Em Albstadt teremos o primeiro Short Track que definirá o grid de largada da Copa do Mundo de XCO

Na sexta feira, 18 de maio, será disputado, em Albstadt, no sul da Alemanha, pela primeira vez na história, o Cross Country Short Circuit ou Short Track (XCC) para definição do grid de largada das etapas da Copa do Mundo de XCO.

O XCC serão disputados em circuitos menos exigentes e mais curtos que os do XCO e os resultados finais da prova definirão as duas primeiras fileiras de largada para o XCO que acontecerá no Domingo.

Será a primeira vez que o grid de largada não será definido pela classificação da Copa do Mundo, mas sim pelos resultados finais do XCC.

A disputa do XCC será entre 40 homens e 40 mulheres que serão escolhidos com base em dois critérios. As primeiras 16 vagas serão para dos melhores colocados na classificação da Copa do Mundo e, definidos esses nomes, os outros 24 lugares serão dos melhores do ranking da UCI, excluindo, obviamente, os 16 já definidos.

O resultado do Short Track dará pontos para essa nova modalidade e definirá as duas primeiras filas (16 lugares) para as provas de XCO.

Todo mundo ansioso para ver o que o jovem holandês Mathieu van der Poel fará em Albstadt.

Veja o que acham alguns dos melhores mountain bikers do mundo sobre a novidade:

Manuel Fumic: É uma novidade para todos, por isso é difícil dizer o que irá acontecer. Certamente será uma competição emocionante, já que é bem curta.

Nino Schurter: Agora quem quiser se destacar na Copa do Mundo terá que ir bem nessa modalidade também, já que para ir bem na Copa do Mundo é crucial largar em uma boa posição. É preciso evitar largar após a terceira fila.

As provas de XCC em Albstadt deverão ter 1,1 Km e devem durar cerca de 25 minutos.

No Domingo (20) teremos a disputa da segunda etapa da Copa do Mundo.

Nino vs Gaze

Em Albstadt também teremos a oportunidade de ver o reencontro de Nino e Sam Gaze. Gaze venceu a primeira etapa da Copa do Mundo na África do Sul e foi o responsável por interromper uma  sequência de vitórias do suíço que, em 2017, fez uma temporada perfeita, vencendo todas as principais competições.

Gaze vence Nino na primeira etapa.

Nino, que teve seu pé escapado do pedal no sprint final da prova, disse, em entrevistas, que está  curioso para ver como Gaze estará em Albstadt. Gaze não foi bem em Albstadt no passado, mas tem tudo para ir muito bem esse ano. A disputa começará já nessa sexta, quando veremos os dois em disputa pela vitória do Short Track.

Brasileiros

Após finalizar a temporada de 2017 na 5ª colocação do ranking mundial, Henrique Avancini figura agora na 4ª colocação com 1351 pontos e é o principal ciclista brasileiro na prova. O brasileiro vem forte após ser 3º na Classificação Geral do Cape Epic, vencer a CIMTB – Copa Internacional de Mountain bike e, no começo do mês de maio, vencer a ultramaratona Brasil Challenge.

Veja mais:

A nave que Henrique Avancini pilotará em Albstadt

Além dele, provavelmente teremos a presença do atual campeão brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi que ocupa a 35ª posição mundial com 696 pontos.

Avancini durante a etapa 1 da Copa do Mundo de MTB XCO 2018.

No feminino, depois de terminar em 22º lugar na Africa do Sul, Raiza Goulão da equipe espanhola PMRA Racing Team, vem forte depois de fazer um excelente Cape Epic e ficando com a segunda colocação na Copa Internacional, em Araxá. Raíza se encontra na 10ª colocação do ranking mundial.

Raiza durante a etapa 1 da Copa do Mundo de MTB XCO 2018. Foto: Matthew de Lorme

Programação

Sexta 18 de maio, 2018.
Short Track feminino
Short Track masculino

Sábado, 19 de maio, 2018.
XCO sub 23 masculino

Domingo, 20 de maio, 2018.
XCO sub 23 feminino
XCO elite feminino
XCO elite masculino

Transmissão AO VIVO da Red Bull TV