Tour de France e o País Basco!

Com certeza em alguma transmissão de ciclismo pela ESPN você já ouviu “Olha lá, bandeiras do País Basco”. Mas o que essa região repleta de fãs alucinados representa para o ciclismo e porquê a escolha da organização do Tour de France em fazer o Grand Depart e mais duas etapas pela região?

Grand Depart

É como se denomina a Grande Largada do Tour se France. E diferente da chegada, que sempre é em Paris (com exceção de 2024 por conta das olimpíadas) a largada sempre muda de cidade.

San Mamés, o estádio do Athletic Bilbao, recebendo o Grand Depart do Tour de 2023

A primeira vez que o Tour largou fora da França foi em 1955, em Amsterdã, de lá pra cá, 25 cidades fora da França já sediaram o evento. Essa será a segunda largada no País Basco, a primeira foi em San Sebastian 92. Ao todo, já foram 12 etapas na região em 1949, 1977, 1992, 1996 e 2023

 

História e Geografia

As 3 partes que contemplam a parte total do País Basco. A parte mais clara é a francesa, a mais escura a Região da Navarra e o tom intermediário é a Região Autônoma do País Basco

Existem 2 diferenciações para País Basco: a Grande Região, que concebe a Região Autônoma na Espanha e parte da região dos Pirineus na França e que incluem 7 províncias históricas (Gipuzkoa, Bizkaia, Araba, Lapurdi, Nafarroa Garaia, Nafarroa Beherea e Zuberoa. Os bascos ocupam a região da península ibérica a mais de 5 mil anos e preservam suas tradições e costumes.

A outra denominação para País Basco é a comunidade autônoma que está na região norte da Espanha, e concebe as províncias de Álava, Bizkaia e Gipuzkoa.

Os bascos passaram a fazer parte do território espanhol no Século XV, quando teve sua separação da parte francesa. E durante os anos da ditadura Franquista na Espanha, os bascos sofreram muita repressão e os movimentos separatistas ganharam força e duram até hoje.

As maiores cidades são Bilbao, Vitoria Gasteiz e San Sebastian (Donostia, no idioma local). A economia é historicamente baseada em indústrias e construção de barcos, dada a riqueza de minério de ferro da região, atualmente investem em aeronáutica, empresas financeiras (como a BBVA) e energia.

Vitoria-Gasteiz, terra de Mikel Landa e uma das cidades mais importantes da Comunidade Autônoma

Por que a Região é tão apaixonada por Ciclismo?

Por incrível que pareça, o ciclismo ainda é o segundo esporte mais amado, atrás do futebol. E a paixão pelas duas rodas vem la do século XIX.

A cidade de Bilbao despontou no século XIX devido a sua alta concentração de minérios de ferro e ser uma cidade portuária, dando origem a industrias navais e bélicas. A especialização e o desenvolvimento dos tubos para Rifles passou por evolução e levou ao sucesso de manufaturas de bicicleta como Orbea e BH.

Outro ponto interessante, é que os trabalhadores dessas indústrias precisavam de um meio de transporte rápido e eficaz: A BICICLETA.

Por longos anos a região contou com o time Euskaltel-Euskadi que com seus uniformes laranjas marcaram uma geração, figurando entre as grandes equipes e revelando nomes para o mundo como Benat Intxausti, Mikel Landa, Pello Bilbao, Mikel Nieve e os irmãos Izagirre por exemplo. A filosofia da equipe era desenvolver e exportar ciclistas da região. Iniciaram com as cores do País Basco (verde, vermelho e branco) e logo adotaram o laranja da operadora de telecomunicações local.

O patriotismo e o respeito e valorização por produtos locais, fez com que a região abraçasse a equipe, dando origem a Marea Naranja (Maré Laranja). Confiram a torcida em um dos trechos de passagem do Tour de France desse ano.

O projeto inicial acabou em 2013 e retomou em 2018, com um nível um pouco inferior, mas visando a mesma filosofia e contando com apoio do Mikel Landa.

Ao longo da história 3 atletas da Comunidade Autônoma do País Basco vestiram a amarela José Maria Errandonea (1967), Gregorio San Miguel (1968) e Igor Galdeano (2002). Se formos considerar a Grande Região, que inclui Navarra, temos por exemplo Miguel Indurain, que venceu 5 Tours. Além disso a comunidade autônoma ainda conta com 23 vitórias de etapa.

o Basco Igor Galdeano utilizando a Camisa Amarela, enquanto corria pelo time espanhol ONCE

A região ainda conta com provas tradicionais do calendário internacional de ciclismo, que é o caso da Classica San Sebastian, Volta ao País Basco (itzulia) e Circuito Getxo.

Por que o Tour escolheu a região?

A escolha do Grand Depart normalmente envolve a questão financeira, quanto a região e as cidades oferecem para organização, além é claro do interesse do público pelo esporte, que no caso do País Basco é imenso.

Prudhomme, diretor de prova do Tour, rasgou elogios a região e disse que um Grand Depart por lá já era um sonho antigo e a proposta foi irrecusável.

Ano que vem o encontro do Grand Depart está marcado na Emillia Romagna, direto da Itália!