Egan Bernal correrá o Tour de France 2018

Enquanto o contra-relógio da 16ª etapa do Giro da Itália se desenvolvia, o jornal espanhol Marca divulgava a notícia de que o jovem colombiano de 21 anos, Egan Bernal, fará parte da equipe da Sky que disputará o Tour de France em julho. 

Mais tarde a notícia foi confirmada por Giuseppe Acquadro, agente do atleta, que disse que houve uma mudança de planos e Bernal irá para Tour e não mais a Vuelta a Espanha como estava anteriormente planejado.

Egan Bernal assinou com a Sky no começo do ano e, apesar de ter apenas 21 anos de idade, já conseguiu alguns resultados expressivos. Em seu primeiro ano na elite mundial, Bernal já venceu a Colômbia Oro y Paz, depois foi obrigado a deixar a disputa pela Vuelta a Catalunha nos quilômetros finais da última etapa, após sofrer uma queda (ele era segundo na geral), foi segundo no Tour da Romandia e, no último mês, venceu o Tour de California.

Bernal venceu na Colômbia Oro y Paz Nairo Quintana (2º) e Rigoberto Urán (3º).

Todos esses resultados chamaram muita atenção, gerando grandes elogios da imprensa, de ciclistas e ex-ciclistas. Alberto Contador foi um dos que rasgaram elogios ao jovem colombiano, dizendo que para ele, Bernal está acima de Nairo Quintana nessa idade: “O que Egan Bernal está fazendo com 21 anos é espetacular, acima do que Quintana ou qualquer um, ele está em um nível diferente, eu o vejo vencendo o Tour de France”, disse o Pistoleiro.

No Tour da Califórnia desbancou o Tejay Van Garderen (BMC) na penultima etapa após um ataque avassalador. Na foto, no pódio da sexta etapa do Tour da Califórnia, com Adam Yates (2º) e seu amigo e super gregário Tao Geoghegan Hart (3º).

Com a inclusão de Bernal na disputa do Tour de France, os colombianos passam a ter mais um protagonista de expressão na prova, ele se juntará a Nairo Quintana e Rigoberto Urán que brigarão pelo título e Fernando Gaviria que lutará pela camisa verde, de pontos, com o campeão do mundo Peter Sagan.

Egan Arley Bernal

Nascimento: 13 de janeiro de 1997 (idade 21 anos), Zipaquirá, Colômbia
Altura: 1,75 m
Peso: 60 kg

Segundo Giuseppe Acquadro, a principal motivação para que Bernal faça sua estréia no Tour e não mais na Vuelta a Espanha é que no Tour ele sofrerá menos pressão por resultados já que, se fosse para a Espanha seria líder e todos aguardariam um grande resultado. No Tour, com Chris Froome como líder, ele terá menos responsabilidades: “No final, se ele fosse para a Vuelta, ele teria mais pressão do que no Tour, porque todos estariam de olho nele e ele teria a responsabilidade de liderar. Indo ao Tour de France, à sombra de Chris Froome, ele poderá correr mais calmo, trabalhar e aprender “, explicou o agente.

Equipe Sky na decisiva etapa do Tour da Califórnia, pouco antes de Egan Bernal Gomez lançar seu ataque para tirar de Tejay van Garderen a liderança na prova. Foto: Chris Graythen/Getty Images for AEG.

No entanto, não se descarta que, com o nível que ele vem demonstrando, ele venha a lutar por posições privilegiadas e pela camisa branca dos jovens, o que seria uma conquista impressionante se levarmos em conta que ele tem apenas 21 anos e esta é sua primeira temporada na elite mundial.