Critérium du Dauphine: em prova emocionante o colombiano Martinez leva a geral

martinez
Dani Martinez se aproveitou da ausência dos favoritos e selou uma importante vitória na classificação geral da Dauphiné

Sem o líder Primoz Roglic, que abandonou antes da largada da última etapa devido a piora dos ferimentos em consequência de sua queda na quarta etapa, o colombiano Daniel Felipe Martínez (EF Education First) terminou em segundo a última etapa e sagrou-se campeão do Critérium du Dalphine em uma etapa explosiva do começo ao fim. O vencedor da etapa foi o americano Sepp Kuss da Jumbo, que finalizou com maestria o trabalho feito por Wout van Aert e Dumoulin durante a etapa.

Sepp Kuss vence a última e explosiva etapa do Critérium du Dalphine 2020.

Depois dos abandonos de ontem, apenas 136 ciclistas largaram para a decisiva etapa da última volta preparatória para o Tour de France, que começa daqui há duas semanas.

Lista de favoritos que abandonaram a prova devido a problemas de saúde ou acidentes nas duas últimas etapas: Egan Bernal (Team Ineos), Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), Emanuel Buchmann (Bora), Primoz Roglic (Jumbo-Visma), Nairo Quintana (Arkea)

Hoje foram nada mais, nada menos, que 8 escaladas categorizadas e com a diferença entre os melhores em menos de um minuto, o caos se instaurou logo após a largada.

Primeira fuga do dia.

Com diversos ataques e contra ataques e sem uma equipe que teoricamente tomaria o controle do pelotão, já na primeira metade um grupo formado com a maioria dos principais concorrentes a geral se formou. Era a fuga da prova! Nela estavam: Pinot, Landa, Pogacar, Martin, Bardet, Pogacar, López e Martínez, e ainda, pensando na etapa ou para ajudar seus capitães, Yates, Alaphilippe, Valverde, Mas, Barguil, Lutsenko, Sivakov, Kuss, Carthy, Kämna, Dumoulin, Reichenbach e Sivakov. As principais ausências eram Nairo Quintana e Richie Porte que não conseguiram seguir os ataques que aconteceram incansavelmente.

Quintana sobrou e depois abandonou. Em entrevista disse que prefere um resultado ruim agora do que no Tour de France.

Tentando surpreender, Pavel Sivakov e Alaphilipe atacaram na escalada do Colombière e chegaram ao topo com 45 segundos de vantagem.

Pavel Sivakov com Alaphilippe em fuga. Sivakov andou demais e mostra ser um dos que está em melhor forma na Ineos.

Com a aceleração da dupla, o grupo apertou o ritmo e Mikel Landa, que era um dos favoritos, também não suportou o ritmo e acabou sobrando depois de sentir cãibras.

Landa quando ainda fazia parte da fuga formada pela maioria dos favoritos. Ele não conseguiu defender seu terceiro lugar geral.

A dupla líder chegou a abrir 1’15 do grupo do então líder virtual Thibeau Pinot quando a diferença começou a diminuir.

Faltando apenas mais três escaladas e com um belo trabalho de Wout van Aert em favor de seu companheiro de equipe, Sepp Kuss, que ia para a vitória da etapa, a diferença entre a dupla e a fuga diminuiu sendo completamente neutralizada logo depois que Sivakov caiu em uma curva. Ele logo se levantou, mas o grupo já o via, o que animou a perseguição.

Sivakov, mesmo com o tombo, foi protagonista na etapa até os quilômetros finais.

Na entrada da escalada do Côte de Domancy a guerra entre os favoritos recomeçou com Pogacar sendo o primeiro a tomar a iniciativa e atacar. Lopez logo saltou em sua roda com Kuss e Martínez vindo logo atrás.

Pogacar estava animado, mas não foi suficiente para que conseguisse um lugar no pódio.

Pinot que estava bastante desgastado não tinha mais gregários para ajuda-lo e, apesar de muito irritado com a situação, começou a ter ajuda dos franceses que estavam no grupo. Primeiro foi Alaphilippe que fez papel de gregário e depois Barguil que, com menor intensidade que o primeiro, também contribuiu para que a diferença entre os fugitivos não aumentasse ainda mais.

A partir daí foi só sofrimento para todos os que brigavam pela vitória da etapa ou geral.

Na frente, Pogacar, Lopez, Martínez brigando pela geral, mais Sivakov e Kuss, que brigavam pela etapa, abriam vantagem, e atrás um grupo com Pinot, tentando o que dava para fechar as diferenças, e ainda Guillaume Martin que se segurava na esperança de um lugar entre os melhores da geral.

Martin vem se destacando nas últimas provas que participou. Um top 10 no Tour passou a ser uma realidade.

As diferenças eram poucas, mas as brigas internas nos dois grupos prejudicavam os maiores interessados na vitória geral.

Tudo começou a se resolver quando, depois de tentar sem sucesso um ataque na penúltima montanha, o Côte de Cordon, Sepp Kuss finalmente conseguiu abrir vantagem para os demais, na última e decisiva montanha que levava a chegada. Pogacar, Martínez e Sivakov faziam a perseguição com Angel Lópes sobrando e juntado-se ao grupo de Pinot que tentava de todas as formas fechar a lacuna para Martínez.

No final da etapa o grupo formado por Sivakov, Kuss, Martínez e Pogacar se entendeu pouco e deu margem para o grupo de Pinot se aproximar.

A diferença entre a vitória de Pinot e a de Martínez chegou a apenas 11 segundos quando o colombiano finalmente assumiu a responsabilidade e apertou o ritmo. Sivakov acabou sobrando e Pogacar foi junto. Pogacar, que a essa altura tentava o terceiro lugar no pódio, até ajudou, mas foi o colombiano que realmente fez a diferença para o grupo de Pinot subir e ser suficiente para a sua vitória na geral. Pinot terminou a etapa exausto, em sétimo lugar ficando em segundo na geral a 29 segundos e Guillaume Martin, da Cofidis, terminou logo atrás de Pinot, garantindo assim um espetacular terceiro lugar geral para a equipe Pró Continental francesa.

Pinot demonstrou estar em boa forma há duas semanas do Tour de France.
Pódio final.

Outros destaques do Critérium du Dauphine

David De La Cruz (UAE) trabalhou muito para Pogacar e ainda conseguiu a camisa de melhor escalador da volta. O espanhol de 31 anos é peça importante na equipe escalada para o Tour de France.
O alemão Lennard Kämna (Bora) tem apenas 23 anos e é mais uma promessa da equipe alemã que, se há dois anos atrás, girava exclusivamente em torno de Peter Sagan, hoje tem uma equipe fortíssima para disputa da geral de qualquer volta ou grande volta. Ele terminou o Critérium du Dalphine na oitava posição geral, além de vencer a quarta etapa.

Video da etapa

Resultados