Cape Epic: Avancini e Fumic assumem a liderança!

Nada como um dia após o outro para lembrar a todos que o Cape Epic só acaba quando termina. Hoje, após um furo de pneu Lars Forster, a dupla da Cannondale, enfim, pode comemorar! E comemorou em dose dupla: venceu a etapa e assumiu a camisa amarela de líder da prova.

Fotos da matéria por: https://www.cape-epic.com

Avancini e Fumic, os novos camisa amarela da Cape Epic.

A Cannondale Factory Racing iniciou a terceira etapa, uma das mais duras dessa edição da Cape Epic, com 107 quilômetros com 2800 de altimetria, com uma agressividade acima do normal.

Eles iniciaram a prova em um ritmo muito forte na tentativa de colocar pressão sobre Nino e Forster e deu certo. Logo na primeira subida da etapa eles perceberam que Forster estava sentindo o ritmo e apertaram um pouco mais.

Leia também: Cape Epic: Nino e Forster mantém o domínio e vencem a segunda etapa

Todos passaram essa subida e eles foram para a icônica subida de Groenlandberg. Avancini sempre mostrando que estava muito bem, andou sempre alguns metros na frente do grupo que, mais uma vez, tinha Forster na parte de trás.

Já com todos no limite terminaram a escalada e entraram na descida, que era extremamente técnica, ainda mais pela velocidade que eles estavam descendo. E como quem está cansado costuma errar, não demorou muito para que Lars Forster acertasse uma pedra e cortasse o pneu traseiro.

Foi um caos! A dupla da Scott-SRAM não conseguia tirar o pneu do aro e todo grupo, que ainda tinha algumas duplas, aceleravam na frente abrindo uma longa distância. Depois de algum tempo tentando uma solução, os dois resolveram recolocar a roda na bike de Forster, mesmo com o pneu furado, e descer em direção ao ponto de água e apoio que ficava no km 60 da prova.

Resumindo, eles estavam praticamente na metade da prova e sem solução para o pneu furado.

Porém, como nem tudo é azar, a equipe DSV-Scott-SRAM, que é uma “equipe apoio” da Scott acabou os alcançando e deram uma roda para que eles seguissem. Apesar dessa “sorte” o azar já havia acontecido e ele veio acompanhado de 9 minutos de atraso para os líderes.

9 minutos de espera por uma roda!

Na frente, percebendo a situação, a dupla da Cannondale sumia na frente, largando todas as outras duplas para trás. De acordo com Fumic, eles não atacaram ou ficaram ansiosos, apenas tentaram andar em um ritmo forte e constante até cruzarem o pórtico de chegada, depois de 4h30min de prova.

Avancini e Fumic voaram no ar, na terra e na água! 🙂

Nino e Forster, como não poderia deixar de ser, andaram no limite e fizeram a diferença cair. Eles fecharam a etapa em quarto lugar depois de 6min45seg da dupla da Cannondale.

A dupla da BULLS Heroes (Urs Huber e Simon Stiebjahn) terminou em segundo, enquanto Damiano Ferraro e Samuele Porro da Trek Selle San Marco fecharam o pódio.

Além da dupla da Scott outras deram muito azar. A Kross-Spur de Sergio Mantecon Gutierrez e Ondrej Zink, depois do segundo lugar de ontem, hoje, mais uma vez, eles sofreram com problemas mecânicos e terminaram a etapa a mais de uma hora da dupla da Cannondale. E a primeira dupla da Specialized, formada por Sam Gaze e Jaroslav Kulhavy, também foi desclassificada após Gaze abandonar devido a consequências da queda na primeira etapa.

Resta a Specialized agora defender a camisa de melhor dupla de sulafricanos da equipe SpecializedFoundationNAD, formada por Alan Hatherly e Matthew Beers.

Agora na liderança geral do Cape Epic, Henrique Avancini e Manuel Fumic possuem agora uma vantagem de 2min41seg sobre a dupla da Scott-Sram. Em terceiro, na geral, está a equipe BULLS Heroes 7min45seg atrás.

Pódio da etapa de hoje.

Grand Masters

O outro brasileiro que está disputando a prova com grande destaque é Abraão Azevedo que segue liderando a categoria Grand Masters ao lado do holandês Bart Brentjens.

Feminino

A dupla da Specialized, Annika Langvad e Anna van der Breggen, venceu mais uma etapa, hoje elas colocaram mais de 5 minutos na dupla Summit Fin. Na geral Annika e Anna seguem tranquilas com uma vantagem de mais de 20 min. para as segundas colocadas.

Annika e Anna já estão a mais de 20 minutos das segundas colocadas.

Resultados completos

Veja no site do Cape Epic os resultados completos das etapas: https://www.cape-epic.com/riders/the-2019-race/results

Vídeo

Assista tudo o que aconteceu na terceira etapa aqui:

Próximas etapas da Absa Cape Epic 2019