Brasileiros dominam na Copa América de Downhill 4x

Realizada neste último fim de semana em São Roque (interior de São Paulo), a competição reuniu atletas no Ski Mountain Park para duelos em baterias de quatro participantes, um formato pouco tradicional para quem está mais familiarizado com a modalidade.

Piloto faz um dos inúmeros saltos da pista. Foto: Everton Douglas

O mountainbike downhill é a modalidade mais extrema dentro do universo das bikes, O formato de competição é feito em tomadas de tempo de cada descida, geralmente muito íngreme, cheia de curvas desafiadoras, terrenos variados (rock gardens, root gardens, pulos enormes) que exigem muita técnica e experiência por parte dos atletas. Cada descida bem realizada gira em torno de 3 a 4 minutos. Muito diferente do que foi visto: uma descida sem muitos desafios num terreno basicamente homogêneo de uma pista de terra batida, alguns saltos e uma média de tempo que não superava 1 minuto, o que definitivamente não representa o esporte da maneira mais habitual.

Adrenalina pura! Foto: Everton Douglas

Isso não minoriza a dedicação intensa dos atletas, que mostraram muita voracidade e velocidade em cada descida e destaca, por um lado superpositivo, uma modalidade do mountainbike em TV aberta, coisa rara de se ver.

Faturaram o título os brasileiros Gabriel Giovannini no masculino, bi campeão na categoria e Júlia Alves no feminino, vencendo pela quarta vez.

Galeria de fotos