WAVECEL: O que é essa nova tecnologia da TREK?

Conheça a tecnologia para capacetes Wavecel, lançada pela Trek HOJE!

Hoje a Bontrager, marca de componentes e acessórios que pertence a Trek, anunciou uma nova tecnologia para capacetes, essa tecnologia quebra padrões de mais de 30 anos!

Conheça a tecnologia para capacetes Wavecel, lançada pela Trek HOJE!

Sabemos que no ciclismo, muitas vezes que nosso corpo é a nossa única proteção. Devido as quedas muito frequentes, o uso do capacete passou a ser indispensável em treinos e corridas. E ter um bom capacete pode ser a pequena linha que te separa entre a vida e a morte, se porventura você vier a se acidentar.

Em 2001, surgiu a tecnologia MIPS. Essa tecnologia veio, pois os pesquisadores começaram a perceber que os impactos na cabeça não eram linearmente de cima para baixo como sugeriam os testes normais de capacete. Esses impactos sempre vêem com alguma angulação.

O sistema MIPS, simula uma proteção similar a natural do cérebro, através de uma camada fina de plastico entre o capacete e a cabeça do atleta. Dessa forma ao sofrer o impacto, essa camada desliza, dissipando todo o impacto.

Estudos sobre a tecnologia MIPS e a redução dos danos ao cérebro.

E O WAVECEL: O QUE É? COMO FUNCIONA ?

O wavecel é um material celular, criado por um biomecânico e um médico ortopedista. É um material celular, que segundo a Trek com apenas 53g a mais no peso total do capacete, é capaz de diminuir em 48x a chance do ciclista ter uma concussão. Funciona passando por uma mudança de 3 etapas na estrutura, dessa forma o impacto é absorvido antes que ele atinja sua cabeça.

Primeiro as células se flexionam, se deformam e por fim afastam o impacto da sua cabeça.

Detalhe da wavecel, revestindo o capacete

ANÁLISE DOS ESTUDOS E DOS RESULTADOS

O estudo realizou o comparativo entre um capacete com a mesma ‘concha’ mas sendo um simples, um que possui a tecnologia MIPS e o capacete equipado com o Wavecel. Foram testados impactos a 30º, 45º e 60º, que você pode analisar vendo os pontos vermelhos na imagem abaixo:

(A) Capacete Comum (B) MIPS (C) Wavecel. Os pontos vermelhos na ultima foto, indicam onde é o impacto de acordo com cada angulação

O teste foi realizado com um impacto de 17,28km/h (4,8m/s), cuja qual é a velocidade exigida nos testes de capacete segundo as normas do EUA. O teste a 45º também foi realizado a uma velocidade de 22,32km/h (6,2m/s).

RESULTADOS

O capacete comum é extremamente eficaz contra lesões no crânio, mas não tão bom assim para proteger de lesões cerebrais.

Tanto MIPS como Wavecel demonstraram potencial na redução da aceleração rotacional no impacto. As diferenças dessas duas tecnologias em relação ao capacete comum, enfatiza a necessidade de pesquisas e desenvolvimentos nessa área.

Como foi realizado os testes. O capacete era içado e descia na velocidade pré-determinada contra a placa com angulação necessária.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sim, um capacete salva a sua vida durante um tombo ou um acidente, então investir em novas tecnologias nunca é demais.
Os capacetes com MIPS podem ser encontrados a partir +- de R$400,00, enquanto os novos da Bontrager podem ser comprados a partir de R$849,00

Caso queira ler o estudo completo pode acessar por aqui: Evaluation of a novel bicycle Helmet in oblique impact testing

Sobre Estagiário 59 Artigos
Menos conhecido por Giovanni Santana, é graduando em Engenharia de Aquicultura (UFPR). Ciclista de fim de semana, entusiasta e corneta em tempo integral.