Vuelta 2016: De la Cruz vence e assume a liderança

Dia perfeito para David de la Cruz (Etixx-QuickStep) nesta etapa 9 da Vuelta, ele venceu a etapa e pegou a camisa de líder que estava nas mãos de ninguém menos do que Nairo Quintana (Movistar). De la Cruz fez parte de uma grande fuga com 12 ciclistas que acabou batendo o pelotão em uma etapa dura, após muitos ataques e com a subida final no Alto del Naranco.

Saiba Tudo sobre a Vuelta aqui!

gettyimages_596882832_670
Chegada do pelotão com Valverde e Samuel Sanches brigando lado a lado (Getty).

Quintana e Movistar perdem a liderança de propósito

Segundo a Movistar, a perda da camisa de líder para a Etixx foi premeditada e proposital. Para ambas equipes, a troca da liderança é benéfica, a Movistar tem uma etapa com final muito duro na etapa de amanhã para controlar, e pode compartilhar com a Etixx o controle do pelotão nas partes menos importantes da prova, como a passagem pelas praias da região de Asturias, que onde a etapa de amanhã se desenvolve.

Para a Etixx, por outro lado, a vitória de etapa e o “plus” da camisa de líder, ajuda a equipe a se promover ainda mais, sendo que das 9 etapas até aqui, eles venceram 3, mostrando uma ótima preparação de seus atletas, que venceram, neste ano, etapas das 3 grandes voltas: Giro, Tour, e agora da Vuelta.

sptdw8083_670
A fuga do dia: Simon Clarke e Moreno Moser (Cannondale-Drapac), Dylan Teuns (BMC), Alexandre Geniez (FDJ), Jan Bakelants (AG2R La Mondiale), Thomas De Gendt (Lotto-Soudal), David de la Cruz (Etixx-QuickStep), Luis Leon Sanchez (Astana), Mathias Frank e Dries Devenyns (IAM Cycling), Bartosz Huzarski (Bora Argon 18) e Pello Bilbao (Caja Rural) (TDW).

Os últimos 50km da etapa consistiam de várias subidas duras, e na fuga os ataques eram constantes. Primeiro, Thomas de Gendt tentou escapar sozinho, algo desumano se compararmos o alto nível dos ciclistas da fuga, e durante 20km os ciclistas se revezaram para anular o ataque de De Gendt. Mais tarde ele atacou novamente e de novo! Quando chegou nos últimos 10km, De Gendt, que seria um dos cotados para a vitória, não resistiu ao ritmo dos ciclistas que se pouparam mais e cortou.

20165683_330785_670
Dries Devenyns (IAM) e De la Cruz (Etixx) deixaram seus companheiros de fuga e se ajudaram mutuamente, decidindo a etapa.

Uma fuga estratégica entre Dries Devenyns (IAM) e De la Cruz (Etixx) acabou se formando e os dois se ajudando perfeitamente, abrindo 1 minuto e até chegar no km final eles ainda se ajudavam. Foi então, que De la Cruz atacou faltando 700m para o final e a marcha de Devenyns caiu (veja no vídeo abaixo), foi muito rápido, e custou a vitória da etapa para Devenyns. Mas, de qualquer forma, não tira o mérito de De la Cruz, que teria pego a camisa de líder de qualquer forma.

Veja o resumo da etapa:

Confira o vídeo on-board da etapa:

Últimos km em HD:

https://www.youtube.com/watch?v=-G2hA5GT4hQ

Confira mais imagens desta etapa (TDW):

 Resultados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*