Belga de 23 anos se retira do ciclismo profissional.

Você consegue imaginar um jovem, campeão de contra-relógio belga sub 23 em 2015, se retirar do ciclismo profissional com apenas 23 anos, em 2017? Foi o que aconteceu com o belga, Ruben Pols.

Ruben Pols divulgou sua decisão em entrevista ao canal francês Directvélo no final do ano passado. Agradeceu primeiramente a equipe que vinha defendendo a dois anos, a Sport Vlaanderen-Baloise, e concluiu dizendo que como não teve nenhuma proposta profissional para o ano de 2018 resolveu encerrar por ali.

Ruben Pols foi campeão belga de contra-relógio, em 2015, e logo imaginou que entraria para o ciclismo profissional se destacando nessa modalidade, mas não foi o que aconteceu. Em todas as oportunidade que teve não conseguiu provar o seu potencial e, depois de dois anos sem grandes resultados, não apareceu um novo contrato. “É uma decepção porque não demonstrei todo o meu potencial, mas entendo a decisão da equipe porque eu não fiz isso em dois anos”, disse Pols a DirectVélo.

Durante a entrevista Pols justificou porque não conseguiu mostrar seu potencial: “Durante os primeiros seis meses de contrato estava terminando meu curso de engenheiro industrial, além disso tive problemas de saúde, principalmente uma infecção nos intestinos em março que condenou toda a minha preparação para as provas da primavera.”, disse ele

Ele também justificou dizendo que seu plano de treinamento acabou não se ajustando a ele: “Às vezes eu ficava descansando por duas semanas e logo depois tinha que participar de provas difíceis, como a Tour du Limousin, por ex, e assim foi difícil encontrar uma boa forma para conquistar bons resultados.”.

Futuro profissional

Pols conquistou o título nacional de conta-relógio pela Lotto-Soudal Sub 23 e logo depois se transferiu para equipe belga Sport Vlaanderen – Baloise, mas nunca deixou os estudos de lado. Se formou em engenharia industrial e passará a trabalhar, em tempo integral, como engenheiro industrial em eletromecânica a partir desse ano.

Veja outros profissionais que se retiraram em 2017: https://www.digitalcycling.com.br/2018/01/11/ciclistas-que-se-retiraram-em-2017/