Tour Down Under: Impey é bi-campeão em dia de Porte

Richie Porte (Trek-Segafredo) venceu a última etapa do Tour Down Under. Foi a sua sexta vitória consecutiva em Willunga Hill, mas, assim como no ano passado, quem conquistou a geral da volta australiana foi o sul-africano Daryl Impey (Mitchelton-Scott).

Impey campeão 2018 e 2019: é a primeira vez na história da volta que um ciclista conquista o título em dois anos consecutivos.

A última etapa pegou fogo quando o pelotão neutralizou a fuga do dia, no início da primeira escalada (subiriam duas vezes) da dura subida de Willunga Hill.

Já nos primeiros metros pudemos perceber o que aconteceria no final, a equipe Sky colocou seus gregários na ponta do grupo e maltratou as pernas de quem conseguiu suportar o ritmo. No final, o pequeno francês, da Sky, Kenny Elissonde apertou o ritmo e só quem foi atrás foi o líder da equipe Wout Poels.

Eles andaram juntos até o topo da montanha e ao final diminuíram o ritmo, ficando evidente que Elissonde apertou demais desnecessariamente nesse momento. Logo depois o grupo com os favoritos encostou e todos foram para a última escalada juntos.

E o começo da segunda e derradeira escalada foi muito parecida com a primeira: Sky na ponta e destruição do grupo. Mais uma vez Elissonde apertou, conseguiu abrir um gap e, logo depois, Poels saltou do grupo para encostar no francês e tentar mais uma vez o que conseguiram na primeira.

Elissonde estava endiabrado e causou o terror no grupo dos favoritos.

Os dois conseguiram abrir alguma vantagem, mas o grupo, liderados pela Sunweb, manteve o passo já sabendo que dessa vez não poderiam deixa-los escapar. A vantagem era a mesma quando Porte atacou o grupo e foi em busca dos ciclistas da Sky. Logo ele ultrapassou Poels que tentou ir em sua roda enquanto pôde. Poels, apesar de perder alguns metros manteve o ritmo não deixando que Porte abrisse muita distância.

Porte fez o possível para tentar colocar tempo em Impey e vencer a geral. Sentava e levantava o tempo todo do selim, procurando não perder tempo, mas Impey, assim como fez em 2018, correu pensando exclusivamente na classificação geral. Ele manteve-se frio, andando atrás de seu gregário até os 500 metros finais quando atacou e conseguiu chegar logo atrás de Porte e Poels garantindo assim a primeira colocação geral da volta.

Impey correu como campeão e soube esperar o momento certo para atacar e vencer o TDU.

Patrick Bevin (CCC), que liderava a geral até essa etapa, tentou defender sua posição, mas o as consequências do acidente ocorrido na quinta etapa foram sentidos ainda quando entraram na primeira escalada de Willunga Hill e ele perdeu contato com o grupo dos favoritos.

A classificação geral do Tour Down Under 2019 finalizou com Impey em primeiro, seguido por Richie Porte +13″ e Poels em terceiro, completando o pódio, a +17″ do líder.

Impey agradeceu demais a equipe, sem ela não seria possível.

A surpresa do Top 10 ficou com o jovem australiano Chris Hamilton (Sunweb) que conquistou a sexta colocação geral.

Vídeos

Resumo:

Entrevistas:



Classificação


-caso não funcione, clique aqui!-