Tour de France: Roglic vence etapa rainha solo e Aru sofre com a pressão

(Getty Images)

A etapa rainha deste Tour de France foi uma guerra do começo ao fim, com várias fugas e apenas com os melhores atletas do mundo escapando, parecia uma etapa de clássica ou um mundial dentro do Tour de France. Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) mostrou seu talento e trouxe a primeira vitória de um esloveno na história do Tour de France, após uma batalha interminável entre os grandes do ciclismo.

A grande esperança de Alberto Contador (Trek-Segafredo) em vencer a etapa de hoje veio com uma grande fuga em que o espanhol levou seus dois gregários mais fortes, Pantano e Mollema, mas a decisão ficou para a escalada do Galibier, onde Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) atacou e não foi mais alcançado!

Veja também: Tour de France: Matthews vence novamente e encosta na camisa verde

Confira: Kittel abandona o Tour de France 2017

Vasil Kyrienka (Sky) puxou o pelotão por toda subida do Col de La Croix de Fer (Getty Images).

No pelotão da geral a Sky fazia o que sabe de melhor, colocando um ritmo infernal e sem dar chances para oportunistas. Vasil Kyrienka (Sky) puxou o pelotão por toda subida do Col de La Croix de Fer, e depois Froome ainda tinha Kwiato, Landa, Nieve e Henao para subir o maior desnível ciclístico da Europa: Col du Telegraph e Galibier encadeados! Ter tantos ciclistas assim numa etapa crítica como essa é algo que ajuda muito o líder, que quando era desafiado por algum ataque,  apenas mandava algum gregário pegar a ponta.

Parece o pelotão, mas era a grande fuga do dia, repleta de estrelas (Getty Images)

Foi assim com uma tentativa de Daniel Martin (QuickStep-Floors), que ao acelerar no Galibier, olhou para trás e viu Mikel Landa (Sky) pegando a ponta para alcançá-lo, com isso, Martin fez a sábia opção de parar com a fuga, pois é difícil medir forças com Landa, um dos melhores escaladores do mundo. No final do Galibier o clima esquentou com ataques de Romain Bardet (Ag2r-LaMondiale), que fizeram com que o pelotão da geral se despedaçasse, fazendo com que Simon Yates (Orica-Scott) e Fabio Aru (Astana) sobrassem!

Contador saiu em perseguição da fuga e ao final da primeira montanha do dia os alcançou. O espanhol deu um show de ciclismo hoje (Getty Images)

Fabio Aru foi o maior prejudicado na etapa, aguardava-se muito um ataque do campeão italiano, mas pelo contrário, Aru estava apenas sobrevivendo e agora terá de se esforçar muito na etapa de amanhã para tentar um inédito pódio no Tour. Aru agora está na quarta posição. Sendo passado por Uran, que fez mais uma etapa digna de um campeão.

Nem o novo presidente francês, Emmanuel Macron, quis perder a etapa de hoje! (Getty Images)

Rigoberto Uran (Cannondale-Drapac) é um daqueles atletas que não tem atacado por qualquer coisa neste Tour, tem feito a corrida com mais regularidade, vencendo uma etapa (a 12a) e sendo segundo hoje, ele tem mostrado muito foco e estratégia, hoje fez mais uma bela apresentação, mostrando que pode realmente surpreender amanhã e trazer mais um pódio para o país do ciclismo, a Colômbia!

Veja também: Bardet e Ag2r prometem colocar mais pressão em Chris Froome

Confira: Tour de France: Mollema vence solo e Froome tem etapa difícil

Uran sabe das limitações de sua equipe em controlar uma prova como essa, algo muito complicado, com isso ele tem sido mais conservador e isso o beneficia por poupar esforços, crucial numa prova de três semanas. Com todo esse desempenho, Uran está sendo o responsável pela renovação de contratos na Cannondale e pela continuidade da equipe, que ses extinguiria após o final desta temporada. Ou seja, além de estar fazendo um Tour magnífico, Uran ainda salva uma das equipes mais tradicionais deste pelotão!

Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin) também caiu na etapa de hoje, mas continua! (TDWSPort)

Amanhã teremos mais uma etapa de montanha, só que esta terminará subindo uma montanha de categoria 1, algo que deve, por fim, coroar o grande campeão deste Tour de France 2017. Não perca! 😉

 

Veja alguns momentos da etapa:




Acompanhe tudo o que acontece no TdF 2017 aqui.

Resultados