Tour de France: Dumoulin vence com autoridade primeiro crono

Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) venceu hoje o primeiro contra-relógio do Tour de France. Ele percorreu os 37,5 km da etapa 13 com o tempo de 50min15seg, numa média de quase 45km/h.

O atual líder do Tour, Chris Froome (Sky Team), terminou em segundo 1min03seg mais lento que Dumoulin e em terceiro ficou o português Nelson Oliveira (Movistar), com mais 1min31seg.

Essa etapa era grande meta de Dumoulin para o Tour. Ele vem treinando especificamente para o contra-relógio dos Jogos Olímpicos e colocar 1 min em Froome mostra que ele está no caminho certo.

Froome com o resultado abriu vantagem sobre seus adversários. O mais próximo dele foi Bauke Mollema (Trek-Segafredo), que fez 51 segundos a mais que o camisa amarela. O holandês, que estava desanimado com os ajustes dos tempos de ontem na problemática etapa do Mont Ventoux, agora está em segundo lugar 1min45seg atrás de Froome.

gettyimages_576499500_670
Chris Froome ampliou sua liderança ao terminar na segunda colocação na etapa (Getty Images).

Como a etapa se desenvolveu

Este era considerado um dia crucial para a classificação geral, haja vista que com 12 etapas percorridas, o cansaço acumulado é grande, e um crono de quase 40km pode tirar as forças de vários ciclistas e comprometer a performance. Pensando nisso, o campeão do dia, Tom Dumoulin, não se aventurou em fugas ou brigou por posições nas últimas etapas, apenas se resguardou para andar bem hoje. O resultado foi a completa destruição dos tempos em todas as parciais, o holandês simplesmente voou!

A zebra da etapa ficou por conta de Bauke Mollema (Trek), que é considerado um ciclista escalador, fez o crono de sua vida hoje, e com a bela apresentação na etapa de ontem, agora está na segunda colocação geral. É difícil dizer se Mollema terá time para defendê-lo nas próximas etapas, o pódio no Tour ainda está em aberto e a briga vai ser grande para ficar  nele.

Adam Yates (Orica-BikeExchange), atual melhor jovem da competição, fez um excelente tempo e agora está em terceiro à 2min45seg do líder.

bettiniphoto_0256057_1_originali_670
Adam Yates continua sendo o líder da categoria jovem talento e terceiro geral (Bettini Photo).

Nairo Quintana (Movistar) permanece em quarto lugar, mas agora está a 2min59seg atrás de Froome. Os Alpes estão aparecendo no horizonte e serão as últimas oportunidades do colombiano atacar e tentar o seu primeiro título do Tour de France.

A maior evolução do dia foi de Richie Porte (BMC Racing), ele reentrou no top-10 da prova depois de ter seu pneu furado na segunda etapa. No crono de hoje ele fez o segundo melhor tempo na primeira parcial, a apenas 7 segundos de Dumoulin (o começo era uma longa e dura subida), mas depois foi caindo o ritmo e ele terminou  a 3:23min do vencedor, mas mesmo assim foi melhor que seus rivais na geral.

20165610_323661_670
Dumoulin voou baixo a bordo da sua Giant Trinity (Tim De Waele).

Já o frânces Thibaut Pinot (FDJ) abandonou o Tour pouco antes do início da etapa alegando bronquite. Ele estava na briga pela camisa de rei da montanha.

O contra-relógio de hoje também fez vítimas, Julian Alaphilippe caiu feio, mas se levantou e conseguiu terminar a prova, já Edward Theuns (Trek) não teve a mesma sorte, ele caiu feio e fraturou a vértebra c12, indo diretamente para o hospital e sendo obrigado a abandonar o Tour, ele passou por cirurgia e ainda não há maiores detalhes da saúde do ciclista belga.

Sábado acontece a décima quarta etapa, onde serão percorridos 208,5 km. O percurso sem subidas difíceis deverá terminar em sprint entre os velocistas.

Mais sobre o Crono:
• Dumoulin é o terceiro ciclista deste Tour a ganhar mais de uma etapa (Mark Cavendish já venceu três e Sagan duas)
• Todos os usuários de camisas de líder e o vencedor da etapa subiram ao pódio juntos e fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas do terrível ataque que aconteceu em Nice.

gettyimages_576502670_670
Não houve a cerimônia de premiação após a etapa, foi dedicado 1min de silêncio às vítimas do atentado em Nice (Getty Images).

 

Acompanhe os melhores momentos da etapa:

Vídeo on-board da etapa:

Confira mais imagens da etapa:

Veja tudo sobre as etapas aqui.

Resultados

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*