Paris-Nice: Groenewegen triunfa após vento estilhaçar o pelotão

Conforme dizia Jacques Anquetil, ciclista francês que venceu o Tour de France cinco vezes: uma vez na França, tudo pode acontecer! Hoje os ciclistas enfrentaram mais uma etapa plana, mas que não foi nada agradável.

A vitória dessa dura etapa ficou com o camisa amarela Dylan Groenewegen (Team Jumbo-Visma), que também venceu ontem e ampliou a liderança. A etapa foi marcada por um forte vento que dizimou o pelotão e causou o caos por mais um dia!

Veja também:

CIMTB: Avancini e Jaque Mourão mostraram as garras na abertura!

Paris-Nice teve primeira etapa com vento e caos!

Julian Alaphilippe vence a Strade Bianche

The peloton shattered in the crosswinds
Pelotão sendo despedaçado pelo vento (Bettini).

O vento destruiu os ciclistas que tiveram de seguir o planejamento dos chefes de equipe à risca para que os líderes de equipe chegassem ilesos e sem perder tempo na geral. Na prática não foi bem assim, de modo que a Sky, mais uma vez, conseguiu desempenhar um grande trabalho com o trio Luke Rowe, Michal Kwiatkowski e Egan Bernal.

Gorka Izagirre (Astana) crashed on stage 2
Pódio na edição de 2018, o campeão espanhol Gorka Izagirre (Astana) caiu feio na etapa e teve de abandonar. O mesmo aconteceu com o colombiano Rigoberto Uran (EF-Education First) (Getty).

Entre as equipes, rolou muita discussão após a etapa, de modo que poucos diretores de equipe estão satisfeitos com o andamento das coisas. Vários líderes de equipe já descartaram a briga pela geral, como Ion Izagirre, Pozzovivo, Henao e muitos outros. Vários ciclistas de peso também já abandonaram, como Uran, Barguil, Gorka Izagirre etc..

Sofrimento por todos os lados nessa etapa com mais de 51km/h de média!

O que os chefes de equipe pensam agora é como juntar o que sobrou das equipes, após duas etapas “planas”, e seguir em frente. Muitos irão focar na briga por etapas, e outros tentarão resultados nas montanhas ou no crono de 25km na quinta-feira. Essa volta é bastante complicada todos os anos, mas parece que nessa edição a coisa está surreal!

Egan Bernal está surpreendendo a todos com o nível de seu ciclismo, sempre na ponta em momentos críticos, sem vacilar nos cortes com vento. O jovem colombiano lidera a camisa branca de jovem talento e deve ir em busca do título geral! (Getty)

Amanhã os ciclistas enfrentam a primeira etapa com 200km, entre Cepoy  e  Moulines/Yzeure, completamente plana e que, conforme vimos nestas duas primeiras etapas, tudo pode acontecer!

Vídeos

Resumo:

Último km:

Minuto camisa amarela:

Tombo de Rigoberto Uran:

Resultados