Tour da Suiça: Em chegada alucinante, Sonny Colbrelli surpreende Gaviria e Sagan na 3ª etapa

Sonny Colbrelli (Bahrain Merida) foi o grande vencedor da terceira etapa do Tour da Suíça. Após 182,8 quilômetros, o italiano foi o primeiro a partir debaixo de chuva e, mesmo de longe, não perdeu potência, deixando o colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) e o campeão do mundo, Peter Sagan (Bora), em segundo e terceiro, respectivamente. O suíço Stefan Kung (BMC) manteve a liderança da volta.

Stefan Kung (BMC) durante a etapa com a camisa de líder.

A etapa estava morna após a saída da fuga do dia que foi formada pelo australiano Calvin Watson (Aqua Blue Sport), pelo italiano Filippo Zaccanti (Nippo – Vini Fantini) que já haviam escapado na etapa de ontem e hoje tiveram a companhia do francês Fabien Grellier (Direct Energie). A briga pelos pontos da camisa de montanha pegou fogo com a presença de Grellier na fuga,  Zaccanti até o momento é o líder, mas Grellier começa a incomodar.

Os 3 foram pegos faltando 12 quilômetros para o final e foi quando as equipes, principalmente a Bora, passou a imprimir um forte ritmo na última subida do dia na intenção de eliminar alguns adversários para o sprint final.

A estratégia deu resultado, a 5 quilômetros da chegada o grupo ficou bastante selecionado, deixando para trás alguns nomes que poderiam lutar pela vitória, como aconteceu com o norueguês Alexander Kristoff (UAE) que vinha no fundo do grupo após grande aceleração de Peter Sagan na parte final da subida.

Por outro lado, os principais adversários de Sagan conseguiram se manter no grupo, mesmo após a aceleração na parte final da subida. Entre eles estavam Fernando Gaviria e Michael Matthews.

A chegada em um falso plano subindo foi disputadíssima. O francês Arthur Vichot (FDJ) tentou surpreender os sprinters com um ataque longo e que obrigou um grande esforço de Daniel Oss (Bora) para tentar diminuir a distância. Faltando pouco mais de 300 metros, o italiano Sony Colbrelli partiu pela esquerda, enquanto Peter Sagan seguia a roda do colombiano Gavíria. Percebendo que Colbrelli estava com mais ação, Sagan mudou de roda e acabou pagando por isso no final do sprint. Quando ele tentou se colocar entre o colombiano e o italiano, viu as portas se fecharem já praticamente em cima da linha. Os 3 quase foram pro chão o que deixou Colbrelli um pouco irritado.

Nesta terça-feira, a quarta etapa da volta suíça terá 189,2 quilômetros terá uma montanha de 2ª categoria localizada a 9 quilômetros da chegada. Não perca!

Vídeo:

Resultados da etapa: