Campeonato Mundial de MTB Cross-Country 2016: Nové Město na Moravě, República Checa

Começa hoje (29/06) o Campeonato Mundial de Mountain Bike Cross-Country 2016, em Nové Město na Moravě, República Checa. Serão três modalidade e os vencedores conquistarão o direito de vestir a camisa arco-íris por um ano. As modalidades são: Cross-Country Eliminator (XCE), Team Relay (XCR) e o Cross-Country Olímpico (XCO).

Será a primeira vez que o Mundial será disputado na República Checa.

Os atuais campeões nas modalidade da categoria Elite, são:

• Nino Schurter (XCO)
• Daniel Federspiel (XCE)
• França (XCR)*
Feminino:
• Pauline Ferrand-Prévot (XCO)
• Linda Indergand (XCE)
• França (XCR)*

*Disputa em equipe e que participam atletas de outras categorias.

As disputas

O campeonato começa com o Cross-Country Eliminator (XCE) na quarta-feira (29/06), que é a mais nova modalidade Cross-Country.

Disputados, pela primeira vez, no mundial de 2012, é uma prova com um circuito curto (geralmente menos de dois minutos para uma volta), com os atletas largando em baterias de quatro, sendo que os dois primeiros atletas que completarem a volta avançam. São várias baterias eliminatórias e a disputa do título é feita com os 4 melhores pilotos. A corrida é aberta a todas as categorias de idade. O circuito dessa prova passará por alguns trechos do Cross-Country Olímpico, incluindo um “Rock-Garden” e uma pequena subida.

Largada do XCE.
Largada do XCE.

Na quinta-feira (30/06) teremos o Team Relay (XCR), que funciona da seguinte forma: Cada país seleciona quatro atletas – Um homem da categoria Junior, um da Sub-23, um homem da Elite e uma mulher da Elite -, e cada um deles deverá dar uma volta no circuito. Será feito um revezamento entre os atletas, que terão que fazer a transição em área designada, e sendo que o próximo atleta só poderá partir após o que estiver terminando a volta tocá-lo.

Atletas fazendo a transição.
Atletas fazendo a transição.

Sexta-feira teremos o início das competições mais importante do campeonato, o Cross-Country Olímpico (XCO).

Primeiro teremos as categorias masculino e feminino Junior, depois, no sábado, será a vez do masculino Sub-23 e da Elite feminina. As competições se encerram no Domingo, com a disputa do feminino Sub-23 e da Elite masculina.

A corrida na Elite feminina terá a presença da mais recente campeã mundial de maratona Jolanda Neff (Suíça) que tentará conquistar mais um título mundial contra a atual líder da Copa do Mundo, Annika Langvad (Dinamarca), a duas vezes campeã do mundo Catharine Pendrel (Canadá) e a bela francesa, atual campeã mundial e que defende seu título, Pauline Ferrand-Prevot. Outras a serem observadas serão a atleta local Katerina Nash (República Checa) e a Norueguesa Guun-Rita Dahle Flesjaa.

Pauline Ferrand-Prevot em ação no Mundial de 2015.
Pauline Ferrand-Prevot em ação no Mundial de 2015.

Na Elite masculina, os três principais candidatos ao título são: o atual campeão mundial e líder da Copa do Mundo Nino Schurter (Suíça), o cinco vezes Campeão do Mundo e duas vezes campeão olímpico Julien Absalon (França) e a super estrela Checa Jaroslav Kulhavy, campeão olímpico em Londres, 2012. Outros dois pilotos que estão em excelente forma física e têm condições de vitória, são o francês Maxime Marotte, que subiu no pódio em todas as etapas da copa do mundo até agora, e o suíço Mathias Fluckiger que também está muito bem colocado na Copa do Mundo.

Nino durante a disputa em 2015.
Nino durante a disputa em 2015.

O circuito muito bem arborizado fica a sudeste da capital (Praga), tem 4,1 km e possui 50% de seu trajeto de subidas. Assim que iniciam os circuito os pilotos, logo no começo, já passam por um “rock-garden” e em seguida entram em longa subida, no fina dela, descem rapidamente e entram em outra subida longa. Logo depois descem por outro “rock-garden” e entram em uma outra subida, a mais longa do circuito. Ao final da subida eles descem e vão para a parte mais plana do circuito. Nesse momento passam pelo trecho mais famoso do circuito, a seção “Rock n´Roll” e depois voltam para a arena para fechar a volta.

maxresdefault
Seção Rock n´Roll do circuito de Nové Město na Moravě.

É aguardar pra ver!

Você pode acompanhar tudo pelos canais da UCI, no youtube.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*