Vuelta a España: filmagem de helicóptero denuncia plantação de maconha

Na oitava etapa da Vuelta a España, vencida pelo rápido alemão Nikias Arndt (Sunweb), algo chamou a atenção dos telespectadores. Em uma tomada do helicóptero da TV espanhola, foi vista uma plantação de maconha próximo à cidade de Barcelona, localizada na belíssima região da Catalunya.

A etapa foi marcada por uma grande fuga, que enfrentou um temporal antes de finalizar a etapa. Arndt venceu bonito, batendo seus companheiros de escapada na ocasião. Após a etapa, todavia, outro tipo de notícia circulou na localidade.

Segundo o jornal The Guardian, no caso relatado na etapa da Vuelta, trata-se de uma plantação clandestina e a polícia autônoma da Catalunya, conhecida como Mossos d’Esquadra, foi acionada por usuários das redes sociais e prontamente se dirigiu ao local.

Nikias Arndt (Sunweb) em meio ao temporal na oitava etapa.

A Catalunya liberou o consumo pessoal da maconha em 2017, para fins medicinais e em clubes e locais de recreação, mas vem controlando com pulsos firmes a expansão do cultivo da planta, para evitar o crescimento do turismo da droga. Ainda é proibido vender ou comercializar a droga no país.

Segundo a Mossos d’Esquadra, foram encontrados 40 vasos de grande porte com as plantas, e os problemas não pararam por aí. No local haviam nove imigrantes sem visto da Albânia que também foram conduzidos pela polícia para maiores esclarecimentos.

São coisas curiosas que acontecem em etapas de grandes voltas! 😮

O vencedor da etapa de hoje, Philippe Gilbert, já havia se pronunciado sobre o tema em 2013: