Henrique Avancini está em segundo do ranking

Após seu histórico resultado na quarta etapa da Copa do Mundo de MTB XCO, na Itália, Henrique Avancini figura como segundo do mundo no ranking da UCI.

Ranking atualizado: http://www.uci.ch/mountain-bike/ranking/

É a melhor colocação na história do ciclismo brasileiro. É até repetitivo dizer que é histórico, já que Avancini não para de obter resultados nunca antes alcançados por um brasileiro.

Em setembro do ano passado Avancini participou do Mundial, em Cairns, na Austrália, e terminou em quarto lugar, posição nunca alcançada por um brasileiro.

Avancini durante o Mundial, em Cairns. Foto: Matthew Delorme.

Foi aí que ele realmente começou a escalar o ranking da UCI, saindo da 14º colocação para o top 10. A partir daí, sempre participando de provas que dão pontos para o ranking, ele vem melhorando sua colocação.

No último final de semana ele alcançou mais um feito o qual vinha perseguindo: o pódio na Copa do Mundo. Ele terminou em quarto na quarta etapa da Copa do Mundo, em Val di Sole, Itália. Foi mais um resultado inédito.

Pódio da Copa do Mundo, em Val di Sole.

Com a atualização do ranking e a soma desse último resultados, Avancini tem agora 1.546 pontos no ranking da UCI, atrás apenas da lenda Nino Schurter (SUI) que está com 2.170.

“Estou super feliz com essa marca alcançada. Sempre trabalhei muito tempo pensando em crescer e ser melhor, mas nunca tive um número na cabeça. Não sei o que vem pela frente, mas vou continuar trabalhando. É difícil digerir isso, porque não deixei de ter grandes objetivos pessoais. Minha postura como atleta será a mesma, de querer crescer. Às vezes as coisas se concretizam, você sobe no ranking com melhores resultados, às vezes não. Tenho buscado me aprimorar e é uma felicidade enorme ver isso concretizado em uma tabela, em um número. Fico feliz em trazer mais essa alegria para o esporte brasileiro e para o nosso mountain bike. Um dia especial para mim”, comemora o atleta.