Ícone do site Digital Cycling

Cape Epic: após discutir com Avancini, Nino e Forster vencem a 1ª etapa.

A primeira dupla da Scott formada pelo campeão do mundo, Nino Schurter, e o campeão europeu, Lars Forster, venceu a primeira etapa da Cape Epic. No feminino a dupla da Specialized, formada por Annika Langvad e Anna van der Breggen foram as mais rápidas.

Depois de um prólogo muito disputado, a Cape Epic está em pleno andamento e os nervos estão a flor da pele.

Hoje, na primeira etapa, foram 111 km e mais de 2.700mt de elevação e assim como o prólogo os resultados finais foram os mesmos, tanto no masculino, quanto no feminino.

Na prova masculina, cada vez mais os atletas do XCO vem se destacando. Hoje, depois de excelente desempenho no prólogo, as 2 primeiras duplas formadas por especialistas da modalidade,  deram uma grande exibição e conquistaram a primeira e segunda colocações, deixando a dupla de especialistas em maratonas, da equipe Bulls Legends, formada por Karl Platt e Alban Lakata, em terceiro.

Schurter e Forster fecharam a 1ª etapa com o tempo de 4h24min04, 2min51seg antes da dupla Manuel Fumic e Henrique Avancini. Karla Platt e Alban Lakata fecharam a primeira etapa depois de 4min09seg dos campões da etapa.

Com os resultados, a classificação geral agora tem Nino e Forster na liderança com 3min33seg de vantagem sobre Fumic e Avancini e 6min14seg sobre a dupla da Specialized, Kulhavy e Gaze, que hoje tomaram mais 4min24seg dos líderes.

Na prova feminina, se não acontecer uma catástrofe, Annika Langvad e Anna Van der Breggen serão as campeãs. Elas parecem não ter adversárias capazes de incomodar. Hoje, elas chegaram 3min07 antes da dupla da Kross-Spur Racing, formada por Ariane Luthi e Maja Wloszczowska. Na geral a diferença entre essas mesmas duplas está em 5min42seg.

Annika Langvad e Anna Van der Breggen pós etapa: fácil, pero no mucho!

Outros resultados

Na categoria Masters, vitória de José Hermida e Joaquim Purito Rodriguez e na Grand Masters o brasileiro Abraão Azevedo, que forma dupla com o holandês Bart Brentjens, também venceu.

Indisposição entre Nino e Avancini promete agitar ainda mais a disputa

Hoje, durante a etapa, aconteceu uma breve discussão que parece ter acirrado os ânimos entre o campeão mundial de maratona, Henrique Avancini, e o campeão do mundo de XCO, Nino Schurter.

A situação começou a se formar quando o grupo líder entrou em um trecho de estradão no qual Nino gostaria de deixar os rivais para trás. Como geralmente acontece, cada um da dupla da Cannondale estava marcando um da Scott e foi aí que a intriga começou.

Nesse trecho, Lars Forster puxou e Fumic o marcou indo em sua roda, mas Schurter preferiu não ir na roda de Fumic, se afastando dos dois, enquanto o brasileiro o marcava. Nesse momento as duplas se inverteram sendo que cada um andava com um adversário. Forster com Fumic em sua roda e Schurter com Avancini em sua roda e entre eles cerca de 10 segundos.

Foi nesse momento que se iniciou a discussão. Nino queria forçar que Avancini fechasse a abertura entre as duplas e os dois trocaram algumas palavras.

Por fim, Fumic acabou deixando a roda de Forster e esperou Avancini. Fumic, Avancini e Schurter se juntaram e logo depois Nino atacou para unir-se a Forster, forçar o ritmo a abrir distância para vencer a etapa.

Pós etapa, Henrique Avancini falou sobre seu descontentamento sem dar muitos detalhes sobre o que aconteceu: “Eu gostaria que as bicicletas tivessem microfones para que as pessoas conhecessem o verdadeiro Nino Schurter. Nino é provavelmente o melhor da história, mas não me assusta. É uma semana longa. Ninguém me assusta nesta corrida. Eu confio nas minhas pernas e confio na minha equipe”.

Manuel Fumic também deu algumas declarações, mas limitou-se a dizer que a “A equipe Scott começou a jogar um jogo que não queríamos entrar”.

As declarações da dupla estão nesse exato momento no youtube: https://youtu.be/7bD9FnjL2kk?t=2535 (42min15seg)

Pouco depois o próprio Nino Schurter falou um pouco a respeito: “Se eles achavam que poderiam ir na roda e aproveitar do nosso trabalho, eles escolheram a equipe errada”.

Veja o que o brasileiro e o suíço escreveram sobre em sua conta no Instagram:

Parece que a guerra de nervos começou cedo e como disse Avancini: “É uma semana longa”!

Vídeo

Assista tudo o que aconteceu na primeira etapa aqui:

Resultados completos

Veja no site do Cape Epic os resultados completos das etapas: https://www.cape-epic.com/riders/the-2019-race/results

Próximas etapas da Absa Cape Epic 2019


Sair da versão mobile