Tour de France: Sagan vence etapa agressiva e assume liderança

Tour de France é sempre assim, não tem dia fácil! Hoje, mais uma vez foi dia de vencedores e perdedores, com Peter Sagan (Tinkoff-SaxoBank) vencendo e assumindo a liderança. Julien Alaphilipe (Etixx-QuickStep) bem que tentou surpreender Sagan, mas o campeão mundial não quis cometer o mesmo erro da etapa de ontem e partir cedo, e esperou o momento certo para atacar e vencer.

Grande trabalho da equipe Tinkoff hoje, com Romain Kreuziger em grande fase, pegou a ponta na subida final e foi como uma bala, pegando o jovem Jasper Stuyven (Trek) que estava escapado e deixando o campeão mundial em perfeitas condições de brigar pela vitória.

Grande trabalho também da equipe Movistar, que conseguiu colocar Nairo Quintana em boa posição na geral e Valverde por pouco não conseguiu a vitória. Valverde viu a chance de vencer uma etapa voltada para suas características, mas não foi dessa vez que o espanhol pode vencer, ficando na terceira colocação.

Sagan disse após sua vitória: “eu estou muito surpreso com a minha vitória, eu achava que haviam dois atletas da fuga na frente ainda, então eu só fiquei sabendo mais tarde após cruzar a meta que eu havia vencido”.

gettyimages_544385604_670
Sagan e Alaphilipe lado a lado na chegada (Getty Images).

Contador e Porte perdem tempo e o azar continua

Dissemos no começo do post perdedores, pois a primeira semana de um Gran Tour é comum, sempre tem gente perdendo tudo, por nada. Hoje foi a vez de Richie Porte (BMC) que furou a 4,6km para o final e acabou perdendo 1:45min, se ele tivesse furado a 3km da meta, teria seu tempo neutralizado, foi um imenso azar do australiano que mais uma vez vê suas chances de andar bem em um Grand Tour escaparem das suas mãos. Dificilmente ele conseguirá reverter estes 1:45min, de modo que acontecer isso logo na segunda etapa foi um banho de água fria para o atleta.

Alberto Contador (Tinkoff-SaxoBank) caiu de novo hoje. No começo da etapa estava chovendo e com o asfalto molhado acabaram acontecendo várias quedas, o espanhol ficou em uma delas e levou mais um tombo pesado, sobre o mesmo ombro que machucou ontem, desta vez acabou a etapa com muitas dores e sofrendo muito.


Ele perdeu 45 segundos, o que foi pouco perto das consequências que os tombos poderiam ter ocasionado. Sua equipe o escoltou tanto na etapa de ontem, quanto hoje, e ainda há muita competição pela frente, a sorte precisa voltar para o lado do “El Pistolero”.

sptdw9010_670
Equipe Tinkoff trazendo Contador de volta ao bloco após mais uma queda (Tim de Waele)

Como a etapa se desenvolveu

O pelotão trocou o céu claro e o calor da etapa de ontem pelo frio e a chuva hoje, uma etapa praticamente plana os aguardavam, com um final caótico e uma subida pesada na chegada. A fuga do dia era composta por: Paul Voss e Cesare Benedetti (Bora-Argon 18), Vegard Breen (Fortuneo-Vital Concept) e Jasper Stuyven (Trek-Segafredo). Paul Voss também estava na fuga ontem e durante a etapa de hoje usava a camisa de líder de montanha, a intenção era clara: aumentar a pontuação na categoria. Mas o jovem belga e vencedor da clássica Kuurne-Bruxelles-Kuurne deste ano, Jasper Stuyven (Trek) estava na fuga e roubou os pontos de Voss, e agora assume a liderança de montanha.

Stuyven também foi coroado como o ciclista mais combativo do dia, ele resistiu até os últimos metros e atacou na subida final vindo escapado. Quando Romain Kreuziger liderava a chegada para Sagan, passou Stuyven que, por muito pouco, não vence uma belíssima etapa. Com certeza ainda veremos Jasper Stuyven brilhar nas próximas etapas, talento para ele é o que não falta.

gettyimages_544364858_670
A fuga do dia: Paul Voss e Cesare Benedetti (Bora-Argon 18), Vegard Breen (Fortuneo-Vital Concept) e Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) (Bettini Photo).

O final da etapa tivemos um misto de várias equipe pegando a ponta, Etixx, Orica, BMC, e cia. Todos tinham interesse nesta etapa, muito importante tanto para a geral, quanto para sprinters e escaladores, essa chegada era “A chegada”. Felicidade para a Tinkoff que conseguiu posicionar Sagan com um belíssimo trabalho de equipe e o eslovaco venceu com facilidade. Agora liderando o Tour de France pela primeira vez em sua carreira. O campeão mundial já ficou entre os 10 primeiros em etapas no Tour em 36 ocasiões, e hoje foi a sua quinta vitória na volta francesa.

Confira os melhores momentos no vídeo oficial da prova:

Backstage Pass da equipe Orica-BikeExchange

A equipe australiana Orica-BikeExchange (a empresa GreenEdge foi substituída no nome do time), continua com a sua famosa série “Backstage Pass”, que são vídeos que mostram o que acontece “por trás das câmeras” com a equipe em um Gran Tour. A série teve grande sucesso em todas grandes voltas que a equipe participou, e o ápice foi no último Giro, quando Esteban Chaves por pouco não venceu a prova, perdendo na última etapa de montanha para Vincenzo Nibali (Astana).

Confira aqui o Backstage Pass da etapa de hoje:

Confira mais imagens desta etapa:

Este slideshow necessita de JavaScript.

(Imagens: Getty Images/Tim De Waele/Bettini Photo)

Veja tudo sobre as etapas aqui.

Resultados

Comentários

Be the first to comment

Deixe uma resposta