Ícone do site Digital Cycling

Lista de favoritos para o Giro d´Itália cresce e disputa será acirradíssima

Esta matéria tem o apoio de

O tradicional Giro d´Itália, que passa pelas montanhas mais duras daquele país e está entre um dos maiores eventos esportivos do mundo, já tem uma lista impressionante de concorrentes ao título geral. São ciclistas de vários países e várias equipes do mais alto nível, que tentarão levar para casa o prêmio milionário e entrar para a história

Veja a lista atualizada aqui!

1 Vincenzo Nibali  (Bahreim-Merida)

O atual campeão do Giro promete vir com tudo para a prova. Com equipe nova e uma grande estrutura montada a seu favor, Nibali promete ser o homem a ser batido na prova. O próximo Giro está sendo considerado um dos mais duros com relação à quantidade de montanhas, só para ter uma ideia, em uma etapa os ciclistas subirão 2x o temido Passo del Stelvio, considerada uma das montanhas mais duras da europa, e é com essas características que Nibali deve atuar melhor. Quanto mais difícil for o Giro, seja no percurso, seja no clima, melhor para o italiano.

2 Fabio Aru (Astana)

Após uma temporada de 2016 complicada e com poucos resultados, Fabio Aru deve voltar em 2017 com todo o apoio da Astana para fazer o seu melhor. O chefão do time, o cazaque Alexander Vinoukrov já deixou bem claro que Fabio Aru é o grande astro do time e não deve ser deixado de lado apenas por ter tido uma temporada ruim, ele venceu a Vuelta a España em 2015 e foi vice-campeão do Giro d´Itália no mesmo ano, atrás apenas de Alberto Contador. Em 2017 ele deve voltar com tudo, e a Astana, como de costume, deve chacoalhar o pelotão e colocar medo nas equipes rivais! 🙂

3 Mikel Landa (Sky)

 

O grande curinga da Sky é Mikel Landa, considerado por muitos como um dos melhores escaladores do pelotão, Landa ainda precisa confirmar sua capacidade de andar bem em provas de três semanas, e mostrar que o pódio no Giro de 2015 não foi por acaso. Em 2016 Landa foi obrigado a abandonar a prova após ter problemas estomacais após o segundo dia de descanso, e até ali ele fazia uma boa volta. Nos bastidores da Sky foi um grande golpe aquela desistência, e por mais um ano o time é obrigado a se explicar após um fraco resultado na grande volta italiana. Em 2017 a Sky deverá trazer uma seleção para vencer a prova e mostrar a todos que a equipe mais forte do mundo também pode andar bem na Itália.

4 Geraint Thomas (Sky)

Um é bom, dois é melhor! É com essa filosofia que a Sky vai para o próximo Giro, com Landa e Thomas, a equipe duplica as chances de ter um bom resultado e com certeza deve colocar medo nas equipes menores, a estratégia deve ser muito bem pensada, pois Landa e Thomas têm características bastante distintas. Landa sobe melhor e é um ciclista com fraco rendimento em contra-relógios, já Thomas é um poderoso contra-relogista, mas em etapas de alta montanha pode sofrer muito e perder tempo na geral. A forma como a Sky fará sua estratégia será o diferencial do time, se a estratégia for bem feita o resultado pode ser surpreendente.

5 Thibaut Pinot (FDJ)

A estrela da equipe francesa FDJ, Thibaut Pinot irá trocar de planos em 2017 e ao invés de focar seus esforços na grande volta francesa, irá tentar o título no Giro. A proposta é clara e a equipe francesa terá um grande desafio pela frente, haja vista que o time possui poucos bons resultados em solo italiano, exceto pela vitória de Arnaud Demáre na Milan San Remo de 2016, que ainda possui questões controversas, como o ato suspeito de Demáre, em que uma câmera o viu subindo a montanha final escorado em um carro da equipe.

Discussões à parte, a FDJ terá de reforçar a equipe e sua comissão técnica, trazendo experts com conhecimento dos percursos e da estratégia a ser montada no Giro, algo que a equipe ainda está desenvolvendo. O fato é: todo esse esforço para fazer uma bela apresentação no Giro deve trazer um know how enorme para a equipe e elevar o nível do grupo e comissão. Todos nós sabemos da qualidade de Pinot e de sua capacidade de andar bem na geral, principalmente pela quantidade de montanhas, nas quais ele sempre deixa sua marca. De olho no francês!

6 Tejay Van Garderen (BMC)

TVG é o único americano que estará no Giro, capaz de acabar com o regime de quase 30 anos de Andy Hampstein (campeão em 1988), o primeiro e único americano a vencer a prova italiana!

TVG terá de fazer a prova da sua vida para vencer, mas como tudo indica, ele adquiriu grande experiência nos últimos anos, aprendendo com seus erros. Com boa capacidade de escalar e de fazer bons contra-relógios, TVG terá um grande desafio pela frente, mas com a mudança de estratégia da equipe, que levará Richie Porte como líder no Tour de France, TVG será obrigado a andar bem no Giro se quiser prolongar o contrato por mais um ano, ele não tem escolha, e deve vir com tudo para a prova.

7 Bauke Mollema (Trek-Segafredo)

Outro grande ciclista que foi obrigado a mudar de planos devido à chegada de um novo líder na equipe, é Bauke Mollema. O holandês foi líder da equipe no último Tour de France, mas um dia ruim e uma queda na última semana da prova, tiraram dele a chance de terminar no pódio da volta francesa. Em 2017 ele irá focar no Giro e Alberto Contador no Tour, de modo que a nova equipe Trek-Segafredo está sendo considerada uma das novas sensações dos Grand-Tours e clássicas, com um bom plantel e uma total renovação. Mollema já correu o Giro e conhece as etapas, e disse que não tem medo de nenhum adversário que estará na prova. Com isso, aguardem o holandês que deve dar muito trabalho!

8 Tom Dumoulin (Giant-SunWeb)

Nosso segundo holandês é o gigante Tom Dumoulin, medalha de prata do contra-relógio dos Jogos do Rio e vencedor de duas etapas do Tour de France, ele está sendo envelhecido como um bom vinho e a cada ano tem mostrado que possui o pedigree para se tornar um dos grandes favoritos à vitória em voltas de três semanas. Dumoulin tem o desafio de levar um bom time para a prova, haja vista que o orçamento da equipe alemã não é o mesmo das grandes equipes e faltam bons gregários para ajudá-lo. De todo modo, Dumoulin é um dos caras a serem observados na prova, e terá todo seu potencial para mostrar, esse é o cara!

9 Steven Kruijswijk (LottoNL-Jumbo)

Se há alguém nessa lista que merece vencer o Giro, é Steven Kruijswijk, terceiro holandês na nossa lista (sim, a Holanda está com tudo!), e que liderou o Giro de 2016 através de grandes montanhas e etapas complicadas, mas caiu violentamente por um descuido ao se alimentar, chocando-se contra um banco de neve. Steven Kruijswijk, pode-se dizer, era o virtual vencedor do Giro, e com apenas uma etapa de montanha para terminar o Giro viu  na tragédia sua prova se esfacelar entre suas mãos.

Steven Kruijswijk participou dos Jogos Olímpicos e alinhou para a Vuelta, onde uma queda devido à um poste sem sinalização o tirou da prova e o levou, novamente ao hospital. Desta forma, se a sorte estiver ao lado deste guerreiro holandês, a chance dele trazer um grande resultado será enorme, e 2017 será o ano deste forte atleta.

10 Rigoberto Uran (Cannondale-Drapac)

Não poderia faltar um colombiano em nossa lista, e este cara é Rigoberto Uran. Em 2016, ao trocar de time, Uran viu seus resultados em Grand Tours diminuírem, mas ao final da temporada ele demonstrou que ainda tem pique para disputar a vitória nas principais clássicas, como Giro di Lombardia, Giro del Emília, GP de Montrel, e GP de Quebec, provas em que Uran andou muito e chegou muito perto da vitória.

Em 2017, com toda estrutura voltada para ele no Giro d´Itália, Uran deve andar bem nas montanhas italiana, algo que ele já fez duas vezes, nas quais ele foi vice-campeão do Giro. Além disso, a Cannondale é uma equipe formada por jovens talentos, que estão atingindo um bom nível e devem trazer bons resultados em 2017, nomes como Lawson Craddock, Davide Villela e Alex Howes devem ajudar Uran a fazer bonito no Giro, mas a briga será grande!

Sair da versão mobile