Tour de France: Geraint Thomas mostra o poder da Sky na abertura


Poucos imaginavam que o Tour de France, que já é uma prova difícil, pudesse se tornar ainda mais traiçoeira. A abertura, na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, era uma daquelas etapas para ciclistas de contra-relógio mostrarem sua força, mas a chuva fez com que a prova se transformasse num filme de terror, onde a meta de cada um acabou sendo chegar até o fim sem cair.

O britânico Geraint Thomas veio para esse Tour para trabalhar para Froome. Thomas fez um Giro d´Itália para se esquecer, no qual uma queda na 9a etapa o tirou da prova. Chegou no Tour sem dar sinais da sua real condição física, mas já mostrou que está com uma condição fenomenal. Na segunda colocação chegou o suíço Stefan Kung (BMC), que está sendo a revelação dos cronos esse ano, chegou na segunda colocação, e, em terceiro, o campeão mundial de crono de 2015, o bielorusso Vasil Kyrienka (Sky).

O atual campeão Chris Froome (Sky) chegou numa excelente sexta posição e, assim, já começa a sua jornada a passos largos, rumo ao quarto título no Tour, mas agora ele tem um grande adversário dentro de sua própria equipe: Thomas.

Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) terminando a etapa com a bandeira da Colômbia ao fundo. Os colombianos estão em peso neste Tour para torcer por seus atletas (Getty)

Além disso, a Sky mostrou um talento coletivo impressionante, colocando 4 atletas entre os 10 primeiros, com o campeão polonês de crono Michal Kwitkowski em oitavo, realmente mostrando que veio numa condição muito boa para a prova.

A questão que fica é:  Froome vai dar liberdade para Geraint Thomas continuar com a liderança ou a amizade entre os dois rola apenas fora das pistas e Thomas vai trabalhar para Froome desde cedo? Veremos nos próximos capítulos deste Tour que está só começando!

Chuva e tombos transformaram a corrida

Foram muitos tombos nesta etapa que rolou no final da tarde de Dusseldorf. Dois grandes ciclistas, que vieram para o Tour em busca da vitória, caíram na mesma curva: Alejandro Valverde (Movistat) e Ion Izagirre (Bahrain-Merida). Os dois foram levados ao hospital e ainda não saíram informações sobre possíveis fraturas. Como era uma curva de alta velocidade e com muita água, as bikes simplesmente arremessaram os ciclistas no chão.

O favorito Tony Martin (Katusha) andou muito, mas amargou o quarto lugar na prova (TDWSport)

Também caíram na etapa Tony Gallopin (Lotto-Soudal), Nicolas Roche (BMC), Luke Durbridge (Orica-Scott) e muitos outros. Roche, inclusive, reclamou de haver óleo em algumas curvas, pois a prova aconteceu no centro da cidade, onde o tráfego de automóveis é intenso durante toda a semana. Os ciclistas da Geral fizeram questão de tomar as devidas precauções em cada curva, assim, ciclistas como Richie Porte (BMC) e Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo), que sempre andam bem nos cronos, chegaram lá atrás, com mais de 40 segundos de déficit para Thomas.

Geraint Thomas com a camisa mais disputada do ciclismo mundial: a Le Maillot Jaune (camisa amarela) de líder do Tour de France (Getty Images).

Acompanhe tudo o que acontece no TdF 2017 aqui.

Veja como foi a etapa aqui:

Resultados