Tour da Suíça: Christopher Juul-Jensen conquista sua primeira vitória World Tour

O dinamarquês Christopher Juul-Jensen (Mitchelton-Scott) venceu hoje, debaixo de chuva, a quarta etapa do Tour da Suíça. Foi a primeira vitória do ciclista de 28 anos no World Tour. 

A quarta etapa do Tour da Suíça teve 189,2 quilômetros e tinha, na parte final, uma montanha categoria 2. Foi mais um dia bastante chuvoso, assim como ontem, mas que não desanimou os atletas, principalmente aqueles que foram para a fuga logo no começo da etapa. Eram eles: Christopher Juul-Jensen, Nathan Brown (EF Education First), Mark Christian (Aqua Blue Sport), Paul Ourselin (Direct Energie), o campeão suíço Silvan Dillier e Nans Peters (AG2R La Mondiale).

Juul-Jensen liderando a fuga.

A fuga chegou a abrir mais de seis minutos, mais que suficiente para que Dillier, que estava a apenas um 1’23” atrás de Stefan Küng na geral assumisse a liderança virtual da volta.

Mas com cerca de 30 quilômetros para o final as equipes começaram a trabalhar para diminuir essa distância e ela foi caindo rapidamente. Quando começaram a escalada final, a cerca de 16 quilômetros para o final a diferença já estava abaixo de 2 min.

Com a aproximação do pelotão, mas com somente 10 km para o final, a fuga começou a acreditar que haveria chance de vitória e começaram a atacar um ao outro. O primeiro a tentar algo foi Nathan Brown que logo foi neutralizado, na sequencia foi Peters que teve melhor sorte, ou melhores pernas. O ciclista da AG2R conseguiu abrir e o único que conseguiu acompanha-lo foi Juul-Jensen.

Juul-Jensen e Peters durante a escalada.

Logo depois, quase no final da subida, Peters atacou novamente e dessa vez abriu do dinamarquês, que sobrou, mas não desistiu.

Atrás o pelotão vinha rápido já que a subida era longa, mas não tão inclinada. A inclinação, portanto, acabou não sendo problema, mas a velocidade imprimida pelas equipes fez com que a maioria dos sprinters ficassem por ali, Gaviria e Greipel foram uns dos que não aguentaram o ritmo da subida. Mas, mais uma vez, Sagan, Michael Matthews e Colbrelli permaneceram com o grupo e tudo levava a crer que teríamos mais uma etapa decidida em sprint.

Mas, na descida, a cerca de cinco quilômetros para o final, Juul Jensen alcançou Peters, passou rápido pelo ciclista da AG2R e abriu.

Ao entrar no aeroporto, onde foi feita a chegada, ele tinha mais de 20 segundos para o pelotão e ampla visão de tudo. Ele manteve uma passada monstruosa e a vitória veio com Juul-Jensen cruzando a linha 8 segundos antes que Michael Matthews (Sunweb) que venceu o sprint do pelotão.

Veja o vídeo dos últimos 1,9 km de Juul Jensen (tempo: 2’28” Velocidade: 46,7 km/h Potência: 460 w):

Yves Lampaert (Quick-Step Floors) foi o terceiro, Peter Sagan (Bora-hansgrohe) cruzou a linha na quarta posição e Sonny Colbrelli (Bahrain-Merida) foi o quinto. Com os resultados finais Sagan assume a liderança da camisa por pontos.

Sprint do pelotão.

Stefan Küng chegou junto com o pelotão e continua na liderança geral da volta.

Vídeos



Resultados da etapa