Ícone do site Digital Cycling

Giro d’Itália: Bilbao vence a terceira da Astana, Carapaz já coloca uma mão na taça!

Mais uma etapa monstruosa neste Giro. Com uma sequência de montanhas nas Dolomitas, a etapa rainha da volta trouxe o que o ciclismo tem de melhor: emoção, suspense e, claro, raça!

O equatoriano Richard Carapaz (Movistar) andou muito e manteve a camisa de líder da competição. Ele ainda teve gás para ajudar seu companheiro Mikel Landa a tentar vencer a etapa e subir no pódio da competição, mas Landa foi surpreendido por Pello Bilbao (Astana) que o bateu nos últimos metros.

Veja também:

Equador em alegria assiste Richard Carapaz vencer o Giro d’Itália!

Primeiro Grand Tour de um sul-americano, não-colombiano, pode vir essa semana!

Cornetacast #6 – o Podcast sobre Ciclismo!

Giro d’Itália: Ciccone brilha em etapa monstruosa, Roglic perdeu mais tempo

As paisagens dessa etapa 20 do Giro d’Italia são inacreditáveis! (Getty)

A etapa com quase 200km e 5.500m de desnível começou na belíssima cidade de Treviso, a qual foi o lar do ex-sprinter brasileiro Luciano Pagliarini. Murilo Fischer também morou em Treviso, que é uma cidade que proporciona qualquer tipo de treinamento aos ciclistas. É uma cidade plana e fica a uma hora de carro dos dolomites. Sensacional!

O público prestigiou os ciclistas e deu aquele apoio que só o amor dos italianos pelo esporte pode explicar.

Fausto Masnada a caminho de conquistar o prêmio Cima Coppi em Manghen! (Bettini)

A etapa começou muito agressiva, como era de se esperar, pois se tratava da etapa rainha e com a presença do Cima Coppi, que é o ponto mais alto do Giro, o qual proporciona uma boa premiação em dinheiro, as fugas saíram a mil.

Depois de várias tentativas, Pello Bilbao (Astana) iniciou um forte ataque com mais de 100km para o final. Ele foi acompanhado por Andrey Amador (Movistar), Fausto Masnada (Androni Giocattoli), Damiano Caruso (Bahrain-Merida), Dario Cataldo (Astana), Tanel Kangert (EF Education First), Ilnur Zakarin (Katusha-Alpecin), Amanuel Ghebreigzabhier (Dimension Data), Jai Hindley (Team Sunweb), Eddie Dunbar (Team Ineos), Eros Capecchi (Deceuninck-Quick Step) e Mikel Nieve (Mitchelton-Scott).

Lopez, Carapaz e Landa explodiram o pelotão no meio da etapa! (Bettini)

Quando o pelotão subia o Cima Coppi, começaram as hostilidades entre os ciclistas da geral. Lopez atacou forte e pegou Nibali e Roglic com as pernas ruins. Ele foi seguido por Landa e Carapaz e os três uniram esforços por um tempo. Todavia, eles foram anulados antes do final da subida.

Lopez lidera Carapaz e Landa subindo o Cima Coppi, o Passo Manghen, nos Dolomites (Bettini)

A Movistar então chamou Andrey Amador que estava na fuga, pelo rádio, para ajudar a matar a fuga do dia. A ideia era que Landa e Carapaz disputassem a vitória da etapa e colocassem mais tempo em Roglic e Nibali. Amador atendeu prontamente e se uniu a Antonio Pedrero, colocando um ritmo monstruoso, cortando vales e subindo encostas a quase 50km/h.

A estratégia da Movistar deu certo, a fuga foi anulada rapidamente, mas Landa foi batido por Bilbao (Astana) que comemorou muito sua vitória, a segunda dele nesse Giro e a terceira da Astana.

O trem da Movistar puxado por Andrey Amador (Bettini).

A moral da história é que a Movistar e a Astana foram equipes que fizeram grandes trabalhos neste Giro, realizando grandes feitos. O ciclista Miguel Angel “Superman” Lopez, apesar de estar em um grande dia, foi derrubado por um torcedor no pé da subida final. Ele levantou e perdeu a cabeça, saindo nas “vias de fato” com o torcedor, perdendo quase 2 minutos ao final da etapa. Lopez deu adeus ao pódio do Giro e tem chances de perder a camisa branca para Sivakov no crono de amanhã.

A passagem pelo Cima Coppi do Giro, o Passo Manghen, com quase 30km de escalada! (Bettini)

Todavia, o acontecimento com Lopez não tira o brilho da atuação da Astana nesse Giro. Esse foi, realmente, o Giro da nova geração!

Amanhã temos o último suspiro desse Giro, um crono de 17km onde muita coisa ainda pode acontecer! Continue nos acompanhando 😉

Momento em que Lopez foi derrubado por um torcedor e saiu no soco:

Vídeos

Melhores momentos:

Entrevista com o vencedor da etapa Bilbao:

Entrevista com Carapaz:

Entrevista com Lopez:

Entrevista com Landa:

Entrevista com Nibali:

Resultados

Sair da versão mobile