Tour de France: Calmejane luta com as cãimbras e vence escapado

Lilian Calmejane (Direct Energie) era um daqueles caras apontados pelos analistas como uma das revelações do ciclismo francês este ano. A vitória de hoje veio para confirmar a grande capacidade do atleta que bateu estrelas na fuga como Robert Gesink (LottoNL-Jumbo), Nicolas Roche (BMC), Serge Pawels (DDT) e muitos outros que estavam na escapada que se formou no começo do dia, mas não foram capazes de suportar o forte ritmo do francês nos últimos quilômetros.

Acompanhe tudo o que acontece no TdF 2017 aqui.

Calmejane é o herói do dia. O técnico da Direct Energie, Jean René Bernadeau, chorava enquanto seu atleta sorria! (TDWSport)

A fuga do dia era composta por 13 atletas: Greg Van Avermaet, Michael Schar (BMC), Jan Bakelants, Mathias Frank (AG2R La Mondiale), Koen De Kort (Trek-Segafredo), Michael Valgren (Astana), Jens Keukeleire (Orica-Scott), Serge Pauwels (Dimension Data), Emmanuel Buchmann (Bora-Hansgrohe), Thomas De Gendt (Lotto Soudal), Laurens Ten Dam (Sunweb), Calmejane (Direct Energie) e Alberto Bettiol (Cannondale-Drapac). O nível altíssimo dos ciclistas da fuga não deu chances para o pelotão alcançá-los e a briga de ‘gato e rato’ ocorreu a etapa toda, com a Sky controlando a ponta do bloco com um ritmo muito forte.

Qualquer vantagem aerodinâmica nas descidas é bem-vinda! (TDWSport)

Ao final, nos últimos 50km, Kwiato, Kyrienka e Knees colocaram um ritmo forte a fim de neutralizar a fuga e evitar possíveis ataques dos ciclistas da GC, a estratégia deu certo e a Sky ainda tinha Henao, Landa e Thomas para proteger Froome! Com isso, a camisa amarela continua com Froome que teve muito pouco trabalho para mantê-la com o excelente esforço coletivo dos “robôs” da Sky. Insano!

Kyrienka, Kwiato, Nieve e Thomas trabalhando para Froome. Com um time desse, será difícil tirar a camisa amarela de Froome! (TDWSport)

Entre os ciclistas que tentaram escapar no final estavam Daniel Martin (QSF), Pierre Rolland (Cannondale) e Tony Gallopin (Lotto-Soudal), mas não conseguiram grande vantagem e foram neutralizados. Com isso, percebe-se que a alteração de percurso neste Tour de France, com poucas chegadas na montanha, dificultará ainda mais a disputa pela camisa amarela, tudo isso devido à Sky ter um forte time para defendê-la. Veremos os próximos capítulos, amanhã tem mais! 😉

Veja mais da etapa:

Resultados