Ícone do site Digital Cycling

Galeria histórica do mito Fabian Cancellara

Esta matéria tem o apoio de

Em 2016 Fabian Cancellara, o suíço que é considerado um dos maiores atletas de clássicas e contra-relógios da história, pendurou as sapatilhas com apenas 35 anos. Ele deixa para trás um legado que inclui a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio na prova contra o cronômetro, quatro títulos mundiais na mesma modalidade, dez títulos nacionais de crono, e as incríveis vitórias em clássicas como a Paris-Roubaix, Tour de Flandres, Strada Bianchi, e muitas outras.

Confira uma galeria com alguns dos mais memoráveis momentos do atleta.

Cancellara deixando Sagan para trás em sua vitória no Tour de Flandres em 2013 (Wessel van Keuk/Cor Vos).

 

A fenomenal vitória na Paris-Roubaix de 2010.

 

Em 2004, em seu primeiro Tour de France, Motorala venceu o prólogo e pegou a camisa amarela, batendo Lance Armstrong (de verde), Tom Boonem está de branco, com a camisa de melhor jovem talento.

 

Em 2013, após batalha com o jovem e talentoso Sep Vanmarcke, venceu a Paris-Roubaix.

 

Em 2015, Cancellara se envolveu em um dos tombos mais espetaculares da história do ciclismo, ele vestia a camisa amarela de líder e teve de abandonar a competição com uma vértebra quebrada.

 

Em 2016 o sonho de vencer mais uma Paris-Roubaix ficou nesse tombo, com Peter Sagan no ar tentando salvar sua prova. Lá na frente, o australiano Matthew Hayman (Orica-GreenEdge) se aproveitou desse tombo e da confusão para vencer uma das provas mais memoráveis da história.

 

Cancellara, ou Spartacus (apelido), venceu nada menos do que 3 vezes a Strada Bianchi, na Itália. Na foto a terceira vitória, sobre o tcheco Zdenek Stybar (Ettix-QuickStep).

 

Cancellara vestia as cores de seu país com honra em todas as competições, foi 10 vezes campeão nacional de crono e três de estrada. Além disso, ele era considerado um excelente gregário em Grand Tours e auxiliou grandes atletas com Alberto Contador, Alessandro Pettachi, Bauke Mollema e os irmãos Schlek (entre outros) a vencerem importantes competições.
A caminho de mais uma vitória e mais uma camisa amarela no Tour de France, em 2009.

 

O pódio dos Jogos Olímpicos do Rio ficou assim: Cancellara não conseguiu esconder a sua felicidade ao vencer a prova e o momento foi eternizado por essa foto. Ao seu lado os grandes: Tom Dumoulin e Chris Froome (REUTERS/Eric Gaillard).

 

Figurinha carimbada com a camisa de campeão mundial, Fabian foi 4 vezes campeão mundial de contra-relógio. Nesta foto ele estava a caminho de vencer o prólogo e vestir a camisa de líder do Tour da Califórnia, em 2008.

Sair da versão mobile