 2016 - 09/07/2016 - Etape 8 - Pau/ Bagnere-de-Luchon (184 km) - Le duo PINOT Thibaut (FDJ) MAJKA Rafal (TINKOFF) se detache de JEANNESSON Amold (COFIDIS; SOLUTIONS CREDITS)

Discussões à parte, a FDJ reforçou a equipe e sua comissão técnica, trazendo experts com conhecimento dos percursos e da estratégia a ser montada no Giro, algo que a equipe ainda está desenvolvendo. O fato é: todo esse esforço para fazer uma bela apresentação no Giro deve trazer um know how enorme para a equipe e elevar o nível do grupo e comissão. Todos nós sabemos da qualidade de Pinot e de sua capacidade de andar bem na geral, principalmente pela quantidade de montanhas, nas quais ele sempre deixa sua marca. De olho no francês!

7 Tejay Van Garderen (BMC)

TVG é o único americano que estará no Giro, capaz de acabar com o regime de 30 anos de Andy Hampstein (campeão em 1988), o primeiro e único americano a vencer a prova italiana!

Resultado de imagem para tejay va n

TVG terá de fazer a prova da sua vida para vencer, mas como tudo indica, ele adquiriu grande experiência nos últimos anos, aprendendo com seus erros. Com boa capacidade de escalar e de fazer bons contra-relógios, TVG terá um grande desafio pela frente, mas com a mudança de estratégia da equipe, que levará Richie Porte como líder no Tour de France, TVG será obrigado a andar bem no Giro se quiser prolongar o contrato por mais um ano, ele não tem escolha, e deve vir com tudo para a prova.

Simon Yates (Mitchelton-Scott)

Quem é o líder da equipe australiana? Chaves pode ter um pedigree de Grand Tour, mas Simon Yates teve um grande começo de temporada em 2018. Em sua estreia, ele foi o grande campeão da camisa branca do Tour em 2017, terminando em sétimo na geral e depois indo para a Vuelta, para sua primeira carga dupla de Grand Tours de sua carreira. Algo que mostra eficiente na melhoria da capacidade cardiorrespiratória de muitos atletas, e para ele não tem sido diferente, em 2018 ele está voando!

Enquanto Chaves tem um par de DNF’s ao seu nome em 2018, Yates venceu uma etapa e terminou em segundo na geral na Paris-Nice – onde teve Chaves trabalhando para ele, no final das contas – e depois venceu uma etapa e terminou em quarto na geral na Volta a Catalunya. Desde então, ele tem treinado em altitude em Andorra, e há poucas razões para duvidar que ele esteja em boa forma.

Resultado de imagem para SIMON YATES

Quanto à questão da liderança, poucas equipes parecem capazes de unir as ambições de seus ciclistas como a Mitchelton-Scott, que até agora evitaram quaisquer problemas significativos no compartilhamento de responsabilidades entre Chaves e os gêmeos Yates. Em 2016, a Vuelta foi um caso de exemplo dessa união: Chaves terminou em terceiro e Simon Yates em sexto, com a equipe mostrando-se inovadora e ambiciosa em igual medida.

9 Tom Dumoulin (Giant-SunWeb)

Doze meses depois, Tom Dumoulin retorna à cena. Depois da Vuelta de 2015, poucos duvidaram do potencial do holandês como ciclista de GT. Tão impressionante no Giro do ano passado – onde ele venceu várias estrelas como Nairo Quintana e Vincenzo Nibali – ele foi, até mesmo, anunciado como o principal candidato a quebrar o domínio de Froome no Tour de France.

Durante o inverno todo mundo estava falando sobre um possível confronto entre os dois em julho, mas agora este prato está sendo servido um pouco mais cedo do que o previsto, embora ainda possa ser uma briga dupla, já que ambos irão tentar o “double” Giro-Tour.

Dumoulin é o único ciclista da geral que pode ir mais rápido que Froome em um contra-relógio e, por essa razão, uma batalha fascinante está reservada!

dumuolin6_1470871948327_8qkwvx0qoug3_630_80_670

Para o próprio Dumoulin, o maior desafio será evitar a difícil síndrome do segundo título. Ele teve um péssimo início de ano, marcado por acidentes, problemas mecânicos e doenças – e isso sem mencionar a dificuldade que ele teve em se adaptar ao seu novo status.

“Um bom resultado te dá asas por um momento, mas também as expectativas, e aumentam as responsabilidades”, disse ele em abril. “Minha primavera foi ruim, em parte devido à má sorte, em parte porque eu queria muito ir bem. Eu não estava relaxado e não andava com prazer, eu só tinha olho para o resultado”, disse ele.

Depois de ter sinais de overtraining no inverno, Dumoulin teve a carga mais leve de qualquer concorrente Giro até agora nesta temporada, com apenas 12 dias de competição em seu currículo. É exatamente o mesmo cronograma de 2017, no entanto, e mesmo que os resultados não tenham atraído a atenção, Dumoulin insiste que está no caminho certo. “A sensação é um pouco como no ano passado”, disse ele após terminar em 15º na Liège-Bastogne-Liège, “e no ano passado eu não fui particularmente ruim no Giro …” :p

A desvantagem para Dumoulin é que a rota deste ano não é tão pesada em cronos quanto a do ano passado – 45km ao contrário de 70km – mas por outro lado, ano passado trouxe muita experiência a ele, lidando com a liderança da prova e os ataques (físicos e psicológicos) de rivais, fora o “pit stop” daquela infame parada de emergência para ir ao banheiro.

10 Geoge Bennett(LottoNL-Jumbo)

O Giro de 2018 está cheio de ciclistas em ascensão, e George Bennett é um deles. O atleta neozelandês deu uma primeira indicação do seu calibre em 2016, quando terminou em 10º na Vuelta a España, apesar de ter entrado na corrida a serviço de Steven Kruijswijk. Depois de vencer o Tour da Califórnia no ano passado, ele entrou no Tour de France sem grandes ambições, mas chegou ao top 10, apesar do seu Tour ter sido prejudicada na última semana devido à uma gripe e ele teve de abandonar.

Bennett estabeleceu-se ainda nesta temporada com uma série de atuações sólidas no nível WorldTour, com 11º no Tour Down Under, 9º no Tirreno-Adriatico e 6º no Volta a Catalunya, antes de seu 5º lugar no Tour dos Alpes. Uma imagem de consistência, você pode pensar, mas tudo foi conseguido apesar das inúmeras complicações – da cirurgia  no começo ano para tratar de uma dor lateral (aquela que sentimos ao ficar ofegantes e dói a barriga), ele também teve gripe no início da temporada, e agora em abril ele sofreu uma colisão com um carro antes do Tour dos Alpes que quase custou a sua vida. A maneira como Bennett se recuperou daquele horrível incidente para começar o Tour dos Alpes no dia seguinte, e depois para terminar em 5º, foi notável, e sublinhou sua reputação como um ciclista forte e corajoso.

Imagem relacionada

* Michael Woods (EF Education First-Drapac)

Até onde pode ir Michael Woods? A transformação do canadense corredor de meio fundo para um dos melhores ciclistas profissionais do mundo continua em ritmo acelerado e, depois de ser vice-campeão na Liège-Bastogne-Liège no domingo, o Giro d’Italia representa uma grande oportunidade para provar sua capacidade como um ciclista de GT

O pódio em Liège mudou completamente as sensações pré-Giro de Woods, depois de um início de temporada sem brilho. A reviravolta em sua forma não poderia ter vindo em melhor hora e, como resultado, ele liderará como GC o seu primeiro Grand Tour cheio de confiança!

Resultado de imagem para michael woods
Ao chegar em segundo na brutal Liège-Bastogne-Liège, o canadense Michael Woods está sendo considerado um dos ciclistas mais perigosos deste Giro. Olho nele! 😉