Nícolas Sessler vence a Volta a Valencia


Terminou no Domingo com vitória geral do brasileiro Nícolas Sessler (22) a sexta edição da Volta a Valencia. Foram 503 quilômetros em 4 etapas, disputados por mais de 160 ciclistas e 23 equipes de Portugal, França, Holanda, Japão, África do Sul e Rússia.

0b6659bfc001f5710d52624febc9f0c2_XL

A prova, que acontece anualmente, foi muito disputada tendo 3 líderes diferentes. O português Gaspar Gonçalves venceu e assumiu a liderança na primeira etapa. Na segunda, assumiu o ciclista local Julio Alberto Amores. O jovem talento brasileiro, Nícolas Sessler, venceu a terceira etapa e assumiu a liderança geral da prova a qual não perdeu mais.

Terceira e decisiva etapa

A terceira etapa, disputada na cidade de Náquera, foi o palco da principal disputa da Volta. Eram oito voltas em um circuito com subidas que acabaram se tornando um inferno para as equipes interessadas em trazer o pelotão para o sprint final. A maior interessada era a equipe do então líder Julio Alberto Amores (Controlpack). Os ataques foram a tônica do dia, mas nenhuma fuga se formou até que, na parte final da etapa, Eric Valiente (ULB Sports) e César Martingil (Liberty) abriram uma fuga, os dois não representavam perigo na disputa da liderança geral da prova, então, o pelotão deixou-os ir.

Tudo se encaminhava para um final em sprint quando Sergio Martin (Bicicletas Rodriguez) saltou nos dois escapados. Sergio Martin era o então nono colocado da geral a, apenas, 4 segundos do líder, assim como Nícolas.

segunda
Classificação da segunda etapa, com Martin em 9º e Sessler em 13º.

O pelotão logo se mobilizou e começou a acelerar. Faltando pouco mais de uma volta o pelotão chegou mais perto e Nícolas, percebendo uma oportunidade, atacou o pelotão e alcançou o trio escapado.

Assim que chegou ele assumiu a ponta e acelerou forte. Atrás, o pelotão tentou uma reação desesperada, mas era tarde, o final se aproximava e o quarteto estava a quase 1 minuto na frente.

Nos metros finais, a disputa foi intensa, afinal era a briga pela etapa e liderança geral da Volta. César Martingil, que nada tinha a ver com isso, foi o primeiro a partir para o sprint, Nícolas Sessler aguardou o melhor momento e partiu superando o português nos metros finais. Dupla vitória brasileira, vencendo a etapa e assumindo a liderança geral da prova.

Nícolas vencendo a terceira etapa.
Nícolas vencendo a terceira etapa.

A quarta etapa, como era de se esperar, foi muito disputada também. Houveram muitas tentativas de fuga, algumas, inclusive, ameaçando a liderança geral final da prova. Mas tanto a equipe de Sessler, a Team Compak, quanto a equipe Bicicletas Rodriguez do segundo colocado na geral, controlaram bem a prova e, no final, mesmo vencendo uma fuga, ela não abriu tempo suficiente para tirar a geral do brasileiro.

Team Compak
Team Compak trabalhando duro na última etapa da competição para garantir a vitória do brasileiro.
Classificação geral final.

Nícolas Sessler ainda é pouco conhecido dos brasileiro. Ele competia, até o ano passado, somente de MTB, esse é o primeiro ano em que ele se dedica completamente às provas de estrada.

No final do evento ele falou sobre isso:

“Eu vim do MTB onde alcancei bons resultados, mas na estrada ainda tenho muito o que aprender. Fiquei surpreendido com Volta a Valencia, com a qualidade dos adversários e da organização. Pra mim é uma grande honra vencer aqui. É a minha primeira vitória na estrada e nunca irei esquecer. Quero agradecer a equipe Compak por confiar em mim e me trazer para a Espanha.”

A participação de Nícolas na prova foi um convite da equipe espanhola Team Compak, sua atual equipe é a belga VL Technics-Experza-Abutriek.

Nícolas Sessler
Nícolas em intervalo de treino já com sua equipe após a vitória.
Foto do Facebook do atleta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*