Critérium du Dauphiné: o último grande teste para o Tour de France

Com o final do Giro d’Itália o mundo do ciclismo, finalmente, começa a voltar sua atenção para o maior Grand Tour da face da terra, o Tour de France, que acontece de 2 a 24 de Julho.

Os principais candidatos ao título estão terminando seus períodos de treinamento e alguns deles disputarão o Critérium du Dauphiné que acontece na França a partir desse Domingo (5/6).

A prova tem uma semana e é conhecida por ser a última oportunidade para testar o nível de preparo físico no qual cada um se encontra.

Com duração de oito dias, o Critérium du Dauphiné é uma espécie de versão reduzida do Tour, variando contrarrelógios, etapas planas e montanhosas realizadas através de estradas francesas muito parecidas com as que os ciclistas enfrentarão em julho.

Esse ano a briga promete ser quente já que a primeira etapa é uma mini crono escalada de 3,9 Km com média de quase 10%. Quer dizer, já vão separar quem lutará pela vitória final e quem será coadjuvante já no primeiro dia.

Veja o perfil do prólogo:

 

profile-00 copy

Os Favoritos

A equipe Sky, do atual campeão do Tour de France, Chris Froome, aproveita, já há alguns anos, o Critérium du Dauphiné para levar a maioria dos ciclistas que estarão no Tour e fazer uma espécie de teste pré Tour colocando em prática o que querem fazer no próximo mês, isto é, utilizar todas as estratégias e, principalmente, vencer.

sky

A equipe venceu 4 dos últimos 5 Critérium du Dauphiné, duas vezes com Bradley Wiggins (2011 e 2012) e duas vezes com Chris Froome (2013 e 2015).

A Sky, como sempre, vem muito forte e terá, inclusive, Mikel Landa que, depois de abandonar o Giro d’Itália, será um gregário de luxo para Froome.

Outro grande candidato ao Tour que estará presente no Critérium será Alberto Contador.

Contador, depois de tentar vencer Giro e Tour ano passado e obtendo “apenas” a vitória no Giro, mudou a estratégia e esse ano, assim como todos os seus principais adversários, ele e a Tinkoff estão apostando todas as fichas no Tour de France e pensando nisso, assim como a Sky, vão ao Critérium fazer um teste final.

Além deles os outros candidatos ao título são: o italiano Fábio Aru (Astana), o francês Thibaut Pinot (FDJ), o australiano Richie Porte (BMC), o francês Romain Bardet (AG2R) e o sempre perigoso espanhol Joaquin “Purito” Rodriguez (Katusha).

 As etapas

 

1 – Domingo 5 de junho: Prologue, Les Gets, 3,9 km (ITT)

profile-00 copy

 

2 – Segunda-feira, 6 jun: Fase 1, Cluses para Saint-Vulbas, 186 km

profile-01

 

3 – Terça – feira, junho 7: Stage 2, Creches-sur-Saône para Chalmazel-Jeansagnière, 167,5 km

profile-02

 

4 – Quarta-feira, 8 jun: Stage 3, Boën-sur-Lignon para Tournon-sur-Rhône, 182 km profile-03

 

5 – Quinta-feira, junho 9: Estágio 4, Tain-l’Hermitage para Belley, 176 km profile-04 copy

 

6 – Sexta-feira, junho 10: Stage 5, La Ravine para Vaujany, 140 km

profile-05

 

7 – Sábado 11 junho: Stage 6, La Rochelle para Méribel, 141 km

profile-06

 

8 – Domingo, 12 junho: Stage 7, Le-Pont-de-Claix para Superdévoluy, 151 kmprofile-07

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*