A batalha dos ciclistas profissionais contra os freios a disco teve um novo capítulo no Giro di Emillia, vencido pelo russo da Astana, Alexandr Vlasov. O suíço Simon Pellaud sofreu uma grave queda quando os freios a disco não funcionaram!
Nas palavras do atleta: “Os freios a disco são ótimos … até não funcionarem!”
Quando os freios a disco foram introduzidos no ciclismo, alguns anos atrás, houve muita comoção sobre a segurança das provas. Comoção provocada principalmente por equipes que ainda não podiam aproveitar os benefícios desses freios a disco.
Agora eles estão gradualmente se tornando comuns no pelotão e a polêmica, portanto, diminuiu. Ainda assim, os freios a disco nem sempre são os melhores. Essa foi a experiência do suíço Simon Pellaud.
O atleta da Androni Giocattoli caiu em uma descida. Não por causa de seu próprio erro ou erro de estimativa de um colega, mas por causa de freios a disco que não funcionaram.
“Eu peguei o maior susto da minha vida! O pior medo de todo ciclista? De repente, sem freios na descida total. Os freios a disco são ótimos … até que param de funcionar!”
Para Pellaud, o dano não foi tão ruim. Ele teve apenas pequenas “lesões faciais” e “2 dentes quebrados”! 🙁
Effectivement un beau chantier! Rien de cassé (sauf 1-2 dents) mais la plus grosse frayeur de ma carrière!
La pire phobie du cycliste?? Se retrouver sans freins en pleine descente ☠️ Les disques c’est top sauf quand…. ça ne freine pas!
Merci pour vos messages 🙏🏻 https://t.co/KIdz8ovxAe pic.twitter.com/WmTUef195S— Pellaud Simon (@PellaudSimon) August 18, 2020
No ano passado, Pellaud também teve que lidar com falhas bizarras de equipamentos
La vidéo de la potence de Simon Pellaud qui casse après le sprint final 😶 (via @LNC_CYCLISME ) pic.twitter.com/VGTUQm3ZOC
— Bertrand Guyot (@bguyot1982) September 15, 2019