Tour de France: Froome destrói na crono-escalada e amplia liderança

Chris Froome impressionou a todos mais uma vez neste Tour. Ele venceu, desta vez, a difícil crono-escalada de 17km e mais de 800m de desnível na cidade francesa de Sallanches, na região dos Alpes. O líder da prova já havia vencido uma etapa atacando na descida e agora vence subindo, mostrando que ele é, realmente, um ciclista completo.

Muitos apostavam em nova vitória de Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) que venceu duas etapas até aqui e tem se mostrado um grande especialista na prova contra o cronômetro. O holandês fez um grande tempo e setou o tempo mais rápido durante boa parte do dia, sendo superado apenas pelo último atleta a largar: Froome.

Para Nairo Quintana (Movistar) a etapa que deveria ser voltada para suas características, mostrou que o colombiano não está na melhor forma, chegando apenas na décima colocação, a 1:10min de Froome, permanecendo assim na quarta colocação, 21 segundos do líder da camisa branca e revelação deste Tour, Adam Yates (Orica-BikeExchange).

gettyimages_578250080_670
Peter Sagan recuperando as forças após mais uma etapa desgastante (Getty).

Como a etapa se desenvolveu

Além de ser uma etapa dura, a crono-escalada não consistia apenas em fazer força, dependia da estratégia de cada atleta e da comissão técnica. Como a etapa possuía um longo trecho plano no começo e o final em descida, vários atletas escolheram largar com clipe na bike de estrada e kit para crono, a alguns escolheram a bike para crono. A escolha é sempre um dilema: largar com uma bike mais pesada e ganhar tempo nos trechos rápidos, ou largar com uma bike mais leve e ganhar tempo nas subidas?

A resposta de qual bike era a melhor vem da classificação final: o vencedor (Froome) e o segundo (Dumoulin) usaram bikes de crono com rodas de perfil médio, o que parece ter ajudado, já que a diferença entre os atletas foi muito próxima.

gettyimages_578250658_670
Dumoulin fez novamente um grande contra-relógio, mas foi superado pelo líder, Chris Froome (Getty).

Grande etapa também para o italiano para Fábio Aru (Astana), que ao lado de Richie Porte (BMC) fizeram o tempo de 33s mais lento que o vencedor Froome e ficaram na terceira colocação. Tudo indica que nas próximas 2 etapas o pódio será definido e muita coisa ainda pode mudar.

Veja a entrevista com o vencedor e líder, Chris Froome:

https://www.youtube.com/watch?v=jSVNWCACsgc

Confira os melhores momentos da etapa:

https://www.youtube.com/watch?v=yCqiB8MX3Zc

 

Confira mais imagens da etapa (Getty Images/Tim De Waele/Bettini Photo):

Veja tudo sobre as etapas aqui.

Resultados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*