Um Giro de surpresas e estratégia, parabéns Carapaz!

A Movistar levou o título de melhor equipe do Giro 2019 (Getty).

Domingo terminou o Giro d’Itália 2019, uma grande edição que ficou para a história. Com certeza, a vitória de Richard Carapaz (Movistar) foi uma surpresa, mas uma ótima surpresa. Carapaz foi a revelação do Giro 2018 e confirmou seu talento em 2019, trazendo mais um grande título ao ciclismo sul-americano.

Dentre as estrelas, alguns momentos decidiram a prova, como a queda de Tom Dumoulin e a falta de gregários de Primoz Roglic, que afetaram seu desempenho nas montanhas. De todo modo, Carapaz foi brilhante na grande volta italiana, tendo Mikel Landa como companheiro e leal nos momento de dificuldade, a estratégia da Movistar foi impecável em todos os momentos, sem haver sequer um erro em três semanas de alta competição. Algo impressionante!

Veja também:

Equador em alegria assiste Richard Carapaz vencer o Giro d’Itália!

Primeiro Grand Tour de um sul-americano, não-colombiano, pode vir essa semana!

Cornetacast #6 – o Podcast sobre Ciclismo!

Giro d’Itália: Ciccone brilha em etapa monstruosa, Roglic perdeu mais tempo

O famoso Trofeo Senza Fine! (Getty)

A fraca Jumbo-Visma custou o título a Roglic

Apontado por muitos como o principal favorito dessa edição, Primoz Roglic (Jumbo-Visma) viu seu favoritismo se esvair ainda antes do Giro, com a baixa de seu principal gregário nas montanhas: Robert Gesink, que fraturou a clavícula na Liège-Bastogne-Liège. Todas as fichas de Roglic foram então depositadas em Laurens De Plus, que também abandonou o Giro na primeira semana em decorrência de uma gripe.

 after a tough day during stage 15 at the Giro
Primoz Roglic depois de cair na 15a etapa do Giro, dia em que os ciclistas encararam o trajeto final da clássica Il Lombardia (Bettini).

Com isso, Roglic teve de se virar com uma equipe jovem e desfalcada, que fez de tudo para que seu líder estivesse em condições de disputar a briga nas montanhas, mas não foi o bastante.

O poder de fogo da Movistar incendiou o Giro!

A dupla Landa-Carapaz andou muito! A começar pela primeira etapa de montanha, na qual Landa andou quase 30km escapado e pegando os ciclistas da fuga um a um, subindo a montanha de 8.5% no volantão, algo surreal. Carapaz deixou para atacar o grupo de favoritos a 5km do final e quase pegou Landa. Ali começou a se construir o poder da Movistar.

) winner of the 2019 Giro d'Italia
Richard Carapaz (Movistar) trouxe o mais importante título para o Equador na história! (Bettini)

Por mais que as outras equipes se esforçavam, quando chegavam nas montanhas, a força da Movistar aumentava, com Antonio Predrero e Carretero, além de um forte Jasha Satterlin no plano, foram a grande atuação de JJ Rojas e cia.

Richard Carapaz and Vincenzo Nibali push past Hugh Carthy near the end of stage 15 at the Giro

Podemos dizer que Predrero e Carretero foram os gregários mais importantes da Movistar neste Giro, e talvez as maiores revelações da volta. Os dois mostraram um show do ciclismo espanhol, uma demonstração de talento e lealdade que culminou com o título de Carapaz.

A decolagem de Ackermann

Este Giro ainda foi a revelação de um novo velocista alemão. Com a saída de Marcel Kittel de cena, com o final da carreira se aproximando de André Greipel, os alemães aguardavam um substituto à altura de Erik Zabel, e parece que encontraram um grande nome: Pascal Ackermann (Bora-Hansgrohe) venceu a camisa “Ciclamino” deste Giro, que é o título de melhor sprinter e brigou até o último instante com Arnaude Demáre (FDJ).

Pascal Ackermann (Bora-Hansgrohe) celebrates as he crosses the line

O título de Ackermann ainda foi um brinde à resistência e à resiliência dos sprinters em jogo, pois eles tiveram que cruzar montanhas monstruosas em busca deste título, haja vista que esse foi um Giro bastante dual: dividido friamente entre etapas planas nos primeiros 10 dias e depois repleto de montanhas nos dias restantes. Muitos velocistas abandonaram.